terça-feira, 10 de julho de 2018

Fotografia para além da selfie - MFF realiza workshop "Retrato e Mídias Sociais", com Carolina Parente e Paulo Czar




Os graduandos em Sistemas e Mídias Digitais, pela UFC, Carolina Parente e Paulo Czar vão abordar, no Museu da Fotografia Fortaleza, princípios básicos e práticos da fotografia de retratos. Se a intenção é ter um maior domínio sobre a técnica e aprender a produzir retratos com maior qualidade, tanto pessoal quanto profissionalmente, a hora é essa. Serão utilizadas desde câmeras DSLR até smartphones, trabalhando o olhar, técnicas clássicas e dicas de edição, além de discutir o lugar da fotografia nas novas mídias.

O objetivo é desenvolver o olhar fotográfico, explorar técnicas e dicas de fotografia específicas para retrato, além de técnicas de edição e como deixar as fotos mais atraentes para o meio digital. A vivência acontece próximo sábado (14), com investimento de R$150,00.

Conteúdo programático:

Materiais
- Participantes devem levar:
  câmera fotográfica (idealmente) ou celular.

Etapas da atividade
- Discussão história e particularidades do retrato.
- Discussão a respeito da fotografia no meio digital.
- Exposição de técnicas de fotografia com foco em retrato:
  luz/exposição (aspectos visuais e técnicos), composição, ângulos do rosto, cores.
- Discussão em cima de exemplos (presença de convidados).
- Atividade prática​, onde os participantes serão fotografados e farão fotografias.
- Discussão em torno das fotografias resultantes da atividade prática.
- Exposição e prática de dicas e técnicas de edição.

Conclusão
- Impressão da melhor foto de cada um.
- Fotografia da turma e postagem nas redes sociais.
- Feedback a respeito da oficina.

Carolina Parente – graduanda em Sistemas e Mídias Digitais na Universidade Federal do Ceará, hoje trabalha como diretora de comunicação do Instituto Verdeluz, uma ONG de educação e participação Socioambiental em diversas comunidades de Fortaleza. Sua principal área de atuação sendo design gráfico e audiovisual.

Paulo Czar – graduando em Sistemas e Mídias Digitais pela UFC, com foco em ilustração. Curioso pelos dilemas do ser humano e tenta traduzir isso nos seus trabalhos. Assim foi no quadrinho "Looping", que produziu pela Oficina de Quadrinhos, e que segue como projeto de animação pela Casa Amarela.

Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.

Serviço:
Workshop Retrato e Mídias Sociais
Data: 14 de julho (sábado)
Horário: 9h às 12h e de 13h às 17h
Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza
Pré-inscrições: pelo e-mail inscricao@museudafotografia.com.br
Inscrições: R$150,00 (somente em dinheiro, presenciais, no Museu)
Mais informações: (85) 3017-3661

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.