Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Começa segunda que vem o 15ª Edição Festival de Esquetes Bivar de Teatro – Bilunga!


O FEB - Festival de Esquetes Bivar de Teatro (Bilunga) foi idealizado para fazer uma homenagem a um dos grandes dramaturgos cearenses: Raimundo Eurico de Bivar Lima, nascido em Acopiara – CE,  mas que vivenciou  sua arte em Fortaleza.  Ele foi professor de arte e prestou relevantes serviços  a comunidade  freqüentadora  do  SESC -  Ceará. 
Bivar deixou um legado de textos e obras  de artes  plásticas  que  familiares e pessoas  admiradoras  do  artista preservam.

Pensando na  abertura de mais um canal de entretenimento em Fortaleza, foi que a Cia. Boca D’ Cena - Produções e Eventos -  há mais  de quinze anos  teve a idéia  de tornar público  a comunidade  cultural   da cidade de Fortaleza o festival de esquetes. 

 Nos primeiros anos o festival nasceu tímido  e esteve ligado ao teatro de comunidades.  A   cada  ano o  festival foi se expandido chegando a ser um festival brasileiro  com participações de outras cidades   do  Ceará  e outros estados.

Nos últimos anos, o FEB  realizou  com o apoio institucional do SESC Ceará e  veio acontecendo no palco do Teatro do SESC Emiliano  Queiroz. 

 Em  2018, o festival  abraça novas parcerias e vai acontecer tanto no Teatro  Emiliano Queiroz como também, no Teatro do Cuca Barra do Ceará.  

“Isso possibilita não só  o  público ir ao teatro,  mas o próprio festival também ir a espaços públicos mas distante do pólo  central da cultura e está como espelho para comunidades também carentes.  Isso motiva a um novo formato de eixo de comunicação  entre o festival,  a cidade e bairros diversificados.” – disse  Antônio Marcelo.    

Há quinze anos,  o produtor do evento Lucivan  Moura fecha parcerias também  com pequenos comércio  e médias empresas com  o  objetivo de custear o festival. E essa empreitada geralmente é custeada por comerciantes  da  comunidade do bairro São  onde o evento teve sua origem... 


Detalhando  a Origem do Festival 

FEB – Festival de Esquetes Bivar de Teatro – 2018
15 anos

O Festival de Esquetes Bivar de Teatro, surgiu na periferia de Fortaleza, no curso de formação teatral para crianças e jovens da comunidade São Francisco em 2003 com o nome de Festival Performance que se perdurou até a nona edição. Os idealizadores desse festival sãos os fundadores da Cia Boca de Cena – eventos e produções; o ator e diretor Lucivan Moura e atriz maquiadora e diretora de arte Monique Gonçalves. 

O que começou como uma brincadeira de avaliação com os alunos se tornou uma  das maiores referência de festival na categoria de esquetes em todo o Estado do Ceará. Em 2010 o festival mudou o seu nome em definitivo para FEB – Festival de Esquetes Bivar de Teatro em homenagem ao artista plástico e dramaturgo Eurico Bivar. Neste ano comemoramos 15 anos de luta e resistência pela arte, descobrindo e revelando talentos e criando espaço de oportunidade para as novas gerações. 

O festival  homenageia dois artistas em cada edição e para este ano a organização homenageará a atriz e pesquisadora Katiana Monteiro e a atriz trans Patrícia Dawson. Além de homenagear personalidades da cena,  temos um formato de avaliação para indicações das categorias premiadas que se define como  -  RODA VIVA.  

É onde acontece um debate entre artistas, convidados, mediadores e público, os próprio diretores que participam são quem fazem as indicações dos premiados, por intermédio dos dois mediadores orientadores: -  o ator e diretor da Cia. Argumento Graco Alves e esse ano  como  convidada  a atriz da mesma Cia. Santa Dias (ambos formados em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro), para este ano adotamos como convidados de honra produtores e idealizadoreS de festival em Fortaleza, entre eles: Carri Costa (produtor do FESFORT), Almeida Jr. (produtor. do FECTA), Francinice Campos (produtora do Festival de  Monólogos  Dança e Teatro/ Solos Brasileiros) e Mazé Melo  Figueiredo (produtora do  Festival da Terceira Idade)

Quem  Sobe  ao  palco do  Festival  

37 trabalhos de cinco cidades do Ceará se inscreveram e 12 foram selecionadas. Toda programação é gratuita e acontecerá em dois espaços culturais: Teatro SESC Emiliano Queiroz e Teatro CUCA Barra  

.
PROGRAMAÇÃO
FEB – FESTIVAL DE ESQUETES BIVAR DE TEATRO 2018

DIA 22/10 – SEGUNDA FEIRA
Teatro SESC  Emiliano Queiroz


Abertura – Voz e Violão
W. Renoir Melo e os Barqueiros
Homenagem a atriz trans Patrícia Dawson

Apresentações:
1ª Esquete - Infauto “Entranhados” (Fortaleza/ Ce)
Espetáculo de Conclusão do CITA /Cia. Acontece
Direção Geyson Costa
Texto Coletivo

2ª Esquete- Ágora (Fortaleza/ Ce)
Solo de Rhamon Matarazzo

3ª Esquete - O Pomo da Discórdia (Fortaleza/ Ce)
Cia. teatral Acontece
Direção Neto Sier e Felício da Silva
Texto Marcelo Farias Costa

4ª Esquete - Incongruente ( Pires Ferreira/ Ce)
Vagalume Negro de Teatro - Solo Carla Melo
Direção Emídio Gazebo
Texto Coletivo

DIA 23/10 – TERÇA FEIRA
Teatro CUCA Barra

Apresentações:

1ª Esquete – Cartas entre Terezas (Eusébio/Ce)
Kelva Cristina
Direção Kelva Cristina
Texto Kelva Cristina

2ª Esquete - Ato 1 (Fortaleza/ Ce)
Solo Cristiano Marques

3ª Esquete - O Cantar das Marés (Fortaleza/ Ce)
Grupo Artifício
Texto e Direção Jair Freitas


4ª Esquete - Quem Tem medo de palhaço? (Itapipoca /Ce)
Cia. de Teatro Atuação
Direção Julllian Carneiro
Texto Coletivo

DIA 24/10 – QUARTA FEIRA
Teatro Sesc Emiliano Queiroz

Apresentações:

1ª Esquete – O Casamento de Maria do Livramento e Zé do Burro Manso (São Gonçalo do Amarante/Ce)
Cia. Municipal de Teatro de SGA
Direção Ivan Lourinho

2ª Esquete – La Bela (Fortaleza/ Ce)
Direção Micael Lima
Adaptação do texto Bela de Fernando Lira)

3ª Esquete – O Paraíso (Fortaleza/ Ce)
Grupo Arte de Viver
Direção Hemetério Segundo
Texto Adaptação (da obra “ O Paraíso” de Carlos Câmara)

4ª Esquete – O Conto mágico Espantalho e da Palhaça (Caucaia/ Ce)
Cia. Nossarteatral
Texto e  Direção Neto Sier


DIA 25/10 – QUINTA FEIRA
Teatro CUCA Barra

Cerimonial de Premiação
Apresentação da Esquete vencedora do Juri Popular
E premiação  geral.


Serviço  
Festival de Esquetes Bivar de Teatro  
22 e 24 de Outubro  
Teatro SESC Emiliano Queiroz
AV. Duque de Caxias 1701 -  Centro Fortaleza 
23 e 25 Outubro
CUCA BARRA 
AV.  Presidente Castelo Branco –  Leste Oeste,  6417  Barra do Ceará 
Sempre ás 18:30
Entrada Franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.