#audioinclui

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Museu da Fotografia Fortaleza realiza exposição “Museu nos Bairros”



A mostra traz fotografias “pinhole” produzidas por crianças de cinco bairros da capital

Educação como processo de transformação social. Esse é o lema do projeto Museu nos Bairros, parte do Programa Museu na Comunidade, realizado pelo Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), que promove ações educativas fora da estrutura física do equipamento. O Museu nos Bairros atende jovens entre 8 e 16 anos de idade, nos bairros Messejana, Serviluz, Vicente Pinzón, Passaré e Cidade 2000, que semanalmente participam de oficinas e capacitações onde aprendem as técnicas de fotografia artesanal com a equipe do educativo do MFF. O projeto teve início em 2017, atendendo membros das associações de moradores das comunidades, e hoje já faz parte das grades curriculares das escolas municipais, como disciplina extra curricular, graças a um diálogo próximo à Secretaria Municipal de Educação (SME).

Em virtude da ampliação do projeto, agora há uma equipe exclusiva do MFF para atender o Museu nos Bairros. Ao fim de cada ano, é realizada uma mostra que expõe as obras produzidas pelos jovens atendidos e, nesta terça-feira (10), poderemos acompanhar a terceira exposição produzida por eles. No trabalho, as crianças são protagonistas de suas próprias histórias. O resultado é uma acervo com imagens feitas em pinhole, técnica artesanal desenvolvida em dispositivos que não utilizam lentes, que dialogam com a imaginação e criatividade infantil, demonstrando que para o crescimento cultural delas basta incentivo. A curadoria é do Núcleo Educativo do MFF. É a possibilidade de desenvolver, através da arte, áreas do conhecimento que são menos contempladas nas disciplinas tradicionais, estudadas nas escolas.

MUSEU NOS BAIRROS
Museu nos Bairros é um projeto que cria estratégias de sensibilização dos moradores, em relação a importância social da ação desenvolvida pelo Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), onde educadores vão até as Escolas Municipais situadas nos Bairros atendidos pelo Museu. Desse modo, as atividades realizadas pelo Projeto Museu nos Bairros têm como objetivo contribuir com a difusão da arte fotográfica para o público infanto-juvenil. As estratégias foram pensadas junto a Secretaria Municipal de Educação para promover uma apropriação territorial dos estudantes que residem no bairro onde acontece o projeto nas escolas. A partir da construção de um novo olhar em relação ao espaço que os cerca, utilizando como instrumento o conhecimento de técnicas e informações que perpassam o campo da produção fotográfica. Portanto, a iniciativa possibilita a formação de uma narrativa afetiva com o bairro e a mudança na percepção dos moradores sobre o território.  Acontecem cinco encontros com a turma: quatro são realizados na escola e o último no Museu, totalizando 10 horas/aula, para cada turma das Escola Públicas da Rede Municipal de Ensino, situadas em bairros de maior vulnerabilidade socioeconômica da capital cearense, e se direcionam a crianças entre 8 e 16 anos, regularmente matriculadas do 3º ao 9º ano do ensino fundamental. São atendidas, aproximadamente, 8 turmas de cada escola, divididas nos turnos: manhã e tarde, totalizando mais de 4800 atendimentos por ano.

SOBRE O MUSEU
Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo de longa duração, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o programa Museu na Comunidade, que compreende, entre outros projetos, o Museu no Interior, já visitou diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.

SERVIÇO:
Exposição Museu nos Bairros
Abertura: 10/12/2019
Horário: 10h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Visitação: Gratuita, de terça-feira a domingo, de 12h às 17h
Mais informações: (85) 3017-3661

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.