#audioinclui

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Curso de Psicologia da Unifanor debate Transexualidade, questões de gênero e papel da psicologia



“Referências, resistências e teorias das Psicologias” é o tema do VII Simpósio Científico-Cultural de Estudos e Práticas em Psicologia, que ocorre juntamente com a IX Semana Acadêmica de Psicologia do Unifanor | Wyden.

Debater temas e questões importantes da atualidade na sociedade como Transexualidade, questões de gênero, bem como o papel da psicologia nos dias atuais como ampliações da prática psicológica, relevância da Psicologia na Saúde, necessidade de uma prática profissional reflexiva e crítica. Estes são alguns dos assuntos que estarão em destaque no VII Simpósio Científico-Cultural de Estudos e Práticas em Psicologia e IX Semana Acadêmica de Psicologia do Unifanor | Wyden, que acontece entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, na sede da Unifanor.

“Esse evento é uma grande celebração entre alunos, professores, e profissionais de Psicologia graduados pelo Unifanor|Wyden. Será um momento muito significativo para haver trocas, reflexões e diálogos acerca de saberes tão necessários para os dias atuais. Teremos momentos de ricos aprendizados ao longo desses dias”, afirma o coordenador do curso, Márcio Gondim. 

De acordo com o coordenador do curso, o momento também marca os 10 anos do curso de Psicologia na Unifanor Wyden no Ceará. Para celebrar haverá o lançamento do livro “Estudos e práticas em psicologia: alguns processos terapêuticos e interventivos”, com prefácio da Profa. Dra. Fátima Severiano, da Universidade Federal do Ceará. O evento ocorrerá na solenidade de abertura, no dia 28 de outubro, às 19 horas, no campus Dunas da instituição. Na ocasião, os egressos do curso, que são autores dos capítulos, juntamente com professores, farão apresentação da obra que festeja a primeira década de existência do curso. Também serão oferecidas oficinas e experiências durante o evento. 

Uma novidade esse ano é a homenagem às aves da caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro. O evento será representado simbolicamente pelas aves da caatinga nordestina brasileira e os debates do evento serão representados por “ninhos”, que irão construir ideias e elaborações sobre os temas trabalhados.
Outro destaque da Semana, além da prática dos profissionais e a reflexão do papel do psicólogo no atual momento, é como a Psicologia se aproxima de temas como racismo, violência e feminismo.

Entre os nomes presentes nos debates estão Renato Roseno, que participa do debate sobre Psicologia e Saúde; além das professoras Fátima Severiano, autora do prefácio do livro que celebra os dez anos do grupo; Professora Susana Kramer que conduzirá oficina que possibilitará experiência de psicodrama; e Psicóloga Michele Oliveira que falará sobre como funciona um grupo inovador de serviços em Psicologia, denominado "Ampliações".

SERVIÇO:
VII Simpósio Científico-Cultural de Estudos e Práticas em Psicologia e IX Semana Acadêmica de Psicologia do Unifanor | Wyden
Data: 28 de outubro a 1º de novembro de 2019
Local: UniFanor | Wyden - R. Antônio Gomes Guimarães, 150 - Papicu

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.