Pular para o conteúdo principal

Julho Amarelo: campanha alerta para riscos das hepatites

 


Julho começa com mais uma importante campanha na área da saúde. O Julho Amarelo leva à população alertas acerca das hepatites virais. Por ano, conforme o Ministério da Saúde, o Brasil registra aproximadamente 45 a 50 mil novos casos da doença.

O médico endoscopista Gustavo Benevides explica que a hepatite é a inflamação do fígado, órgão do corpo humano responsável pelo metabolismo e desintoxicação. A doença pode ter diversas causas, como: doenças autoimunes, metabólicas, genéticas, abuso de álcool e drogas, ou por infecção provocada por alguns tipos de vírus.

As hepatites virais são subdivididas nos tipos A, B, C, D e E. Gustavo Benevides destaca que o sufixo “ite” lembra a inflamação e esclarece que as variações A, B e C são as mais comuns. Cada uma tem características específicas.

“A Hepatite A tem transmissão oral, acontece por falta de higiene, água e alimentos contaminados. A Hepatite B está mais ligada à exposição sexual sem preservativo. Já a Hepatite C vemos que se manifesta mais em pacientes que fazem transfusão de sangue, por exemplo”, exemplifica o especialista. Ainda de acordo com o médico, na maior parte das vezes os pacientes são assintomáticos. Mas quando há um sintoma, o mais característico é o olho amarelado. 

Durante este mês de julho, no Ceará, a promessa é que todas as unidades de saúde estejam equipadas com teste rápido da sorologia para hepatite. A programação do Julho Amarelo prevê também algumas ações patrocinadas, como um dia de testagem para Hepatites B e C, no Sesc Clarindo de Queiroz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!