O corte de 0,5 ponto na taxa básica de juros nos Estados Unidos veio com atraso, disse nesta terça-feira (18) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, a decisão do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) iniciará um ciclo duradouro de reduções de juros que beneficiará todo o planeta. “Penso que [o corte de juros nos Estados Unidos] veio um pouco atrasado, mas veio. Nós estávamos esperando para junho o corte do Banco Central americano. Teve uma pequena turbulência no começo do ano que, de certa maneira, causou alguma turbulência em todos os mercados. O dólar subiu] aqui, mas penso que agora [o Fed] deve entrar em uma trajetória de cortes. Eu penso que isso vai ser duradouro”, declarou Haddad ao deixar o Ministério da Fazenda. Segundo Haddad, o início dos cortes de juros nos Estados Unidos trará mais previsibilidade para a economia global e evitará a volatilidade no mercado financeiro nos próximos anos. “Não acredito que em 2025, 2026, nós tenhamos surpresas. O
Lis Paim, coordenadora do Lab Cinema e do CENA15, comandará o debate após a sessão.
Depois de sete sessões durante os meses de março, abril e maio, o ciclo Cine Adaptações chega ao fim com a exibição do longa “A Hora da Estrela” (1985), da diretora Suzana Amaral. A sessão acontece no dia 21 de maio, às 19h, no Auditório do Porto Iracema das Artes, e terá como debatedora a coordenadora do Laboratório de Cinema e do Centro de Narrativas Audiovisuai – CENA15, Lis Paim. Atividade é gratuita e aberta ao público.
Com obras fílmicas adaptadas a partir de clássicos literários, o Cine Adaptações encerra com a exibição do longa adaptado do livro “A Hora da Estrela”, último romance de Clarice Lispector. Publicado em 1977, livro conta a história da alagoana Macabéa, que tem sua vida narrada por Rodrigo S.M, um escritor à espera da morte. O livro foi adaptado para o cinema em 1985, pela paulistana Suzana Amaral.
SINOPSE
A HORA DA ESTRELA, DIR. SUZANA AMARAL, 96 MIN, BRASIL, 1985
Macabéa é uma migrante nordestina semi-analfabeta que trabalha como datilógrafa numa pequena firma e vive numa pensão. Ela conhece o também nordestino Olímpico, um operário metalúrgico, e os dois começam a namorar. Mas Glória, uma colega de trabalho de Macabéa, rouba-lhe o namorado, seguindo o conselho de uma cartomante. Macabéa faz uma consulta à mesma cartomante, Madame Carlota, e esta prevê seu encontro com um homem rico, bonito e carinhoso. Com Marcélia Cartaxo, José Dumont e Fernanda Montenegro.
SOBRE A DEBATEDORA
Lis Paim é Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará. Desde 2006 atua profissionalmente no campo expandido do Cinema, realizando e montando filmes, exibindo-os, ensinando e coordenando projetos na área de gestão cultural. Atualmente, é docente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor) e coordena o Laboratório de Cinema e o Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) da Escola Porto Iracema das Artes.
SOBRE O CENA CINECLUBE
Espaço de exibição pública e gratuita de filmes promovido às terças-feiras pelo Centro de Narrativas Audiovisuais da Escola Porto Iracema das Artes – o CENA 15, na Praia de Iracema. Tem como proposta estimular a formação de público e de repertório através do encontro da cena de fazedores e pensadores do cinema, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas do mundo.
SERVIÇO
O que: “Filme “A Hora da Estrela” marca o encerramento do ciclo Cine Adaptações do Cena Cineclube”
Quando: Terça-feira, 21 de maio, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.