#audioinclui

terça-feira, 26 de março de 2019

Publieditorial - Amigos falantes: saiba quais são os papagaios que repetem o que nós falamos


Das espécies de pássaros brasileiros que falam, os papagaios são os mais conhecidos e procurados, por conseguir emitir sons que se assemelham muito à vocalização dos humanos. Eles não possuem cordas vocais, como os humanos, mas graças a sua anatomia privilegiada, tem a capacidade de repetir o que houve.
Nem todas as espécies de papagaios que conseguem falar, e mesmo entre as que falam, o estimule deve vir desde cedo para que ele consiga imitar a voz humana. Sem o estímulo, ele ainda imitará sons, mas não necessariamente algo parecido com a nossa fala.
Para isso, é preciso trabalhar com a repetição, para que o animaizinhos possa decorar as palavras e os sons. Com um pouco de paciência e brincadeiras, logo os papagaios então por aí cantando musiquinhas — ou falando palavrões!

Como os papagaios aprendem a linguagem

Os papagaios pertencem a um grupo especial de animais que conseguem desenvolver uma linguagem, semelhante à linguagem verbal. Essa forma de comunicação é única, e começa a ser desenvolvida muito cedo.
Para que o papagaio aprenda a falar, ele precisa ser ensinado desde cedo, para que tenha mais chances de se desenvolver ao ponto de repetir palavras ou até mesmo frases inteiras. Caso a sua residência seja bem movimentada com muitas pessoas falando próximo ao papagaio, as chances dele aprender mais rápido é muito maior.
No início, ainda na fase de crescimento, eles podem ter problemas para conseguir aprender os sons referentes à linguagem humana, é muito comum misturar vocalizações de humanos com alguns sons que não podem ser decifrado, utilizado na comunicação com outras aves da sua espécie.

Porque os papagaios falam?

A siringe, órgão presente em todos os passáros, equivale às cordas vocais humanas. Ao contrários dos outros pássaros, cujas vozes são bem assobiadas e agudas, a voz do papagaio apresenta características semelhantes a voz humana. Para que o papagaio consiga imitar a voz, o som passa por sua garganta e depois pela boca, onde é manipulado pela língua.
Além disso, os papagaios são aves bem sociáveis e muito inteligentes, então buscam uma interação com os humanos, principalmente aqueles com quem convive. Dessa forma, ele imita a voz humana buscando uma interação maior com o ambiente em que vive, como faria se estivesse na floresta com outros animais.

Quais as espécies de papagaios mais falantes

De todas as espécies de papagaios que existe, principalmente no Brasil, apenas seis possuem a capacidade de imitar a fala humana, são eles:
     Papagaio cinzento africano (Psittacus erithacus): Essa é a espécie mais conhecida entre todas dos papagaios falantes, ele é o pássaro com a maior inteligência no que se refere ao desenvolvimento da fala. Eles não apenas repetem palavras, como possuem a capacidade de criação de frases com certa coerência, com base no vocabulário que foi memorizado;
     Periquito australiano (Melopsittacus undulatus): Essa é a espécie que todos conhecem como o adorável periquito, muito comum em muitos lares brasileiros. Ele possui uma ótima capacidade de memorização de termos do vocabulário humano. Apesar de não ser o melhor nisso, eles possuem a mesma facilidade que os papagaios;
     Papagaio ecletus (Eclectus roratus): Dentre todos os pássaros, ele é uma das espécies que são mais falantes. Possuem grande facilidade com o aprendizado da fala além de conviver em plena harmonia com os humanos;
     Sanhaçu da Amazônia (Tangara episcopus): Infelizmente, esse é um pássaro que vive na mira do tráfico de animais e está ameaçado de extinção. Sua criação é proibida em cativeiro, já que ele é uma espécie protegida. Possuem grande capacidade cognitiva e conseguem emitir palavras com muita clareza;
     Mainá da Montanha (Gracula religiosa): Um pássaro um pouco diferente dos demais, é um pouco menor e a sua cor é preta. Ele pode verbalizar palavras e até mesmo frases grandes. Mas sua maior habilidade é a capacidade de imitar outros sons,
     Periquito monge (Myiopsitta monachus): E por fim, este pássaro pequenino, tem o destaque nas cores intensas e bem marcantes. Possui grande capacidade de imitação e também de socialização. Para que a espécie possa ser preservada, sua criação em cativeiro é limitada.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.