Pular para o conteúdo principal

Uece ofertará 296 vagas em cursos gratuitos de formação profissional da área de Tecnologia da Informação

 

Até 2024, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil demandará cerca de 420 mil profissionais anualmente, segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Para contribuir no atendimento à demanda do setor, que hoje já enfrenta déficit de mão de obra qualificada, e dar oportunidade de emprego formal aos jovens, os Ministérios da Educação e da Economia lançaram, neste mês, o programa piloto Qualifica Mais-Emprega Mais, que ofertará, por meio da Universidade Estadual do Ceará (Uece), 296 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos para jovens que residem em Fortaleza ou na região metropolitana. Os estudantes que concluírem os cursos serão auxiliados para inserção no mercado de trabalho.

"Trata-se de um projeto piloto e a Uece é uma das sete instituições de ensino escolhidas em todo o Brasil para participar do programa, tendo sido selecionada por sua experiência na oferta de cursos na área de TIC, em Educação a Distância (EaD) e no desenvolvimento profissional dos jovens. Mais do que a formação técnica, a Uece se preocupa em auxiliar os estudantes no desenvolvimento de competências e na preparação para o ingresso e permanência no mercado de trabalho", destaca a professora Germana Paixão, coordenadora de Ensino do Pronatec/Funece.

Conforme a professora, as 296 vagas disponíveis para o Ceará serão distribuídas em três cursos on-line na área de TIC: Programador de Sistemas (136 vagas), Programador Web (136 vagas) e Programador de Dispositivos Móveis (24 vagas). Cada curso terá a duração de aproximadamente 200 horas. A previsão é que as aulas tenham início no dia 10 de maio.

Inscrições

Os interessados nos cursos deverão participar da seleção virtual por meio da plataforma EduLivre (https://www.edulivre.org.br/oportunidades/detalhes/608/qualifica-mais/logged/1635083), onde preencherão uma trilha educacional e terão a oportunidade de conhecerem o contexto do mercado de trabalho no qual pretendem se inserir. A trilha ficará aberta até o dia 11 de abril e contará com informações sobre os cursos e postos de trabalho a eles relacionados, além de apresentar aos candidatos alguns exercícios sobre o conteúdo apresentado na própria trilha.

A partir do dia 12 de abril, os participantes selecionados receberão um e-mail para a confirmação de matrícula, enviado diretamente pela Uece. Para a realização da matrícula, é necessário ter até 29 anos, Ensino Médio completo e residir em Fortaleza ou na região metropolitana.

Saiba mais

Em todo o Brasil, o programa Qualifica Mais-Emprega Mais ofertará 6.069 vagas gratuitas em 11 regiões metropolitanas: Fortaleza, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :