Pular para o conteúdo principal

MPCE inicia investigação de responsabilidade civil e criminal pela demolição do Casarão dos Gondim em Fortaleza

 Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) instaurou, nesta terça-feira (20/07), Inquérito Civil Público (ICP) para investigar as circunstâncias envolvidas na demolição irregular, no último sábado (17/07), do Casarão dos Gondim. Em paralelo, a cópia dos autos foi encaminhada para a Secretaria das Promotorias Criminais para investigação criminal dos fatos. Localizado na Rua General Sampaio, no Centro de Fortaleza, o imóvel é bem protegido provisoriamente pelo Município desde 2011. O procedimento foi instaurado pela promotora de Justiça Maria do Socorro Costa Brilhante, titular 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Fortaleza.  

O documento inclui a expedição de portaria com diligências específicas sobre o caso. O MP determina que o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic) encaminhe, no prazo de 10 dias, cópia dos documentos referentes a instrução de tombamento do Casarão dos Gondim, imóvel provisoriamente tombado pelo Município de Fortaleza. Na ocasião, o Conselho deve encaminhar a qualificação do herdeiro inventariante do espólio e da empresa responsável pela demolição.  

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), por sua vez, deve ser notificada com urgência para, no prazo de 10 dias, apresentar relatório após vistoria do imóvel, com ensaio fotográfico e documentação pertinente. Entre os dados, devem constar as informações seguintes: se a demolição ocorreu em sua integralidade, se foi efetivada sem autorização do poder público, qual o destino dos resíduos, nome do administrador (herdeiro inventariante) e a qualificação deste e da empresa como responsáveis pela demolição.  

No mesmo prazo, a empresa Jimega Empreendimentos Eireli deve apresentar esclarecimento sobre os fatos, uma vez que consta no Parecer Técnico nº 053/2021, da Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, como parte interessada na demolição. O despacho do MPCE determina também que a Junta Comercial do Ceará (Jucec) encaminhe, em 10 dias, cópia do contrato social atualizado da empresa citada.  

A 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Fortaleza enviou cópia do despacho para a Secretaria das Promotorias de Justiça Criminais de Fortaleza para distribuir à 18ª Promotoria de Justiça Criminal, para apreciação na esfera criminal da demolição ilegal do bem histórico Casarão dos Gondim. A conduta dos autores se enquadra nos tipos penais da Lei de Crimes Ambientais (artigos 62, I e II; 63, caput, da Lei nº 9.605/98; e 69 do CP). A cópia da portaria de instauração do Inquérito Civil Público será remetida também ao Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Caomace) do MPCE.  

Em anexo à representação, consta Parecer Técnico nº 053/2021, da Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, posicionando-se contra a solicitação de demolição. O parecer data de 16 de maio de 2021 e foi requerido pela Jimega Empreendimentos Eireli. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.