Pular para o conteúdo principal

Corpo de Bombeiros evita oito afogamentos e fiscaliza cumprimento do decreto estadual

 

Corpo de Bombeiros evita oito afogamentos e fiscaliza cumprimento do decreto estadual

Guarda-vidas salvam oito banhistas, sendo quatro turistas

Corpo de Bombeiros evita oito afogamentos e fiscaliza cumprimento do decreto estadual. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou, durante todo o domingo (27), para evitar aglomerações e afogamentos na região da Leste-Oeste, Caça e Pesca e na Praia do Futuro, em Fortaleza. Assim como, no Icaraí, Cumbuco e Barra do Cauípe, em Caucaia, nas Áreas Integradas de Segurança 10 (AIS 10) da Capital e 11 (AIS) do Estado.

Os resgates

Na praia do Futuro, oito resgates foram realizados, onde os militares do posto de guarda-Vidas 01 (PGV-01 – Barraca Cuca Legal) resgataram 3 vítimas em duas ocorrências. O primeiro, sendo um resgate duplo, pai e filho, turistas mineiros com idades de 44 e 09 anos, por volta das 14h50min. O segundo resgate, um turista de Santa Catarina com idade de 29 anos, por volta das 14h58. Ao todo o cabo Victor e o soldado Filgueiras realizam dois resgates, salvando três vidas.

  

Áudio do cabo Antonio Victor Castelo Krichanã da Silva, do posto de guarda-vidas 01, na barraca Cuca Legal.

Enquanto que o posto de guarda de guarda-vidas 02 (PGV-02 – Barraca Vira Verão) resgataram quatro vítimas, em três ocorrências. O primeiro, sendo um resgate de um turista do Rio de Janeiro com idade de 23 anos, por volta das 14h28min. O segundo resgate, uma cearense do Bairro Parangaba, com idade de 28 anos, por volta das 15h30. O terceiro resgate, sendo duplo, de duas crianças cearenses do Bairro Montese, com idades de 10 e 12 anos, por volta das 15h50. Ao todo o soldado Paulo Gurgel e o soldado Allef realizam três resgates, salvando quatro vidas. Contudo, o PGV-02 também atuou no caso de uma criança de 7 anos de idade, residente no Bairro Presidente Kennedy, perdida que foi encontrada, por volta das 11h40 e entregue a sua responsável.

Áudio do soldado Edilson Allef Silva de Oliveira, do posto de guarda-vidas 02, na barraca Vira Verão.

O último resgate ocorreu no posto de guarda-vidas 11 (PGV-11 – Caça e Pesca – Sabiaguaba (Moto Aquática). Uma criança de 11 anos de idade, residente na Sabiaguaba, foi atravessar o caça e pesca e cansou no meio, a moto aquática, viu e realizou o resgate. O soldado De Castro e o soldado Moraes realizaram um resgate, salvando uma vida.

Resumo da operação

Em síntese, o Corpo de Bombeiros evita oito afogamentos por meio de seis resgates. Atuaram os postos de guarda-vidas 01, 02 e 11 da Praia do Futuro. Foram salvas vidas de quatro cearenses, dos bairros Montese, Parangaba e Sabiaguaba e quatro turistas, sendo três dois de Minas Gerais, um do Rio de Janeiro e um de Santa Catarina. Contudo, o PGV 02 também atuou em uma ocorrência de criança perdida com final feliz.

Os guarda-vidas de Caucaia não realizaram resgate em ocorrência de afogamento, no entanto, no geral, tanto em Caucaia como em Fortaleza, foram realizadas cerca de 700 prevenções junto aos banhistas.

A 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou vinte e oito guarda-vidas em onze postos, além de quatro quadriciclos, uma viatura 4×4, duas motos aquáticas, uma no caça e pesca e outra na 31 de março, juntamente com uma ambulância tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

Enquanto que a  2ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou dezesseis guarda-vidas em sete postos, além de dois quadriciclos e duas viaturas 4×4 e uma ambulância tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

57ª Semana de Prevenção - Corpo de Bombeiros lança Operação “Praia Segura”

Prevenção

Tanto em Caucaia como em Fortaleza, os bombeiros tiveram que atuar na prevenção, reforçando o cumprimento do decreto estadual contra a Covid-19. Durante a tarde, os bombeiros tiveram o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para que a praia fosse liberada, evitando aglomerações e reduzindo o número de banhistas.

O CBMCE reforça a necessidade de manter os cuidados para evitar a propagação do coronavírus.

Atenção redobrada

O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas sobre os cuidados que devem ser tomados ao entrar no mar. Procure orientação dos guarda-vidas que ficam de prontidão nos postos da orla marítima para que eles possam informar quais os melhores locais para o banho em segurança e evitar áreas com correntezas. Os responsáveis pelas crianças devem redobrar a atenção e não deixar que estas entrem no mar sem a supervisão de um adulto.

Se for consumir bebida alcoólica, os bombeiros recomendam que o banhista não entre no mar, já que a bebida altera a percepção e a capacidade de discernimento das situações. Em todas as ocorrências de afogamento, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente. Mesmo que o banhista saiba nadar, ele pode correr risco de se encontrar na mesma situação da vítima de afogamento. Então, procure os guarda-vidas dos Bombeiros nas praias ou ligue para o número 193.

Vidas alheias e riquezas salvar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.