Pular para o conteúdo principal

Torneio de Xadrez reúne jogadores neste sábado (30) no RioMar Kennedy

    Os fãs de xadrez podem realizar as inscrições até o dia da competição e concorrer a premiações em dinheiro (Fotos: Divulgação)     Neste sábado, dia 30 de março, o RioMar Kennedy , em parceria com a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará , e apoio da Liga Brasileira de Xadrez , realiza um Torneio Aberto de Xadrez para o público de todas as idades. Com início da primeira rodada às 15h , a competição acontecerá na Praça de Alimentação, no Piso L3.   “Teremos jogadores fortes confraternizando com a garotada iniciante, interação muito importante e prazerosa para o jogo.  Vale lembrar que todos podem se sentir aptos a brincar e trabalhar a mente”, diz o fundador da Liga Brasileira de Xadrez,  Francisco Ari Maia Júnior .   Para participar do torneio é necessário se inscrever na Liga Brasileira de Xadrez ( https://lbx.org.br/cadastro ), sem custos, e realizar cadastro no Google Forms.  As inscrições são no valor de R$ 30 para pagamento feito até dia 28/3 e R$ 50 para inscri

Ceará Natal de Luz 2020 terá Coral da Luz percorrendo a cidade em caminhão iluminado e 14 espetáculos online

 

 

O evento natalino começa próximo dia 30 de novembro e, devido à pandemia, apostará em apresentações no Youtube. O tema deste ano é “Seja amor, seja luz"

 

O Ceará Natal de Luz chega a 24ª edição sendo mais do que um evento de entretenimento natalino para cearenses e turistas. Ao longo de sua trajetória, tem iluminado a cidade com temáticas socioambientais e com uma decoração original que enaltece a nossa cultura, agregando símbolos regionais à programação visual. Neste 2020, em meio a tempos tão desafiadores, o amor ao próximo é a luz que ilumina o mundo. Por isso, esse ano, o lema do evento realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza será “Seja amor, seja luz”.

 

Para o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, o amor renasce ainda mais forte em nós no Natal e se coloca como esperança de um mundo melhor inspirando o Ceará Natal de Luz 2020. “O evento abraça todas as artes, levanta as bandeiras do amor ao próximo, do zelo pela cidade, do cuidado com o meio ambiente e do plantio de boas sementes de fraternidade e paz. A arte é o ingrediente fundamental para todo este espetáculo”, completa.

 

Esse sentimento está traduzido no cuidado dos profissionais da saúde, no gesto solidário, na celebração de vizinhos nas varandas, em uma videochamada reunindo familiares ou desconhecidos, em uma ligação com uma palavra amiga ou na música unindo virtualmente pessoas em um canto para a paz.

 

Caminhão da Luz

Em respeito aos protocolos sanitários de combate à covid-19, o Ceará Natal de Luz 2020, que será realizado entre os dias 30 de novembro e 23 de dezembro, terá 14 espetáculos artísticos-culturais transmitidos em formato online no canal do evento no Youtube e apresentações especiais e itinerantes do Coral da Luz.

 

O grupo formado por crianças e adolescentes que é uma das atrações mais esperadas do evento natalino não se apresentará das sacadas do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira, como ocorre desde 2002. Os meninos e meninas percorrerão ruas e avenidas de Fortaleza, a partir de 1º de dezembro, em um caminhão todo iluminado e decorado com os adornos de Natal.

 

“Nós já realizamos o Coral Itinerante em anos anteriores, mas não em um caminhão todo adaptado. Desta vez, além de levar a magia do Natal para toda a cidade, quem vai ficar nas sacadas das casas e apartamentos é o público que vai acompanhar as crianças e também jovens cantando hinos e músicas clássicas do Natal”, explica Assis Cavalcante, acrescentando que a medida foi necessária para evitar aglomeração e também para não deixar as crianças e adultos sem essa atração tão encantadora.

 

Online

Já as tradicionais apresentações com artistas da música popular, orquestras, cameratas, tenores e bandas juvenis de música erudita, acontecerão de forma online direto de importantes equipamentos culturais e pontos turísticos da Capital. Entre os locais que receberão os 14 espetáculos estão o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar, a Praça José de Alencar, a Praça Portugal, o Espigão da Praia de Iracema, o Teatro Edisca e a CDL de Fortaleza. Os espaços não terão acesso livre ao público, que poderá acompanhar tudo de casa.

