Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras

  Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras Mostra que reúne 38 obras de arte recebe alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza Assim como a pluralidade das obras marca da 75ª edição do Salão de Abril, o público que visita a mostra também é plural e, por isso, a acessibilidade se faz necessária. Para receber alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza,  nesta sexta-feira (26) , o evento cultural preparou uma visitação completa com intérprete em Libras. Além disso, o Salão de Abril oferece elevadores para o público com deficiência ou com mobilidade reduzida. Desde a abertura da exposição, centenas de idosos visitaram a exposição. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte de perto. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, vibrou a aposentada. A edição 2024 do Salão de Abril reúne obras de 38 artistas nordestinos. Ancestralidade, crítica social e afetuosidade são estampa

Julho Amarelo: campanha alerta para riscos das hepatites

 


Julho começa com mais uma importante campanha na área da saúde. O Julho Amarelo leva à população alertas acerca das hepatites virais. Por ano, conforme o Ministério da Saúde, o Brasil registra aproximadamente 45 a 50 mil novos casos da doença.

O médico endoscopista Gustavo Benevides explica que a hepatite é a inflamação do fígado, órgão do corpo humano responsável pelo metabolismo e desintoxicação. A doença pode ter diversas causas, como: doenças autoimunes, metabólicas, genéticas, abuso de álcool e drogas, ou por infecção provocada por alguns tipos de vírus.

As hepatites virais são subdivididas nos tipos A, B, C, D e E. Gustavo Benevides destaca que o sufixo “ite” lembra a inflamação e esclarece que as variações A, B e C são as mais comuns. Cada uma tem características específicas.

“A Hepatite A tem transmissão oral, acontece por falta de higiene, água e alimentos contaminados. A Hepatite B está mais ligada à exposição sexual sem preservativo. Já a Hepatite C vemos que se manifesta mais em pacientes que fazem transfusão de sangue, por exemplo”, exemplifica o especialista. Ainda de acordo com o médico, na maior parte das vezes os pacientes são assintomáticos. Mas quando há um sintoma, o mais característico é o olho amarelado. 

Durante este mês de julho, no Ceará, a promessa é que todas as unidades de saúde estejam equipadas com teste rápido da sorologia para hepatite. A programação do Julho Amarelo prevê também algumas ações patrocinadas, como um dia de testagem para Hepatites B e C, no Sesc Clarindo de Queiroz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.