O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai realizar neste sábado (5), às 12h, a cerimônia de verificação da integridade dos sistemas eleitorais. O evento é um procedimento de praxe que acontecerá na véspera do primeiro turno do pleito municipal, que será realizado no domingo (6). A cerimônia tem objetivo de realizar uma auditoria no sistema que será usado para totalizar os votos que serão computados na urna eletrônica pelos eleitores de todo o país. Durante o evento, serão verificados os programas que gerenciam o resultado do pleito, chamados de gerenciamento da totalização. Os sistemas de receptores de arquivos de urna e de informação de arquivos de urna também serão inspecionados. Na noite deste sábado (5), véspera do pleito, Cármen Lúcia fará um pronunciamento em cadeia de rádio e TV para conclamar o eleitor a votar. Zerésima Outro procedimento de auditoria será realizado no dia da eleição. Com a chamada zerésima, é possível verificar que não há voto registrado na urna eletrônica ant
Após recomendação do Ministério Público do Ceará (MPCE), o Estado do Ceará, a partir dessa quinta-feira (14/05), passou a disponibilizar na Internet os resultados dos exames para detecção da Covid-19 feitos nas unidades da rede pública. As informações podem ser acessadas na plataforma Saúde Digital, elaborada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
O MPCE, por meio da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, recomendou à Secretaria Executiva de Vigilância da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) a disponibilização dos resultados por meio de sítio eletrônico, com acesso por senha pessoal. A requisição do MPCE foi motivada após a Promotoria receber reclamações quanto à dificuldade e demora na obtenção dos resultados e em observância à Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o direito dos usuários da saúde a um atendimento ágil e à obtenção dos resultados de exames realizados.
A recomendação foi expedida dia 23 de abril de 2020, com prazo de 10 dias úteis para que o Estado enviasse resposta sobre a adoção das medidas recomendadas. Em 5 de maio de 2020, o ente estadual respondeu que disponibilizariam os resultados por meio do Meu DigiSUS e que estavam tomando as providências.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.