 

Abertura

A abertura será no Cineteatro Teatro São Luiz, no dia 30 de novembro, a partir das 20h45, com um espetáculo natalino diferenciado e especial online. Com roteiro do grupo teatral Asterisco, o musical promete emocionar o público. Além dos atores, a apresentação contará com a participação do Coral da Luz, dos sanfoneiros e compositores Waldonys e Ítalo Poeta, e das cantoras Roberta Fiúza e Ana Ruth. A tão aguardada chegada do Papai Noel, uma atração à parte, usará da tecnologia e efeitos especiais para encantar a criançada e os adultos.

 

Além da estreia que será em uma segunda-feira, os outros espetáculos online vão ser transmitidos às quartas-feiras (20h45), às sextas-feiras (20h), aos sábados (18h) e aos domingos (19h), no mês de dezembro.

 

100 anos TJA

Um destaque especial vai para as apresentações no Theatro José de Alencar (TJA), que, pela primeira vez, receberá apresentações do Ceará Natal de Luz. E a escolha do local não foi à toa. Neste ano de 2020, o TJA, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), comemorou 110 anos de inauguração, completados em 17 de junho.

 

O TJA é reconhecido como um dos palcos mais importantes do país, tendo já recebido em sua história os principais grupos de teatro, dança, orquestras e artistas de renome local, nacional e internacional. É um dos raros exemplares de arquitetura nacional de teatro jardim. Tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional em 1964, é uma referência artística e turística nacional e desempenha importantes papéis na vida cultural cearense.

 

Curadoria

O Ceará Natal de Luz conta com a direção artística do Maestro Poty, apelido carinhoso do músico Potiguar Fernandes Fontenele, que conquistou o Ceará, o Brasil e o mundo, ao longo de sua carreira iniciada ainda aos 15 anos de idade, quando no curso de Tecnologia em Estradas, se engajou no coral da Escola Técnica do Ceará, hoje, IFCE.

Árvores de redes

Adaptações à parte por causa da pandemia, o Ceará Natal de Luz resgata uma das marcas do evento que mais faz sucesso entre cearenses e turistas, as árvores de rede. Os símbolos natalinos construídos nas Praças do Ferreira (25 metros de altura), no Centro, e Portugal (36 metros de altura), na Aldeota, são formados por mais de 200 redes cada.

 

O produto artesanal foi usado pela primeira vez para a construção das árvores de Natal da Capital cearense, em 2007. De lá para cá, outras árvores foram montadas com esse formato, mas em 2020, a escolha tem um significado emblemático.

 

“Queremos transformar o Natal em algo mais próximo da gente, mais regional. A rede tem essa história do agregar, do aconchego. Este ano foi difícil para todo mundo, e esse elemento tem um pouco disso. O armador remete à força e a rede traz aconchego”, reflete Pablyto Leivio, publicitário e sócio-proprietário da DP Arquitetura, empresa responsável pelo projeto arquitetônico.

 

Decoração

Os elementos e a iluminação do Natal de Luz inspirados nos traços de Mino Castelo Branco e Espedito Seleiro enfeitarão os seguintes órgãos, entidades e prédios públicos: Paço Municipal (sede da Prefeitura de Fortaleza), Palácio da Abolição (sede do Governo do Estado), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), Faculdade CDL, Estoril, Universidade de Fortaleza (Unifor), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), Instituto Histórico do Ceará, Câmara Municipal de Fortaleza e Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região (TRT).

 

Também serão decorados o Parque Pajeú, a rua Floriano Peixoto, a avenida Monsenhor Tabosa, as Praças do Ferreira, Cristo Redentor, José de Alencar, Portugal e Luíza Távora, e a Lagoa da Parangaba.

 

Consciência ambiental

A campanha pelo verde que troca garrafas plásticas por mudas, reduzindo os problemas climáticos, renova mais uma vez a consciência ambiental e deve distribuir 100 mil mudas neste ano. A iniciativa que teve início em 2007 tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi fincada uma muda de pau-brasil na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Entre as espécies distribuídas mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê.

 

Parceiros

O Ceará Natal de Luz 2020 é uma realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e da CDL de Fortaleza, e do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi/Fiec, Café Santa Clara, Casa Pio, Newland, Unimed Fortaleza, Normatel, EnelIndaiá, Esmaltec, Nacional Gás, Zenir e Banco do Nordeste.  E tem ainda o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Governo, do Governo do Estado do Ceará, da Assembleia Legislativa do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Faculdade CDL, do Sindiônibus e do Sistema Verdes Mares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.