Pular para o conteúdo principal

Mostra coletiva de artistas dos Cursos de Artes Visuais e de Fotopoéticas do Porto será aberta no dia 17 de dezembro



A exposição “Pequenas invenções para existir no mar” reúne obras de artistas que participaram do PREAMAR no segundo semestre. Os trabalhos ficarão expostos até dia 28 de fevereiro, no pátio da Escola

O Porto Iracema das Artes abre à visitação, no dia 17 de dezembro, a partir das 18h, a mostra coletiva dos alunos do Programa de Formação Básica de Artes Visuais e de Fotopoéticas, que integraram o PREAMAR no segundo semestre deste ano. A mostra “Pequenas invenções para existir no mar” apresenta 15 trabalhos entre esculturas, desenhos, fotografias, instalações, performances e vídeos e parte do tema “Poéticas das Existências”, eixo norteador das formações na Escola em 2019. A exposição ficará instalada no Pátio da Escola e na Galeria Leonilson, com acesso gratuito, e segue em cartaz até 28 de fevereiro de 2020.

A exposição, que integra a programação da 7ª Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI) apresenta obras pensadas e estruturadas a partir dos encontros, das experiências e partilhas de artistas das Artes Visuais e do Programa de Fotopoéticas, que participaram do percurso formativo em 2019.

A mostra coletiva é resultado de pesquisas das alunas e dos alunos de Artes Visuais e Fotopoéticas do Porto: arth3mis, Beatriz Almeida, Camila Vas, Érica Nog, Fernanda Barbosa, Iara Alves, Jeca Pedregulho, Jessika Barbosa, João Paulo Duarte, Jocilone Junior, L., Leticia Belo, Rafaela Teixeira, Rômulo Silveira, Sidnei Maia e Vinicius Braga.

Nos Cursos Básicos de Artes Visuais, os trabalhos foram orientados pelos artistas Sabyne Cavalcanti, Jared Domício, Simone Barreto e Waléria Américo. No Programa de Fotopoéticas, além da artista visual Waléria Américo, os projetos também foram mediados pelos artistas Louise Félix, Felipe Camilo e Igor de Melo.

Confira abaixo a lista dos trabalhos e seus respectivos autores e autoras:
Beatriz Almeida – Matilde, 2019 (Objeto)
Camila Vas – O silêncio agrada a todos, 2019 (Instalação)
Érica Nog – Angustipatia, 2019 (Pintura)
Fernanda Barbosa – Acomodando a Falta, 2019 (Instalação)
Iara Alves – Vênus, 2019 (Instalação)
Jeca Pedregulho – Posso te contar um segredo de amor?, 2018/19 (Vídeo e Performance)
Jessika Barbosa – Eutrofização, 2019 (Vídeo)
João Paulo Duarte – Como construir um corpo?, 2019 (Vídeo)
Jocilone Junior – Trago?, 2019 (Instalação)
Mateus Leoni – Quarto, 2019 (Instalação)
Leticia Belo – Nostalgia dos dias que te via e falávamos besteiras, 2019 (Pastel seco e macio sobre papel)
Rafaela Teixeira – corpA-guerrilha, 2019 (Vídeo)
Rômulo Silveira – Memória Volátil, 2019 (Fotografia)
Sidnei Maia – Devaneio, 2019 (Fotografia)
Vinicius Braga – Lapsos da memória, 2019 (Pintura)

Sobre o Programa PREAMAR
O programa tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotopoéticas. A proposta é compor equipes de alunos que passaram pelo Porto para se engajarem em projetos de criação de vídeos de ficção e documentários, montagens de peças, ensaios, exposições e outras práticas, sob a tutoria de profissionais de carreira consolidada.

Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, com seis anos completados em 2019, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇOO quê: Mostra coletiva de artistas dos Cursos de Artes Visuais e de Fotopoéticas do Porto será aberta no dia 17 de dezembro
Quando: Dia 17 de dezembro, a partir das 18h
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes e Galeria Leonilson (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…