sábado, 28 de julho de 2018

Cinema - FESTFILMES 2018: abertas até 15/9 as INSCRIÇÕES para o 3o. Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro


FestFilmes - Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, evento referencial no audiovisual do Ceará e no diálogo entre filmografias, identidades e culturas de língua portuguesa, está com inscrições abertas para as mostras competitivas de filmes de curta-metragem nos gêneros ficção, documentário e animação, de sua terceira edição. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro, exclusivamente pelo site www.festfilmes.com.br.
Tendo por finalidade promover, a partir do Ceará, o intercâmbio cultural, social e econômico dos países de língua portuguesa nos diversos continentes mediante oficinas de formação, seminários, palestras e exibições cinematográficas, a terceira edição do FestFilmes acontecerá de 30 de outubro a 21 de novembro, nas cidades de Juazeiro do Norte, Baturité, Redenção e Fortaleza.
Podem ser inscritos filmes com tempo mínimo de 5 minutos e máximo de 25 minutos, com temática livre e nos gêneros ficção, documentário ou animação. O regulamento e a ficha de inscrição se encontram disponíveis no site www.festfilmes.com.br
Apenas 24 horas após a abertura das inscrições o festival já recebeu mais de 70 produções audiovisuais oriundas de todas as regiões do Brasil, num total de 14 estados representados. E ainda a inscrição de um filme de Moçambique, que se torna, dessa forma, a segunda nação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa presente à terceira edição do festival. 
“A pluralidade de ações e a descentralização das atividades são características inatas do FestFilmes, que nesta edição terá Juazeiro do Norte como sede principal do evento, um privilégio para nós e para a diversidade da programação que estamos preparando, que inclui desde exibições em cinemas e espaços culturais até a veiculação de um programa televisivo, bem como outras iniciativas de caráter participativo e formativo”, ressalta o cineasta Duarte Dias, curador do Cineteatro São Luiz, idealizador e Diretor Geral do FestFilmes.
Destaques do festival
Um dos destaquesda programação da terceira edição do FestFilmes, que tem o apoio institucional do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Rouanet, será o seminário “Estratégia de produção e exibição da cinematografia nacional nas TVs públicas e privadas do Nordeste”. O encontro contará com representantes de emissoras de televisão da Região Nordeste, além de autoridades e profissionais atuantes no setor audiovisual de algumas das nações que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Também se destaca, na programação do FestFilmes, um conjunto de exibições não competitivas, com filmes de longa metragem e mostras especiais de curtas, como é o caso da Mostra Animada, voltada para o público infanto-juvenil, da Mostra CPLP, composta por filmes que retratam o universo artístico e cultural luso afro brasileiro, e da Mostra dos Festivais, que homenageia, a cada edição, um festival de cinema especialmente convidado.
Mostras Competitivas
A programação competitiva do FestFilmes se divide em três mostras de filmes de curta-metragem nos gêneros ficção, documentário e animação:  Mostra Iracema,exclusiva para os realizadores cearenses ou residentes no Estado; Mostra Nascente, que tem caráter nacional e exibe filmes de estreia de realizadores naturais ou residentes em qualquer município brasileiro; e Mostra Atlântica, voltada para filmes de curta-metragem de realizadores naturais ou residentes em qualquer um dos países que compõem a CPLP:Angola, Brasil,Cabo Verde,  Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste.
Premiação
Um júri técnico, formado por renomados especialistas, destinará o Troféu FestFilmes e prêmios em dinheiro para os destaques do Festival. O melhor filme da Mostra Iracema receberá 3 mil reais, enquanto o melhor curta-metragem da Mostra Nascente receberá um prêmio em dinheiro no valor de 5 mil reais. Na Mostra Atlântica, o melhor filme receberá o prêmio de 7 mil reais. 
O júri técnico também distinguirá, com diplomas, profissionais nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora Original.
Ao júri popular caberá distinguir, com a Comenda Francis Vale, o melhor filme do conjunto das mostras competitivas - uma homenagem ao grande cineasta cearense, que recentemente se despediu.
Serviço:
Terceira edição do FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro
Período de Inscrições: De 25 de julho a 15 de setembro, pelo site www.festfilmes.com.br
Local de Realização: Juazeiro do Norte, Baturité, Redenção e Fortaleza (Ceará)
Facebookwww.facebook.com/FestivalFestFilmes/

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.