Pular para o conteúdo principal

Polícia Militar prende suspeito de roubo a estabelecimento comercial no Antônio Bezerra

  Um homem, de 43 anos, foi preso em flagrante suspeito de roubar um estabelecimento comercial. Na ocasião, 24 caixas de medicamentos foram apreendidas. A ação foi realizada pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), e ocorreu nessa quarta-feira (17), no bairro Antônio Bezerra – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza.  Uma composição do BPRE foi acionada após uma ocorrência de roubo ter sido registrada em uma farmácia da região. Ao chegar ao estabelecimento, os policiais verificaram que o segurança do local conseguiu interceptar o suspeito.  O indivíduo, que já conta com antecedentes criminais por furto, foi conduzido para o 10° Distrito Policial (DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado por roubo. Ele já encontra-se à disposição da Justiça.   Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE.

Colabora Inova - Estudo da UFC inédito no mundo sugere que moléculas criadas em laboratórios podem bloquear coronavírus

 Um estudo desenvolvido na Universidade Federal do Ceará pode trazer novas possibilidades de tratamentos preventivos contra a covid-19, impedindo a infecção pelo SARS-COV-2 (novo coronavírus). De forma inédita, os pesquisadores da UFC apontaram, por meio de estudos in silico, que moléculas sintéticas, criadas a partir de proteínas encontradas em plantas, podem agir para bloquear a ação do vírus.

O estudo, publicado no International Journal of Biological Macromolecules, importante jornal de divulgação científica, avaliou a eficácia de oito moléculas (chamadas de peptídeos) que interagem com o vírus para impedi-lo de se comunicar com a proteína humana que o "recebe". Essa é a primeira vez no mundo que uma pesquisa utiliza peptídeos sintéticos para tentar bloquear a infecção por coronavírus.

As oito moléculas estudadas apresentaram interação com o vírus, mas duas em especial, batizadas de Mo-CBP3-PepII e PepKAA, apresentaram melhores resultados e devem ganhar estudos mais aprofundados para ter sua ação preventiva comprovada. A conclusão dos pesquisadores, com base nos resultados, é que elas possuem potencial para desenvolvimento de novos medicamentos.

O Prof. José Tadeu Oliveira, um dos pesquisadores que assina o estudo, alerta, porém, que o caminho até a produção de drogas ainda é longo. "Essa pesquisa não significa a cura da doença. É uma pesquisa básica que mostra alternativas de combate à covid-19, impedindo que o vírus tenha acesso às células humanas. A ação desses peptídeos verificada in silico terá, necessariamente, de ser comprovada em estudos in vitro e in vivo", ressalta.

Participam ainda da investigação o pesquisador da UFC Pedro Filho Noronha de Souza, o Prof. Cleverson Freitas e os estudantes de doutorado Francisco Eilton Lopes e Jackson Amaral. A concepção dos peptídeos foi feita em laboratório a partir de proteínas encontradas em plantas como acácia-branca, erva-estrelada e mamona, amplamente disponíveis na biodiversidade brasileira e já utilizadas para estudos anteriores, pelo mesmo grupo, contra outros microrganismos.

COMO FUNCIONA – Para impedir a infecção, os peptídeos induziram alterações na estrutura da principal proteína do coronavírus, a spike, que fica do lado exposto do envelope lipídico do vírus e tem formato de espinho. É ela que interage com a proteína ACE2, que se localiza na superfície da membrana de células humanas e serve como porta de entrada para a infecção.

As simulações mostraram que, uma vez alterado na sua principal ferramenta de entrada, o SARS-COV-2 fica impossibilitado de interagir de forma eficaz com a ACE2, não podendo entrar na célula. Sem essa ligação, não ocorre a replicação do vírus no organismo e não há infecção. Porém, a pesquisa permanece, por enquanto, no campo da teoria, já que foram feitos apenas testes in silico, ou seja, em modelos de simulação de algoritmo. Novos estudos ainda devem ser feitos para gerar resultados mais conclusivos.

Uma parceria com pesquisadores alemães já está sendo estudada, o que possibilitará os estudos in vitro. "Não temos o vírus e as células humanas em laboratório, então podemos sintetizar os peptídeos e entregá-los para que o SARS-COV-2 seja posto em contato com essas moléculas em culturas de células humanas, avaliando o comportamento [dos peptídeos] na prática", explica o Prof. Tadeu.

Há ainda outros fatores a serem considerados, dependentes de futuras análises, como o caráter mutacional do SARS-COV-2, por exemplo. Além disso, há um receptor secundário, que, em situações específicas de laboratório, se apresentou como porta de entrada alternativa para o vírus: a proteína CD209L, presente nas células do pulmão, não testada pela pesquisa, mas que serve de âncora para o acesso do SARS-COV-1 às células e pode também funcionar para o SARS-COV-2.

O estudo foi desenvolvido por meio de parceria entre o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Leia o artigo (em inglês) publicado no International Journal of Biological Macromolecules.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.