Pular para o conteúdo principal

Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética País compete domingo (21) no Mundial por equipes em Antalya (Turquia)

  A seleção brasileira de atletismo disputa neste domingo (21)  o Mundial de marcha atlética por equipes, em Antalya (Turquia), que reunirá 431 atletas de 52 países, que buscam a classificação para a Olimpíada de Paris. Com duas vagas individuais (Caio Bonfim e Erica Sena) garantidas em Paris na prova dos 20 quilômetros, o Brasil quer carimbar mais algumas no revezamento misto, prova que estreará no programa olímpico dos Jogos de Paris. A delegação brasileira conta com 14 atletas (seis mulheres e oito homens) no Mundial de Antaly. Duas duplas competirão na maratona no revezamento misto: Caio Bonfim e Viviane Lyra, e Gabriela Muniz e Max Batista dos Santos.  Eles completarão a distância de 42.195 km em etapas: a primeira delas - 12.195 km - será percorrida por um atleta homem, e depois os atletas (mulheres e homens) se alternarão nos demais trechos de 10 km.  As primeiras 22 equipes carimbam vaga em Paris 2024. Além disso, as cinco primeiras colocadas ganham o direito de garantir uma se

Ocupação Tradição dá início a programação online do Teatro Carlos Câmara

 



Cursos, teatro, shows e reisado fazem parte da extensa agenda de atividades


O Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) está com nova programação, diversificada, gratuita e online. Serão dez dias de intensas atividades que contemplam shows, espetáculos, oficina de toy-arte, curso de fotografia básica, entre outros. A programação tem início no dia 15/09 (terça-feira) e segue até o dia 26/09 (sábado)


Encerrando o ciclo da Ocupação Tradição – do Cariri à Fortaleza, todas as atividades programadas para acontecer presencialmente no Teatro foram readaptadas para chegar ao público remotamente, mas sem perder a beleza e a poesia inerentes a linguagem artística. A programação tem início na próxima terça-feira (15/09), às 17h, com uma Live sobre o processo artístico das Ocupações, uma conversa aberta com representantes das 5 instituições que já assumiram a gestação do TCC: Pavilhão da Magnólia, Teatro Novo, Teatro Máquina, É o Gera e Associção Movimentos. A ideia é discutir este modelo de ocupação dentro de uma política pública da Secult. Mediada pela diretor do equipamento, Fernando Piancó, a Live terá ainda a presença do secretário de Cultura, Fabiano Piúba. No mesmo dia, o TCC dá início ainda a um mini-curso de fotografia básica. Com carga horária de 20h/aulas a proposta é iniciar o aluno na fotografia profissional através de suas técnicas, elementos e recursos de como usar câmeras fotográficas DSRL. O curso tem duração de dez dias. 


Na quarta-feira (16/09), às 17h, a programação tem início com o espetáculo 'Heróis em Casa'. Adaptado para as plataformas digitais, a obra ganha ares de documentário sem deixar de fora nenhum elemento da narrativa que conta com adereços, músicas e toda uma ambientação que compõe a aura artística do trabalho de Edvaldo Batista, que conta ainda com a participação especial do bailarino e percusionista Jonh Morais, responsável pela musicalização do espetáculo. Logo após a apresentação, Edvaldo dá início a uma live com o diretor do teatro, Fernando Piancó, para falar sobre os processos artísticos do espetáculo. Às 20h,a Orquestra Transversal apresenta o curta-metragem “Fé”.Nele, os artistas explicam o processo criativo para a concepção das músicas Fé e Isabella, concebidas durante o Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes (2019), sob tutoria da flautista, pianista e compositora Léa Freire. O vídeo é um bonito passeio pelas duas canções executadas coletivamente pelos músicos, cada um de suas casas, formando um mosaico musical emocionante. O curta ganha ainda a participação do aclamado flautista e coordenador da Orquestra, Heriberto Porto. Logo em seguida, os músicos Heriberto Porto e Ailton Santana batem um papo na Live que tem como tema 'O curso de música da UECE: o que você sempre quis saber e agora você pode perguntar'.


