#audioinclui

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

AL entrega nesta terça Prêmio Frei Tito à vereadora Marielle Franco

AL entrega nesta terça Prêmio Frei Tito à vereadora Marielle Franco
A Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (18/12), às 18 horas, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, sessão solene para entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar Lima de Direitos Humanos à vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (in memoriam). O evento ocorre no Auditório Murilo Aguiar, atendendo a requerimento do deputado Renato Roseno (Psol).
O parlamentar lembra que Marielle Franco e seu motorista, Anderson Mathias Gomes, foram assassinados em 14 de março de 2018, na região central do Rio de Janeiro. As execuções comoveram o País e motivaram grande repercussão internacional. Os crimes ainda não foram esclarecidos.
Roseno aponta que hoje Marielle é símbolo internacional da luta pela efetivação dos direitos humanos, sendo inclusive objeto de Campanha Mundial da Anistia Internacional.
"A concessão do prêmio Frei Tito in memoriam a Marielle Franco representa, antes de mais nada, a vitória da vida contra a morte, e certamente fortalecerá todas e todos os ativistas que dedicam sua vidas às mesmas lutas de Marielle. No Brasil, que é o país que mais mata defensores dos diretos humanos no mundo, homenagear Marielle Franco, celebrando a memória de suas lutas, é também um gesto de cobrança pela responsabilização de seus executores", afirma Renato Roseno.
Além do prêmio, na ocasião também será lançado o livro "UPP ‒ A Redução da Favela a Três Letras", de Marielle Franco, e haverá show de Negra Voz.
O Prêmio Frei Tito de Alencar Lima foi instituído pela Assembleia em 2001 e já homenageou personalidades cearenses que são referência na prestação de serviços na área de direitos humanos, como Mário Mamede, Maria da Penha, Manfredo Araújo de Oliveira, João Alfredo Teles Neto, Wanda Sidou (in memoriam), monsenhor Murilo de Sá Barreto (in memoriam), padre Alfredo Nesi (in memoriam) e padre Moacir Cordeiro Leite.
Fonte: ALCE

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.