domingo, 9 de setembro de 2018

Hospital Nosso Lar realiza uma série de atividades em alusão ao Setembro Amarelo*



O mês é dedicado à prevenção do suicídio. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 60 mil brasileiros morreram entre 2011 e 2016 em decorrência disso

O Hospital Nosso Lar vai realizar uma programação extensa durante o Setembro Amarelo. Entre as atividades, destaque para palestras e ações de terapia ocupacional, enfermagem e psicologia. Tudo gratuito.

Temas como prevenção do suicídio na infância e na adolescência e os riscos de brincadeiras perigosas e o impacto da vida digital vão ser discutidos. Além disso, também haverá uma palestra voltada para os familiares dos pacientes psiquiátricos.

As atividades começam no dia 10, no shopping Benfica, quando uma ação vai acontecer para tirar dúvidas sobre mitos e verdades relacionados ao suicídio. Também serão oferecidos um serviço de orientação para pessoas que estão precisando de ajuda e um espaço de acolhida com profissionais da unidade.  Ainda nesse mesmo dia, também no shopping, será aberta uma exposição de arte com quadros pintados pelos pacientes do hospital Nosso Lar. Já nos outros dias, a programação será no  próprio hospital.

Discutir essa questão é fundamental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS -2015), estima-se que 800 mil pessoas morram dessa forma todos os anos, uma a cada quarenta segundos.  Cerca de 78% dos casos ocorrem em países de renda média e baixa.

Sobre o Hospital Nosso Lar

Com  cinquenta anos de atividades, o Hospital Nosso Lar é especializado no atendimento a pacientes com transtornos mentais. A unidade conta com uma equipe multiprofissional que tem o compromisso de promover o tratamento adequado e o resgate da cidadania dos pacientes. O atendimento é feito tanto através do SUS, como por meio de planos de saúde.

Setembro Amarelo

O chamado Setembro Amarelo  é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. A iniciativa começou em 2015 e, desde então,  busca conscientizar as pessoas sobre o assunto para que a prevenção seja mais efetiva.

Por que Setembro Amarelo?

A cor amarela é usada para representar o mês da prevenção do suicídio por causa de Dale Emme e Darlene Emme. Através do drama vivido pelo casal, surgiria o programa de prevenção de suicídio “fita amarela”, ou “Yellow Ribbon” em inglês.

Em 1994, Mike, filho do casal, com apenas 17, se matou. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Restaurou um Mustang e o pintou de amarelo. Ele amava aquele carro e, por causa dele, começou a ser conhecido como “Mustang Mike'.

No dia do funeral de Mike, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os 500 cartões e fitas foram feitos pelos amigos do jovem e possuíam uma mensagem: Se você precisar, peça ajuda.

SERVIÇO

Campanha pela valorização da vida do Hospital Nosso Lar

Atividades acontecem entre os dias 10/09 e 25/09

Local: Hospital Nosso Lar. Avenida Carapinima, 2380 - Benfica. / Auditório  Francisco de Paula do Valle Moretz-Sohn.

Shopping Benfica. Avenida Carapinima, 2.200. Ação pra população será no dia 10/09. Exposição de arte dos pacientes será entre os dias 10/09 e 30/09.


0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.