Pular para o conteúdo principal

Fortaleza abrigará Centro Integrado de Segurança Pública (CISP)

 


Fortaleza abrigará, em região estratégica da Cidade, um novo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Na manhã desta quinta-feira (07/01), o prefeito da Capital, José Sarto (PDT), participou, ao lado do governador Camilo Santana (PT), da solenidade de assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras do complexo. O equipamento será edificado nas imediações das avenidas Borges de Melo e Aguanambi e reunirá as sedes administrativas de diferentes esferas de atuação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
 
Oriundos do Governo do Estado, os investimentos iniciais superam a ordem dos R$73 milhões. O projeto prevê a integração das sedes da SSPDS, da Polícia Militar (PMCE), da Polícia Civil (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e do Centro Integrado de Inteligência. Além da interligação com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), será paralelamente implantado um centro de convivência.
 
As estruturas estarão distribuídas em área equivalente a 80 m². Ao assegurar maior eficiência administrativa, operacional e logística, a iniciativa ampliará a sensação de segurança a quem transita pela Cidade. Parabenizando o governador Camilo Santana, Sarto reiterou os benefícios qualitativos estimados. “Do ponto de vista geoestratégico, esta região é bastante privilegiada e facilitará os deslocamentos. A interlocução entre as forças de segurança irá, de forma intersetorial, qualificar a prevenção e, quando necessário, a repressão à criminalidade. Certamente, irá contribuir para a melhoria dos indicadores da violência”, destacou.
 
Na ocasião, Camilo Santana enfatizou os investimentos desprendidos em inteligência em defesa da Capital. “Aqui, temos uma localização privilegiada, com acesso rápido e avenidas duplicadas. Vamos ter um dos mais modernos centros de inteligência e operações táticas do Brasil. Isso vai dar agilidade, facilitar e integrar cada vez mais o trabalho. Não temos medido esforços em fazer investimentos em inteligência, pessoal e equipamentos. Essa é uma modelagem utilizada no mundo inteiro, que é a integração das forças públicas”, disse.
 
O governador destacou, também, a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza. “O Coronel Holanda, novo secretário da Segurança Cidadã do Município, irá desempenhar importante papel para o trabalho de integração e valorização dos profissionais e das ações da segurança pública”, acrescentou.

Equipamentos públicos e serviços urbanísticos
 
Os recursos aplicados contemplam, ainda, a instalação de equipamentos públicos e a realização de serviços urbanísticos e paisagísticos. Além da manutenção de zonas verdes, haverá a implantação de academia ao ar livre, pista de cooper, Brinquedopraça, Areninha e estruturas de acesso e circulação.
 
Entenda a localização
 
O CISP estará situado nas proximidades da Base Aérea de Fortaleza e utilizará o terreno do Quartel do Comando da Polícia Militar, além de área adjacente, cedida pela União, de cerca de 35 mil m² entre as avenidas Aguanambi e Borges de Melo.


Acompanharam a assinatura da ordem de serviço do CISP o comandante-geral da PM, coronel Márcio de Oliveira, o comandante do CBMCE, coronel Ronaldo Araújo, o delegado-geral da PCCE, Marcus Rattacaso, o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, Helano Matos Nogueira, além do titular da Superintendência de Obras Públicas, Quintino Vieira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.