Pular para o conteúdo principal

MPCE recomenda que sindicato e instituições de ensino privado desobriguem alunos de realizarem provas e avaliações presencialmente

 Logo do MPCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, expediu recomendações, nesta terça-feira (15/06), para que o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Ceará (Sinepe-CE), o Colégio Ari de Sá Cavalcante, Colégio Jim Wilson e demais instituições de ensino privado adotem urgentemente a ampla divulgação sobre a possibilidade de o aluno e seus responsáveis poderem optar pelo ensino presencial ou pela permanência do ensino remoto, sem diferença de tratamento. Desse modo, as instituições de ensino não devem obrigar alunos a assistirem às aulas ou realizarem provas, avaliações ou outras atividades de forma presencial, se esta não for uma opção do aluno e de seus responsáveis. 

A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Francisco Elnatan Carlos Oliveira e com apoio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), define ainda que deve ser garantido, para aqueles que escolherem o ensino remoto, a permanência integral nessa modalidade, sem qualquer distinção em termos avaliativos ou de qualidade de ensino entre o sistema presencial e o remoto. Isso contempla a possibilidade de aplicação de provas e avaliações de forma não presencial, em cumprimento ao Decreto Estadual nº º 34.103, de 12 de junho de 2021. 

Especificamente aos colégios, a recomendação orienta que, sob pena de medidas judicias cabíveis, as instituições de ensino sigam integralmente o Decreto Estadual, respeitando a porcentagem do retorno presencial dos estudantes do ensino médio e dando oportunidade de escolha pelo ensino remoto ou presencial. A recomendação define ainda que é vedada a imposição de obrigatoriedade de cumprir carga horária ou atividades, avaliações, provas na forma presencial, se esta não for a escolha dos estudantes e de suas famílias. 

O MPCE deverá ser comunicado, no prazo de 5 dias corridos, a partir do recebimento do procedimento, sobre o acolhimento ou não da recomendação, com encaminhamento de documentos que comprovem a efetivação das medidas. De acordo com o órgão ministerial, a exigência de comparecimento presencial para a realização de provas e avaliações viola as determinações do Decreto Estadual nº 34.103 e a Resolução CNE/CP nº 02/2020, sobre a retomada das atividades presenciais. No entendimento do MP, as normas resguardam o direito das famílias de optarem pela permanência do aluno no regime de atividades remotas. 

O direito à educação, segundo a Constituição Federal, em tempos de calamidade pública, como é o caso da pandemia do novo coronavírus, deve se adequar ao direito à saúde, uma vez que o direito à vida é sempre o bem maior a ser tutelado. Com base nisso, o Decreto Estadual autorizou as escolas de ensino médio localizadas nos municípios das Regiões de Saúde de Fortaleza e Norte, do Sertão Central e do Litoral Leste/Jaguaribe, a retomarem as atividades presenciais para todos os anos do Ensino Médio, observada a limitação de 50% da capacidade de alunos por sala de aula. Além disso, a norma determina que ficará a cargo dos pais e responsáveis a decisão sobre o retorno presencial de seus filhos, devendo a instituição de ensino garantir sempre, para quem optar pelo remoto, a permanência integral nessa modalidade, sem distinção em termos avaliativos ou de qualidade de ensino. Portanto, a obrigatoriedade da realização de provas e avaliações presencias descumpre a previsão legal do Decreto Estadual nº 34.103.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.