segunda-feira, 4 de junho de 2018

Pacatuba recebe Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher




  As moradoras do município de Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza, passam a ter acesso aos serviços gratuitos da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. O equipamento amplia o acesso à saúde e à prevenção de doenças como o câncer de mama e de colo de útero na região.

A solenidade de inauguração dos atendimentos acontece na sexta-feira (8/6), às 16hna Avenida 17, Jereissate II (em frente à Igreja da Santíssima Trindade). O evento conta com as presenças da diretoria e presidência do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, além de membros da prefeitura e administração municipal de Pacatuba. 

Em versão inédita, a Unidade Móvel estará em dois pontos da cidade - 7/6 a 20/7, no bairro Jereissati e de 23/7 a 6/9 no Centro da cidade - garantindo o alcance de mais mulheres. expectativa é realizar 1.800 exames citológicos, 1.800 mamografias e 5.000 atendimentos nas ações de educação em saúde.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h. São oferecidos exames de mamografia de alta resolução e exame citopatológico. Nas ações de educação em Saúde, o Sesc fornece orientações de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, orientações sobre saúde sexual e saúde reprodutiva e encaminhamento para serviços especializados.

Como funciona?
            Os exames gratuitos são agendados pelos postos de saúde municipais, que encaminham as pacientes para a Unidade Móvel. Mulheres de 50 a 69 assintomáticas (sem sinais) e que não tenham sintomas, podem realizar a mamografia, assim como mulheres acima de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama.

            Já o Papanicolau é indicado para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, que têm ou tiveram atividades sexuais. Todos os exames são encaminhados para análise e laudo no Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional e regional na área.

            Em caso de alterações nos exames, as mulheres serão encaminhadas para instituições de saúde através do sistema de regulação do SUS, e as suspeitas de diagnósticos mais evidentes serão encaminhadas pelo município para os Centros de Alta Complexidade em Oncologia, que dará seguimento ao tratamento adequado, de forma gratuita.

Sobre a Unidade Sesc Saúde Mulher
  Implantada em 23 estados do Brasil, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher chega ao Ceará com a proposta de auxiliar no combate ao câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de contribuir na prevenção de outras doenças e promoção da saúde através das ações de Educação e Saúde.

O veículo dispõe de equipamentos para realização dos exames, que são ofertados com o intuito de reforçar o sistema de saúde local, facilitando o acesso das mulheres aos serviços disponibilizados, através da parceria entre Sesc e as prefeituras municipais.
             A estrutura consiste em um caminhão dividido em consultório  para realização da prevenção (exames clínico das mamas e Papanicolaou), sala de mamografia contendo mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para ações educativas, além de servir como recepção e sala de espera.

Serviço:
Inauguração da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher em Pacatuba
Data: 8/6 (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Avenida 17 – Jeiressati II (em frente à Igreja da Santíssima Trindade)
Período de atendimento no município: 7/6 a 20/7, no bairro Jereissati II e de 23/7 a 6/9 no Centro de Pacatuba.

*Instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce
Instagram: sescce

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.