Pular para o conteúdo principal

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país Casos de covid-19 têm tendência de queda

  Boletim InfoGripe, divulgado nesta semana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chama atenção para alta das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causadas principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e a influenza A, o vírus da gripe. O boletim aponta ainda para queda dos casos de covid-19, com alguns estados em estabilidade. Nas últimas quatro semanas, do total de casos de síndromes respiratórias, 54,9% foram por vírus sincicial e 20,8% por influenza A. Entre as mortes, os dois vírus são os mais presentes. Conforme o boletim, as mortes associadas ao vírus da gripe estão se aproximando das mortes em função da Covid-19, "por conta da diferença do quadro de diminuição da Covid-19 e aumento de casos de influenza". Desde o início de 2024, foram registrados 2.322 óbitos por síndrome respiratória grave no país.  O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta para a importância da vacinação contra a gripe, em andamento no país, como forma de evitar

Pacatuba recebe Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher




  As moradoras do município de Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza, passam a ter acesso aos serviços gratuitos da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. O equipamento amplia o acesso à saúde e à prevenção de doenças como o câncer de mama e de colo de útero na região.

A solenidade de inauguração dos atendimentos acontece na sexta-feira (8/6), às 16hna Avenida 17, Jereissate II (em frente à Igreja da Santíssima Trindade). O evento conta com as presenças da diretoria e presidência do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, além de membros da prefeitura e administração municipal de Pacatuba. 

Em versão inédita, a Unidade Móvel estará em dois pontos da cidade - 7/6 a 20/7, no bairro Jereissati e de 23/7 a 6/9 no Centro da cidade - garantindo o alcance de mais mulheres. expectativa é realizar 1.800 exames citológicos, 1.800 mamografias e 5.000 atendimentos nas ações de educação em saúde.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h. São oferecidos exames de mamografia de alta resolução e exame citopatológico. Nas ações de educação em Saúde, o Sesc fornece orientações de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, orientações sobre saúde sexual e saúde reprodutiva e encaminhamento para serviços especializados.

Como funciona?
            Os exames gratuitos são agendados pelos postos de saúde municipais, que encaminham as pacientes para a Unidade Móvel. Mulheres de 50 a 69 assintomáticas (sem sinais) e que não tenham sintomas, podem realizar a mamografia, assim como mulheres acima de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama.

            Já o Papanicolau é indicado para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, que têm ou tiveram atividades sexuais. Todos os exames são encaminhados para análise e laudo no Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional e regional na área.

            Em caso de alterações nos exames, as mulheres serão encaminhadas para instituições de saúde através do sistema de regulação do SUS, e as suspeitas de diagnósticos mais evidentes serão encaminhadas pelo município para os Centros de Alta Complexidade em Oncologia, que dará seguimento ao tratamento adequado, de forma gratuita.

Sobre a Unidade Sesc Saúde Mulher
  Implantada em 23 estados do Brasil, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher chega ao Ceará com a proposta de auxiliar no combate ao câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de contribuir na prevenção de outras doenças e promoção da saúde através das ações de Educação e Saúde.

O veículo dispõe de equipamentos para realização dos exames, que são ofertados com o intuito de reforçar o sistema de saúde local, facilitando o acesso das mulheres aos serviços disponibilizados, através da parceria entre Sesc e as prefeituras municipais.
             A estrutura consiste em um caminhão dividido em consultório  para realização da prevenção (exames clínico das mamas e Papanicolaou), sala de mamografia contendo mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para ações educativas, além de servir como recepção e sala de espera.

Serviço:
Inauguração da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher em Pacatuba
Data: 8/6 (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Avenida 17 – Jeiressati II (em frente à Igreja da Santíssima Trindade)
Período de atendimento no município: 7/6 a 20/7, no bairro Jereissati II e de 23/7 a 6/9 no Centro de Pacatuba.

*Instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce
Instagram: sescce

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.