Na quinta-feira (17/09), às 17h, a programação é voltada para o público infantil com a Cia Luz do Conto, que apresenta o espetáculo 'Entre Histórias e Cirandas'. Encenado por uma contadora de histórias e três músicos, o grupo de Juazeiro do Norte traz histórias colhidas da literatura oral de domínio público embaladas por cantidas e brincadeiras populares. Na sequencia, às 17h30, o público será convidado para um passeio virtual pelo Projeto Terreiro em Movimento. A exposição, idealizada pelo fotógrago Emrah Kartal, traz o registro fotográfico de doze Mestres e Mestras de Reisado da Tradição do Cariri. Às 20h, a banda Nossa Senhora de Nazaré apresenta o show 'Sem música o sertão não dança', que faz um passeio pelos clássicos da música nordestina. Às 20h30, a Associação Movimento apresenta o 'Projeto Canto de Reis'. Em formato documental, a Associação traz a trajetória do festival que acontece há seis anos na região do Cariri e que trabalha diretamente com os mestres e mestras do reisado. Após o doc, Beth Fernandades, coordenadora, e Dane de Jade, curadora, batem um papo na live sobre o processo de criação desse importante festival. 


Abrindo a programação para o final de semana,na sexta-feira (18/09), às 17h, o público será convidado para um percurso criativo pela exposição 'O incrível cinema de Chaplin', da CIA Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras e Chaplin Cearense. Neste trabalho, o artista de rua Pablo utiliza toda a sua experiência de anos interpretando o muso do cinema mudo aliada aos mais diversos recursos tecnológicos. O resultado é um trabalho incrível e instigante pela obra de Chaplin.Logo após o espetáculo, ás 17h30,o público será direcionado a outra plataforma para participar da Oficina de Palhaçaria no Universo Chapliniano. Por meio do Google Meet, Pablo ministrará o workshop que terá carga horária de 2 horas. Às 20h, o show fica por conta de Joana Lima Verde, que interpreta as canções do grande compositor cearense, Ednardo. Pavão misterioso, Beira mar, Terral, Ingazeiras e muitas outras canções do artista fazem parte do repertório de Joana, que canta acompanhada pelo violonista David Simplício. Em seguida, Joana Lima Verde e Mona Gadelha, batem um papo na Live 'Os 40 anos do movimento Massafeira Livre'.


Já no sábado (19/09), às 17h, o realizador audiovisual e fotógrafo Txai Costa apresenta o ensaio fotográfico 'Assaré Fragmentos'. Na adaptação para o online, o fotógrafo transmutou o que seria exposição em um trabalho documental sensível e visual onde fala sobre seu processo de pesquisa para a construção fotográfica do projeto. Logo em seguida, às 17h30, Txai participa de live no Instagram do equipamento. Na conversa com o também fotógrafo Emrah Kartal, os artistas falam sobre as novas narrativas em fotografia documental. Às 20h, a OFICARTE Teatro & Cia apresenta 'Cuia'. Na adaptação os artistas Frank Lourenço, Flávio Gonçalves e Márcia Oliveira falam sobre o processo criativo do espetáculo. O doc intercala as experiências vividas pelos integrantes durante a concepção de Cuiacom imagens da peça e adaptações de trechos do texto, dividindo os desafios da construção teatral com público. 


Quarta-feira (23/09), às 17h, a artista Simone Barreto ministra a oficina de Toy-arte 'Artificium', na qual ensina um tutorial para a construção de bonecas a partir de materiais que se tenha em casa. Às 20h,Ana Cristina Viana e Solange Teixeira apresentam 'Trancafiadas', que narra por meio de pequenas crônicas situações cotidianas. No projeto, as artistas explicam a possível origem do dicionário cearensês e ilustram por meio do video “fumando numa quenga” a aplicação desse dicionário numa situação cotidiana, com direito a legenda pra quem não domina o “dialeto”. Na sequência, as atrizes iniciam a live 'Processo Criativo na Quarentena' para falar sobre o divertido projeto, que teve início durante o período de isolamento social.


