Pular para o conteúdo principal

*NOTA PÚBLICA: OAB Ceará apoia a aprovação do Novo Fundo Nacional De Desenvolvimento Da Educação – FUNDEB*




A Ordem dos Advogados do Brasil por meio da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero, com assento no Fórum Estadual de Educação do Estado do Ceará, em parceria com a Comissão de Educação e Cidadania da OAB/CE, vêm através desta nota, externar o seu apoio, ao movimento nacional, na defesa da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015, alusivo ao Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), como forma de assegurar a constitucionalidade e sustentabilidade das políticas prioritárias da educação pública nacional. Desse modo, a entidade se une a todas as instituições, profissionais e pessoas que se empenham para garantir a continuidade das políticas educacionais no país.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), criado em 1997, visando garantir uma subvinculação dos recursos da educação para o ensino fundamental bem como de assegurar a melhor distribuição desses recursos entre os entes federados, teve sua vigência até 2006. No ano de 2007 iniciou-se o Fundeb, e promoveu grandes avanços na redistribuição dos recursos educacionais, incluindo a Educação Infantil. Desse modo, tornou-se o mais importante mecanismo de financiamento educacional do País, todavia sua vigência está prevista para até o final do ano de 2020.

A possível descontinuidade e cortes nesse Fundo trará drásticas consequências para estados e municípios, com o possível fechamento de muitas escolas, esses entes federados portanto terão que retroceder no cumprimento das metas de universalização da educação básica constante no Plano Nacional de Educação, deixando milhões de estudantes em situação de vulnerabilidade social, além de fomentar o desemprego de muitos profissionais da área.

*José Erinaldo Dantas Filho*
Presidente da OAB/CE

*Ana Vládia Martins Feitosa*
Vice-Presidente da OAB/CE e Coordenadora Geral das Comissões

*Sonia Maria Cavalcante Neto*
Presidente da Comissão de Educação e Cidadania da OAB/CE

*Júlio Alceu Moreira de Assis Figueiredo*
Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB/CE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas