ORQUESTRAS NO PARQUE: Sema e Secult trazem ao Parque do Cocó, neste domingo (10/6), às 16h30, a apresentação da Orquestra Jacques Klein



Neste domingo, 10/6, às 16h30, o Parque do Cocó receberá uma nova apresentação do Programa “Orquestras no Parque”, trata-se do show com a Orquestra Jacques Klein, grupo de referência do Instituto Beatriz e Lauro Fiúza (IBLF). A atividade é gratuita, voltada para todas as idades e visa a difusão e valorização da música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras, como fortalecimento da Rede Estadual de Bandas do Ceará. Sendo resultante de uma parceria interinstitucional do Governo do Ceará, o programa reúne a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT) e a Casa Civil.

Ao todo, serão 6 (cinco) apresentações artísticas com orquestras cearenses compostas por crianças, jovens e adultos que, de 15 abril a 24 junho de 2018, sempre aos domingos, de 16h30 às 18h, no anfiteatro do Parque do Cocó, apresentarão um repertório plural. Para este domingo, a Orquestra Jacques Klein, formada por 16 integrantes, apresentará um repertório diversificado, interpretando compositores eruditos como Mozart e Beethoven, além de compositores populares contemporâneos da música internacional e brasileira.

Composta por estudantes de maior desempenho do Programa de Música Jacques Klein, que atende 450 alunos nos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, violão e canto coral, a Orquestra é parte do programa pedagógico do Instituto, que tem duração de 6 a 10 anos, agregando outros grupos de referência como a Camerata Cordas Cearenses (violões), o Coral Vozes de Iracema e o Grupo de Pianos Conversa das Teclas.

Em junho, encerrando a primeira temporada do Programa Orquestras no Parque, teremos ainda no dia 24/6 a Orquestra de Sopros de Icapuí. No Estado, são contabilizadas 16 (dezesseis) orquestras de música em atividade, as quais integram o Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará (SEBAM), instituído conforme a Lei 13.605/2005, que prevê as unidades de bandas de música, como equipamentos culturais colocados a serviço da sociedade para a pesquisa, produção e difusão cultural, com ênfase na música instrumental, geridas por instituições com ou sem fins econômicos, ou de interesse público.

Neste sentido, o Programa Orquestras no Parque vem promover, difundir e valorizar a música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras. Busca também contribuir para a formação de plateia em música instrumental, além estimular o uso de espaços verdes da cidade como opção de lazer cultural e ambiental.

Sobre o Instituto Jacques Klein

Além da formação musical, com o objetivo de contribuir com a formação cidadã, criando oportunidade para crianças e jovens que habitam áreas de vulnerabilidade social em Fortaleza, o instituto investe também no desenvolvimento esportivo dos alunos por meio de um Programa de Karatê Bushi No Te, que atende 250 jovens, além de oferecer um programa de desenvolvimento humano, que promove o acompanhamento social dos 700 alunos da instituição e suas famílias.

► PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

10/junho
Orquestra Jacques Klein, Fortaleza, Ceará

24/junho
Orquestra de Sopros de Icapuí

:: SERVIÇO:
ORQUESTRAS NO PARQUE: Sema e Secult trazem uma nova opção cultural, sempre aos domingos, no Parque do Cocó
Orquestra Jacques Klein
Dia 10/6, às 16h30, no Anfiteatro do Parque do Cocó

Gratuito.

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.