Na quinta-feira (24/09), às 17h,a programação infantil fica por conta do Cangaias Coletivo Teatral com 'O Regresso dum barquinho de papel'. Na apresentação, os atores Gabi Gomes e Luis Carlos Shinoda, cada um de sua casa, utilizam recursos manuais e tecnólogicos para dar vida ao 'espetáculo', que nesta adaptação ganha ares de leitura dramática com o bônus de uma live com os artistas para falar sobre processo criativo. Às 20h, o grupo Kafka Cractos apresenta o show Pluralidade Cariri, que traz para o virtual em formato mini-doc a trajetória do grupo, que conta ainda com imagens de diversos shows da banda, que versa sobre a pluralidade cultural da região. 


Na sexta-feira (25/09), às 17h, a programação abre espaço para o Reisado dos Irmãos, do Mestre Antônio Evangelista, tesouro vivo da cultura, e da Guerreira Santa Madalena. Naturais de Juazeiro do Norte, os dois grupos trazem os cantos e os louvores que permeiam o ritual do ciclo de reis. Às 17h30, a coordenadora da Ocupação Tradição, Beth Fernandes, bate um papo descontraído, no mais saboroso estilo de conversa de terreiro, com o Mestre Antônio sobre as readaptações da cultura do reisado para o meio digital. Às 20h, Quinteto Agreste traz o vídeo espetáculo 'Patativando'. Com narração e comentários do Maestro Tarcício Lima, o show traz boa parte do repertório do grupo, que passeia por obras de Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga, Zé Dantas, Edu Lobo, entre outros grandes nomes. 


Para fechar a programação com chave de ouro, no dia 26/09, às 17h, a Live de encerramento 'Cabarés Cênicos'reúne os principais diretores que participaram da Ocupação. Na conversa, o público poderá trocar experiências sobre o fazer artístico com os diretores Sidney Cruz (RJ) e Fernando Yamamoto (RN), com o ator e músico Orlângelo Leal e integrantes do Grupo Caixa Cênica (SE) e Comedores de Abacaxi (CE). A conversa será mediada pelo diretor do Teatro Carlos Câmara, Fernando Piancó e transmitida através do canal do YouTube da Secult/Ce.


Mais sobre a Ocupação Tradição - Do Cariri a Fortaleza

Esta é a primeira vez que uma instituição fora de Fortaleza vence o edital de ocupação do Teatro Carlos Câmara. Originária de Juazeiro do Norte, a Associação Movimentos atua há sete anos na região do Cariri, desenvolvendo projetos culturais e artísticos com foco em intercâmbios e trocas culturais. 

É justamente este espírito que permeia toda a programação a ser executada até maio, no Teatro Carlos Câmara: pensar, atuar e provocar a cultura de tradição na perspectiva de circularidade cultural, propondo um diálogo entre erudição e o popular, o tradicional e o moderno, nas manifestações culturais da sociedade.

A Ocupação Tradição está estruturada em três eixos que entrelaçam linguagens e produtos artísticos e culturais: “Cenação”, voltada para as artes cênicas, propondo um intercâmbio entre grupos locais e nacionais; “Canto Popular”, unindo música e literatura, por onde ecoarão os sons e cantos dos Mestres da Cultura e de Repentistas, aliando performances a sons eruditos e populares; e “Tradição Integrada”, com foco nos folguedos e seus rituais, levando a cultura popular tradicional para um diálogo com as linguagens da fotografia, artes visuais e audiovisual.

Para levar este desafio adiante, a Associação Movimentos selecionou 28 grupos artísticos dos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Russas, Itapipoca, Baturité, Aquiraz e Capistrano, que irão compor a programação do período da ocupação, refletindo um mosaico cultural que contempla desde os mestres de tradição popular e demais artistas aos articuladores, produtores e gestores culturais, além do público, com especial destaque para a região do Cariri.


Programação dia a dia TCC Online:


15 de setembro


Às 17h

Abertura programação- Live Processo Artístico das Ocupações 

Participantes:Fabiano Piúba, secretário de cultura, Pavilhão da Magnólia, Teatro Novo, Teatro Máquina, É o Gera e Associação Movimentos. 

