Instituto Dragão do Mar oferece curso gratuito em Conservação e Restauração de Telas



Inscrições poderão ser feitas de 6 a 8 de junho, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Realizado em parceria com o Instituto Iracema, o Curso oferece 15 vagas.


O Instituto Dragão do Mar, em parceria com o Instituto Iracema, abrirá inscrições para mais um curso gratuito na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS). Serão ofertadas 15 vagas para o curso de aperfeiçoamento em Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis e Integrados – Telas. As inscrições são presenciais e devem ser realizadas na sede da EAOTPS, na Av. Francisco Sá, 1801, bairro Jacarecanga, das 8h às 12h e 14h às 17h.

Integrando o Programa de Formação Básica da Escola, a formação terá duração total 328 horas-aula, sendo destinada, prioritariamente, a alunos egressos dos cursos de conservação e restauração em tela e escultura e a pessoas que possuam habilidades artísticas comprovadas com mais de 18 anos. Atingido o limite de 30 inscrições, os interessados passarão ainda por seleção, com apresentação de portfolio e entrevista.

Segundo a coordenadora geral da EAOTPS, Marley Uchôa, o objetivo é oferecer uma qualificação continuada que oportunize aos interessados conhecer e aplicar técnicas específicas na área da conservação e restauração, a partir do acervo artístico da pintora cearense Sinhá D’Amora. “Trabalhamos para oportunizar aos estudantes a qualificação necessária para entrar no mercado de trabalho”, afirma Marley.


EMENTA

DA PROPOSTA DO CURSO:
Objetivos específicos:
·         Formar pessoal qualificado para tratar aspectos de conservação preventiva em tela;
·         Desenvolver procedimentos técnicos de higienização através dos componentes da tela: chassi, tecido e base, bem como o método de reetelamento, produção da base e pintura artística;
·         Promover experiências de trabalho no campo da cultura, por meio de atividades práticas e ações de educação patrimonial.

Produto final do curso:
×          Conservação e restauração de telas

DAS INSCRIÇÕES
As inscrições e os cursos serão presenciais e gratuitas
Período de inscrições: De 06, 07 e 08 de junho de 2018. Até o limite de 30 inscrições, ou seja, tão logo se completem esse número, encerram-se as inscrições.
Horário: Das 8h às 12h e 14h às 17h.
Local: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
Endereço: Av. Francisco Sá, 1801, bairro Jacarecanga.
Informações: Telefone: (85) 3238.1244.

Público-alvo
A partir de 18 anos, prioritariamente, alunos egressos dos cursos de conservação e restauração em tela e escultura e/ou pessoas que possuam habilidades artísticas comprovadas.

Nível de escolaridade:
·         Ensino Médio concluído ou cursando o último ano (do ensino médio).

Todos os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição a seguinte documentação:

a)      Formulário Padrão de Inscrição (disponibilizado no ato da inscrição);
b)      Cópia legível, frente e verso, de um documento de Identificação (carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação);
c)       Comprovante de escolaridade (certificado, histórico escolar, declaração da escola, outros).
d)      Cópia legível, frente e verso, do comprovante de residência: conta de energia (ENEL) ou água (CAGECE) referente aos meses de março, abril ou maio de 2018;
e)      Comprovante de renda mensal;
f)       Número do NIS (no caso de estar cadastrado em algum projeto social).

DA COMISSÃO TÉCNICA DE SELEÇÃO
O processo de seleção será realizado por uma Comissão Técnica, composta pela Equipe Pedagógica da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e 01 professor/facilitador, notoriamente reconhecido na área da conservação e restauração de bens patrimoniais móveis integrados. Os integrantes da Comissão Técnica poderão ser substituídos a qualquer tempo, em caso de impossibilidade de participação, decorrente de caso fortuito ou de força maior, por outros técnicos e profissionais igualmente idôneos a serem designados pelo Instituto Dragão do Mar - IDM.

DO PROCESSO DE SELEÇÃO E MATRÍCULA
·         Período de seleção: Dias 11 e 12 de junho de 2018
·         Divulgação do resultado: 14 de junho de 2018
·         Período de matrícula: Dias 18 e 19 de junho de 2018
·         Início do curso: 25 de junho de 2018

O processo de seleção constará de:
a)      Análise documental
b)      Entrevista individual. Na ocasião, serão identificadas as habilidades artísticas e/ou manuais, através de imagens, impressões, peças produzidas ou fotos, dentre outras que o candidato também poderá indicar sua página online ou apresentar durante a entrevista, mediante produções artísticas gravadas em CD/pendrive ou no celular.

Observações importantes:
·         Não haverá segunda chamada para nenhuma etapa do processo seletivo.

DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO
Os resultados serão divulgados, através de meios eletrônicos, conforme finalização das etapas de seleção. Das decisões da seleção realizada cabem recursos, para a própria comissão, no prazo máximo de 24 horas após a divulgação do resultado que desclassificou o candidato. Os casos omissos serão decididos pela Equipe Pedagógica.


DA MATRÍCULA  
A matrícula dos classificados será realizada a partir da entrega do Formulário Padrão de Matrícula preenchido (disponível na EAOTPS), na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, nos dias seguintes à divulgação dos resultados, no horário de 8h às 12h e 13h30min às 16h30min. Documentação para realização de matrícula:

DO CURSO:
Dias e horários das aulas: De segunda a quinta, das 13h30 às 17h30 (4h/a)

DOS BENEFÍCIOS  
Serão disponibilizados os seguintes benefícios: lanche diário, vale-transporte para o deslocamento da residência e vice-versa (alunos que não residam nas proximidades da EAOTPS) e todo o material didático necessário para o desenvolvimento das atividades dos cursos.


Serviço: Inscrições para curso gratuito de Conservação e Restauração de Telas na EAOTPS
Período: De 6 a 8 de junho ou até ser atingido o limite de 30 inscrições
Local: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Av. Francisco Sá, 1801, bairro Jacarecanga)
Horário: Das 8h às 12h e 14h às 17h
Gratuito

Mais informações: (85) 3238.1244 (De segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e 13h30min às 17h). 

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.