Pular para o conteúdo principal

Kits de robótica ampliarão possibilidades de aprendizagem em escolas de tempo integral

 

A Secretaria da Educação (Seduc) adquiriu 265 kits de robótica com o objetivo de incrementar as possibilidades de aprendizagem de estudantes em escolas de tempo integral da rede pública estadual. A ação busca fortalecer a formação técnico-profissional dos jovens, possibilitando uma preparação introdutória para o mercado de trabalho. Ao todo, serão distribuídos 135 conjuntos de equipamentos para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) e outros 130 para Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI).

O kit de robótica educacional é constituído por mais de 750 peças, que permitem a realização de atividades em grupo, explorando diferentes áreas do conhecimento, como ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. As montagens podem resultar em robôs com e sem motorização, automatizados ou não, com peças plásticas encaixáveis, que não dependem do uso de ferramentas. Todos os itens apresentam compatibilidade mecânica e eletrônica.

Kaiky Martins, de 17 anos, cursa a 2ª série na EEMTI Casimiro Leite de Oliveira, em Pacatuba, e tem planos de se tornar engenheiro mecânico. Interessado em todas as áreas do conhecimento, o jovem revela ter como disciplinas favoritas Física e Biologia. Seguindo esta inclinação, ele acredita que os kits irão instigar os estudantes a terem uma visão diferenciada a respeito da robótica.

“O fato de conseguir dar vida a algum tipo de máquina é fascinante. Olhar engrenagem por engrenagem, encaixar cada peça em seu devido lugar, ver que o projeto funcionou, isso é extraordinário. Quem nunca tentou, não sabe o que está perdendo. No século em que vivemos, ter conhecimento sobre o que você usa é bastante importante. Saber que podemos melhorar nosso aprendizado, adicionando mais uma matéria com utilidade prática no dia dia, é satisfatório para todos”, aponta Kaiky.

Expansão

Nicoly Oliveira, de 15 anos, faz a 1ª série do Ensino Médio técnico em Informática na EEEP José Maria Falcão, em Pacajus. A afinidade maior pelas disciplinas ditas de Humanas, como História e Sociologia, não impedem de também ter o desejo de aprender mais sobre o campo da tecnologia.

“Creio que vai nascer um novo mundo de ideias e de criatividade a partir desta experiência. Fiquei muito animada e feliz com a novidade de poder ter acesso à robótica. A tecnologia é algo sempre presente em nossa vida, e ter um conhecimento mais avançado sobre ela nos abrirá portas, não só no campo intelectual, mas também no profissional”, considera Nicoly.

Instruções

Em cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) haverá uma formação voltada aos professores, para que conheçam melhor as possibilidades de utilização do produto e saibam explorá-las devidamente junto aos alunos. As Regionais estão organizando seus próprios cronogramas formativos.

Engrenagens, rodas, motores, sensores, cabos, bases e demais peças, além de uma unidade de controle do tipo arduino, são alguns dos artigos que compõem o kit. Além disso, o material é constituído por dois livros, sendo um direcionado aos professores, e outro aos estudantes.

No material instrutivo para os orientadores, encontra-se uma proposta de projeto didático que relaciona os kits com conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e temas transversais. Também são indicados os critérios de avaliação para aferir a aprendizagem dos alunos.

No livro para os estudantes, há instruções teóricas com o objetivo de facilitar a compreensão da robótica enquanto ferramenta para a construção do saber. Desta forma, os jovens poderão refletir sobre a relevância das habilidades relacionadas à área, entendendo a conexão entre os princípios e fundamentos desta ciência e as atividades do dia a dia, e fazendo da robótica um conhecimento para a inovação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!