O tema do Ceará Natal de Luz 2024 já foi escolhido! “Será o Natal da cearensidade”, destaca Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, idealizadora do evento. O mote promete ressaltar a originalidade e a criatividade do povo cearense, em suas mais diversas manifestações culturais. Neste ano, os signos visuais da tradição natalina estarão em harmonia com referências típicas do Estado, como artesanato, xilogravura, cordel etc. “Vai ser um verdadeiro Natal para chamar de nosso, pois vamos celebrar esse momento tão especial com o que temos de melhor: o jeito cearense de ser”, explica Assis Cavalcante.
Economia - *71,6% dos consumidores de Fortaleza apontam melhorias na sua situação financeira, aponta pesquisa*
_O pessimismo em relação ao cenário econômico brasileiro vem diminuindo e dando lugar a confiança no poder de compra, entre os brasileiros_
Pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aponta que a confiança do consumidor aumentou, em 2018, cerca de 12. A capital do Ceará é uma prova do otimismo financeiro entre os brasileiros. Pesquisa recente do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), realizada pela Fecomércio, aponta que no primeiro mês do ano 53,7% dos consumidores fortalezenses apresentaram disposição para as compra de bens duráveis. O estudo mostra ainda que para 71,6% dos fortalezenses a situação financeira está melhor ou muito melhor que o comparado a um ano atrás.
O consultor Marcos Sá assinala ainda que o otimismo entre os consumidores, que deve ser equilibrado, é peça fundamental para a recuperação da economia, o que acontece também a partir da movimentação de dinheiro. ‘’Não é necessário gastar descontroladamente. Se o consumidor fizer uso adequadamente do seu dinheiro para o consumo de quaisquer bens que deseja, isso vai influenciar diretamente na economia do país, que é impulsionada a produzir ainda mais, atraindo assim investimento tanto no Brasil como no exterior’’.
A pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) aponta ainda que, em relação ao futuro, os consumidores de Fortaleza são ainda mais otimistas. Para 86,7% dos entrevistados, a situação econômica será melhor ou muito melhor se comparada a atual.
*Brasil*
O otimismo, quanto à situação econômica, é uma realidade para 61% dos brasileiros que acreditam que a vida financeira vai melhorar contra outros 9% que relatam não possuir tal otimismo. A pesquisa aponta que desses 61%, 41% acredita que o otimismo é resultado do novo contexto político enquanto outros 12% pensam ser pela queda do desemprego.
O consultor financeiro, Marcos Sá, aponta que esse otimismo não deve ser motor para o consumo desenfreado: ‘’Antes do consumo é preciso que haja uma reflexão não apenas sobre a necessidade do bem a ser adquirido, mas também se os rumos que a economia do país estão caminhando beneficiam realmente o consumidor’’.
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