Mediacão:Fernando Piancó - diretor do TCC

ONDE:Canal YouTube Secult/ce -https://www.youtube.com/channel/UCVckZREupHqHkoS7MmxwH9w



Início do Curso de Fotografia Básica

Inscrições:minicursodefotografiabasica@gmail.com

Plataforma:Google Meet

Carga horária: 20h/aulas

Duração:De 15 a 26 de setembro



16 de setembro


Às 17h

Espetáculo Heróis em Casa + Live com Edvaldo Batista e Fernando Pianço (Diretor do TCC)

Onde:via @teatrocarloscamara


Às 20h

Orquestra Transversal apresenta curta-metragem “Fé” + Live 'O curso de música da UECE: o que você sempre quis saber e agora você pode perguntar'

Onde:via @teatrocarloscamara


Às 20h30

Live'O curso de música da UECE: o que você sempre quis saber e agora você pode perguntar' com Heriberto Porto e Ailton Santana

Onde:via @teatrocarloscamara

17 de setembro

Às 17h

Infantil

Espetáculo Entre Histórias e Cirandas - Cia Luz do Conto 

Onde:via @teatrocarloscamara


Às 17h30

Passeio Virtual pela Exposição do Projeto Terreiro em Movimento

Onde:via @teatrocarloscamara


Às 20h

Show ‘Sem Música o Sertão não Dança’

Onde:via @teatrocarloscamara


Às 20h30

Apresentação do Projeto Canto de Reis (documentário) + Live sobre o processo de criação desse importante festival da Região do Cariri

Onde:via @teatrocarloscamara


18 de setembro

Às 17h

Percurso Criativo pela exposição ‘O Incrível Cinema de Chaplin’

Onde:via @teatrocarloscamara


Às 17h30

Oficina de Palhaçada no Universo Chapliniano com Apolinário

Onde:Google Meet/ https://meet.google.com/cuw-rqze-eys


Às 20h

Show com Joana Lima Verde canta Ednardo 

Onde:via @teatrocarloscamara


Às 20h30

Live 'Os 40 anos do movimento Massafeira Livre' com Joana e Mona Gadelha

Onde:via @teatrocarloscamara


19 de setembro

Às 17h

Exposição Documental de ‘Assaré Fragmentos’, do fotógrafo Txai Costa

Onde:via @teatrocarloscamara


Às 17h30

Live Novas narrativas em fotografia documental com Txai Costa e Emrah Kartal 


Às 20h

Oficarte Teatro & Cia apresenta ‘Cuia’

Onde:via @teatrocarloscamara



23 de setembro

Às 17h

Oficina de Toy-arte Artificium com Simone Barreto

Onde:via @teatrocarloscamara


Às 20h

Projeto Trancafiadas apresenta ‘Fumando numa Quenga’ + Live ‘Processo criativo na Quarentena’ com Ana Cristina Viana e Solange Teixeira

Onde:via @teatrocarloscamara



24 de setembro

Às 17h

Infantil

Espetáculo ‘O Regresso dum barquinho de papel’ com Cangaias Coletivo Teatral + Live com Gabi Gomes e Luis Carlos Shinoda

Onde:via @teatrocarloscamara



Às 20h

Show Pluralidade Cariri

Onde:via @teatrocarloscamara



25 de setembro

Às 17h

Apresentação Reisado dos Irmãos e da Guerreira Santa Madalena

Onde:via @teatrocarloscamara


Às 17h30

Live com Mestre Antônio Evangelista, tesouro vivo da cultura, e Beth Fernandes (coord. Ocupação Tradição)

Onde:via @teatrocarloscamara


Às 20h

Quinteto Agreste apresenta espetáculo ‘Patativando’

Onde:via @teatrocarloscamara


26 de setembro

Às 17h

Live de Encerramento: Cabarés Cênicos

Onde:Canal YouTube Secult/ce -https://www.youtube.com/channel/UCVckZREupHqHkoS7MmxwH9w


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.