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Polícia Civil apreende 457 peças de roupas e prende dupla no Centro de Fortaleza

  Em desfavor da dupla, haviam três mandados de prisão. Um dos alvos é apontado por ser partícipe do assalto ao Banco Central do Ceará, em 2005 Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, nessa quarta-feira (17), na prisão de dois homens, de 44 e 46 anos, por força de cumprimento de três mandados de prisão preventiva e de sentença condenatória. A dupla foi capturada no Centro de Fortaleza – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4), momento em que estavam em posse de peças de roupas de origem duvidosa. Nesta sexta-feira (19), os policiais civis ouviram o proprietário das roupas, que teve o material restituído. As diligências, por meio do 34º Distrito Policial (DP), iniciaram logo que os policiais civis tomaram conhecimento de que um grupo estava realizando furtos em estabelecimentos comerciais, localizados na Avenida José Avelino, no bairro Centro. De posse das informações, as equipes se deslocaram para o local, onde abordaram dois homens em atitude suspeita. De acordo co

Natura amplia assistência a Consultoras em vulnerabilidade social devido à pandemia

 


Doações por meio de mecanismo de transferência de renda já superam R$ 1,2 milhão destinado a mais de 5 mil Consultoras no Brasil; em nova fase, serviços são expandidos para alcançar mais pessoas no país e também na América Latina.


Desde o início da pandemia, a Natura estruturou uma série de medidas para apoiar suas Consultoras de Beleza em situação de vulnerabilidade social. Este ano, o acolhimento à força de vendas passou a ser feito por meio da Central de Apoio Social Natura, uma central de atendimento única, que funciona diariamente, 24 horas por dia, e oferece gratuitamente assistência social, telemedicina, suporte psicológico, apoio contra violência doméstica e auxílios financeiros para alimentação, calamidade pública e despesas médicas. As ações incluem ainda um mecanismo de transferência direta de renda que já ultrapassou R$ 1,2 milhão em doações para mais de 5 mil consultoras. Em nova fase, a Central agora amplia a cobertura para atender mais pessoas em todo o Brasil e, a partir do segundo semestre deste ano, também nos demais países da América Latina em que a Natura opera.


Para ter acesso aos benefícios, a única condicionalidade é ser Consultora de Beleza Natura há pelo menos três meses e acionar a Gerente ou Líder de Negócios, responsável por habilitar o atendimento ao 0800. Uma vez em contato com a Central de Apoio, a profissional é acolhida por uma assistente social, treinada para avaliar o contexto e o grau de vulnerabilidade em que a Consultora se encontra, direcionando-a para os serviços compatíveis com as suas necessidades.


“Estamos diante de uma das maiores crises humanitárias dos últimos tempos. Precisamos cuidar das pessoas e buscar mitigar as consequências negativas da pandemia se quisermos vislumbrar um futuro mais digno e menos desigual. Por isso, estamos reforçando as ações de apoio às pessoas da nossa rede em situação de vulnerabilidade social”, afirma Erasmo Toledo, vice-presidente de Negócios Natura Brasil. “A Central de Apoio às consultoras Natura vem sendo um instrumento muito importante nesse sentido, e a nossa proposta é que a inciativa seja perene, assim como o mecanismo de transferência de renda”, complementa.


Embora ações de apoio já fossem ofertadas desde o início da pandemia em 2020, o modelo de central única de serviços de assistência social foi testado em projeto piloto durante o agravamento da crise sanitária no Amazonas, no início deste ano. Ao constatar a necessidade de intensificar o resguardo do bem-estar social da força de vendas diante do colapso hospitalar no estado, a Natura estruturou um canal de atendimento. Em apenas três meses – de janeiro a março – a renda transferida para Consultoras nessa região foi 400% maior em comparação com as doações no ano passado.


O sucesso da operação demonstrou que unificar todos os serviços sob um mesmo canal era o caminho certo para facilitar o acesso e alcançar mais pessoas. Assim, para expandir o projeto, o portfólio de serviços sociais foi ampliado. O novo formato da Central de Apoio Social Natura permite atender pessoas em situação de vulnerabilidade de toda a base de Consultoras Natura, formada por mais de 1,3 milhão de pessoas no Brasil. A partir do segundo semestre deste ano, o acolhimento chegará aos demais países da América Latina em que a Natura mantém operações – Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.


Ao atuar como o principal canal de chegada de Consultoras em vulnerabilidade à Central, Gerentes de Negócio de todo o Brasil receberam treinamento para identificar, acolher e encaminhar as profissionais de sua base para o processo de triagem e acesso aos benefícios. “A adversidade e um cenário tão doloroso foram um motor de inovação social para enfrentarmos as vulnerabilidades sociais da nossa força de vendas de maneira ágil e efetiva. Somos uma empresa feita de relações e, por isso, nossas lideranças comerciais tiveram desde o início um papel decisivo para o funcionamento dessa rede de apoio ao detectar com rapidez as profissionais de sua base que mais precisavam de ajuda”, explica Penélope Uiehara, diretora de Marketing de Relacionamento da Natura.


A ação integra esforços do grupo Natura &Co – formado por Natura, Avon, The Body Shop e Aesop – para prestar apoio e assistência às Consultoras e Representantes em situação de vulnerabilidade. Recentemente, o grupo reservou R$ 10 milhões para reforçar os fundos emergenciais nos países em que atua, montante que apoiará o processo de expansão do canal na América Latina e também para Representantes Avon.


Movimento Natura  


As iniciativas foram idealizadas e capitaneadas pelo Movimento Natura, área da empresa que há mais de 15 anos se dedica exclusivamente à geração de impacto social através da venda direta e que tem reafirmado seu propósito com a chegada da pandemia de Covid-19.


Assim como a Central de Apoio, os projetos à frente do Movimento buscam aumentar o desenvolvimento social das Consultoras de Beleza Natura e empoderá-las como agentes de transformação social dentro de suas comunidades. Um exemplo é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Consultoras, o primeiro do tipo criado no mundo. Desenvolvido em parceria com o economista Flávio Comim, ex-consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), desde 2014 mede as condições de vida das profissionais nas dimensões saúde, conhecimento e trabalho e, a partir dos resultados, define estratégias de impacto social. Em 2019, por exemplo, o IDH cresceu 3,1% em comparação com 2017.


 


O indicador aponta que, ao trabalhar como Consultora de Beleza Natura por um ano, o IDH da profissional aumenta, em média, 1,8%. “Atualmente, estamos desenvolvendo um indicador social em tempo real para acompanhar individualmente a evolução socioeconômica de cada Consultora e, posteriormente, também funcionará como insumo para o aprimoramento dos benefícios vigentes e a implementação de novos serviços”, conta Geraldo Aleandro, gerente de Transformação Social da Natura.


 


Sobre a Natura


 


Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

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