Pular para o conteúdo principal

MPCE cobra plano de ação para solucionar fila por próteses em Fortaleza

Nesta quarta-feira (12/02), com o intuito de discutir o Programa de Órteses e Próteses de Fortaleza, aconteceu uma audiência pública no auditório das Promotorias de Justiça e Especializadas (Rua Lourenço Feitosa, 90, José Bonifácio). O encontro foi promovido pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), após a instituição ter constatado, em uma fiscalização feita em janeiro na Policlínica João Pompeu Lopes Randal, que a fila de espera para recebimento de órteses e próteses em Fortaleza conta com mais de três mil pacientes, alguns aguardando desde 2012.
Na ocasião, o coordenador da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rui de Golveia, afirmou que o órgão está realizado uma qualificação dos nomes na lista de espera. “Temos uma equipe completa, com ortopedista, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, que está avaliando todas essas pessoas”, disse. Segundo Golveia, após avaliar a dimensão da demanda, será encaminhada uma licitação com as solicitações necessárias.
Com isso, a titular da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa, pontua que o município não está adotando as ações esperadas e estipulou um prazo para que a SMS apresente as ações para solucionar a questão da demanda reprimida. “Nós demos até 30 de abril, quando vai ter a próxima audiência, para eles nos entregarem a fila devidamente qualificada e um plano de ação e de prazos para definir os próximos passos. Queremos resolver essa questão o quanto antes”, disse Ana Cláudia Uchoa.
Também estiveram presentes na audiência, representantes da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE); da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS); da empresa Dilepé; do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF); e da Coordenadoria de Políticas Pública Para Pessoas Idosas e Pessoa com Deficiência (Copid), além da analista ministerial Tamara Reis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas