Prefeitura de Fortaleza e grupo voluntário de psicólogos lançam Rede de Acolhimento Emocional ConVida

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional I, e grupo voluntário de psicólogos lançam, nesta terça-feira (05/05), a Rede de Acolhimento Emocional ConVida. A iniciativa pretende amenizar os impactos psicológicos gerados pela Covid-19, considerando que o distanciamento social e os impactos financeiros podem estimular questões de caráter emocional nos cidadãos. Os atendimentos são gratuitos e acontecem por ligação telefônica, efetuadas de modo convencional ou via WhatsApp.

A ação começa com 16 profissionais e, inicialmente, atende a moradores de bairros da Regional I (Vila Velha, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Barra do Ceará, Floresta, Álvaro Weyne, Cristo Redentor, Ellery, São Gerardo, Monte Castelo, Carlito Pamplona, Pirambu, Farias Brito, Jacarecanga e Moura Brasil). Com a adesão de novos psicólogos voluntários, a meta é estender a Rede a outras regiões da cidade, para que o suporte psicológico atinja maior número de pessoas.

“Quando iniciamos a campanha o Amor Alimenta (que arrecada alimentos e materiais de limpeza e higiene pessoal para famílias de comunidades da Regional I impactadas pelos efeitos do novo coronavírus), começamos a escutar de moradores, de lideranças comunitárias muitas inquietações. Passamos a entender o quanto este momento está afetando o emocional das pessoas. A alma também precisa ser alimentada, precisa ser tratada”, esclarece o secretário da Regional I, Rennys Frota.

Os atendimentos são disponibilizados em três turnos (veja a tabela de atendimento). Cada acolhida tem duração de 30 minutos. Para participar, é necessário ser maior de 18 anos. Vale reforçar que a ação não remete a tratamento psicológico, e sim a acolhimento emocional, estimulado pelos impactos gerados pela Covid-19.

“Nossa intenção é oferecer acolhida gratuita que possa auxiliar as pessoas com a redução de ansiedade e desconfortos emocionais acarretados por este momento de tanta incerteza que atravessamos”, explica uma das psicólogas da ConVida, Márcia Linhares.

Para integrar a Rede de Acolhimento Emocional ConVida, basta que o psicólogo ligue: (85) 99200.9320. Todos os profissionais participantes devem ser autorizados pelo Conselho Regional de Psicologia para realização de atendimento a distância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça