Pular para o conteúdo principal

Corpo de Bombeiros evita oito afogamentos e fiscaliza cumprimento do decreto estadual

 

Corpo de Bombeiros evita oito afogamentos e fiscaliza cumprimento do decreto estadual

Guarda-vidas salvam oito banhistas, sendo quatro turistas

Corpo de Bombeiros evita oito afogamentos e fiscaliza cumprimento do decreto estadual. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou, durante todo o domingo (27), para evitar aglomerações e afogamentos na região da Leste-Oeste, Caça e Pesca e na Praia do Futuro, em Fortaleza. Assim como, no Icaraí, Cumbuco e Barra do Cauípe, em Caucaia, nas Áreas Integradas de Segurança 10 (AIS 10) da Capital e 11 (AIS) do Estado.

Os resgates

Na praia do Futuro, oito resgates foram realizados, onde os militares do posto de guarda-Vidas 01 (PGV-01 – Barraca Cuca Legal) resgataram 3 vítimas em duas ocorrências. O primeiro, sendo um resgate duplo, pai e filho, turistas mineiros com idades de 44 e 09 anos, por volta das 14h50min. O segundo resgate, um turista de Santa Catarina com idade de 29 anos, por volta das 14h58. Ao todo o cabo Victor e o soldado Filgueiras realizam dois resgates, salvando três vidas.

  

Áudio do cabo Antonio Victor Castelo Krichanã da Silva, do posto de guarda-vidas 01, na barraca Cuca Legal.

Enquanto que o posto de guarda de guarda-vidas 02 (PGV-02 – Barraca Vira Verão) resgataram quatro vítimas, em três ocorrências. O primeiro, sendo um resgate de um turista do Rio de Janeiro com idade de 23 anos, por volta das 14h28min. O segundo resgate, uma cearense do Bairro Parangaba, com idade de 28 anos, por volta das 15h30. O terceiro resgate, sendo duplo, de duas crianças cearenses do Bairro Montese, com idades de 10 e 12 anos, por volta das 15h50. Ao todo o soldado Paulo Gurgel e o soldado Allef realizam três resgates, salvando quatro vidas. Contudo, o PGV-02 também atuou no caso de uma criança de 7 anos de idade, residente no Bairro Presidente Kennedy, perdida que foi encontrada, por volta das 11h40 e entregue a sua responsável.

Áudio do soldado Edilson Allef Silva de Oliveira, do posto de guarda-vidas 02, na barraca Vira Verão.

O último resgate ocorreu no posto de guarda-vidas 11 (PGV-11 – Caça e Pesca – Sabiaguaba (Moto Aquática). Uma criança de 11 anos de idade, residente na Sabiaguaba, foi atravessar o caça e pesca e cansou no meio, a moto aquática, viu e realizou o resgate. O soldado De Castro e o soldado Moraes realizaram um resgate, salvando uma vida.

Resumo da operação

Em síntese, o Corpo de Bombeiros evita oito afogamentos por meio de seis resgates. Atuaram os postos de guarda-vidas 01, 02 e 11 da Praia do Futuro. Foram salvas vidas de quatro cearenses, dos bairros Montese, Parangaba e Sabiaguaba e quatro turistas, sendo três dois de Minas Gerais, um do Rio de Janeiro e um de Santa Catarina. Contudo, o PGV 02 também atuou em uma ocorrência de criança perdida com final feliz.

Os guarda-vidas de Caucaia não realizaram resgate em ocorrência de afogamento, no entanto, no geral, tanto em Caucaia como em Fortaleza, foram realizadas cerca de 700 prevenções junto aos banhistas.

A 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou vinte e oito guarda-vidas em onze postos, além de quatro quadriciclos, uma viatura 4×4, duas motos aquáticas, uma no caça e pesca e outra na 31 de março, juntamente com uma ambulância tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

Enquanto que a  2ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou dezesseis guarda-vidas em sete postos, além de dois quadriciclos e duas viaturas 4×4 e uma ambulância tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

57ª Semana de Prevenção - Corpo de Bombeiros lança Operação “Praia Segura”

Prevenção

Tanto em Caucaia como em Fortaleza, os bombeiros tiveram que atuar na prevenção, reforçando o cumprimento do decreto estadual contra a Covid-19. Durante a tarde, os bombeiros tiveram o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para que a praia fosse liberada, evitando aglomerações e reduzindo o número de banhistas.

O CBMCE reforça a necessidade de manter os cuidados para evitar a propagação do coronavírus.

Atenção redobrada

O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas sobre os cuidados que devem ser tomados ao entrar no mar. Procure orientação dos guarda-vidas que ficam de prontidão nos postos da orla marítima para que eles possam informar quais os melhores locais para o banho em segurança e evitar áreas com correntezas. Os responsáveis pelas crianças devem redobrar a atenção e não deixar que estas entrem no mar sem a supervisão de um adulto.

Se for consumir bebida alcoólica, os bombeiros recomendam que o banhista não entre no mar, já que a bebida altera a percepção e a capacidade de discernimento das situações. Em todas as ocorrências de afogamento, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente. Mesmo que o banhista saiba nadar, ele pode correr risco de se encontrar na mesma situação da vítima de afogamento. Então, procure os guarda-vidas dos Bombeiros nas praias ou ligue para o número 193.

Vidas alheias e riquezas salvar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!