Pular para o conteúdo principal

POVO lança mudanças no portal, que fica mais rápido e moderno

 

O foco das inovações é a melhoria da experiência de leitura do usuário; o nome também muda – deixa de ser O POVO Online e passa a adotar a marca O POVO


O POVO
 estreia inovações no portal, que fica mais ágil e moderno, nesta quinta-feira, 29. O foco é a melhoria da performance e da experiência do usuário na navegação das páginas. Com um design reformulado, o portal apresenta novidades na tipografia, nas cores e nos elementos visuais. Além disso, e sobretudo, a mudança evidencia o aperfeiçoamento do carregamento das páginas e do conforto na leitura para o público.

O projeto de desenvolvimento foi feito para que o site seja lido mais rápido pelos navegadores e que a página carregue de modo mais célere – sob as melhores estratégias de otimização para os mecanismos de busca, o SEO. Mais espaços em branco e menos cores ajudam a retirar a poluição visual e a ter mais contraste na leitura.

“Não é só uma alteração no design. O foco é o cuidado em melhorar a performance do portal e levar melhor experiência de leitura para o usuário. A página interna passa a ser centralizada, pois o protagonismo aqui é o conteúdo. As imagens têm mais destaque, e os elementos estão respirando mais nas páginas. As mudanças estão sendo lançadas hoje, mas a gente continuará inovando com frequência”, afirma Brenda Câmara, gerente de produtos e UX.

Os estudos para a execução das mudanças foram iniciados em 2019, com o diagnóstico do que precisava ser transformado e as pesquisas para as alterações. Brenda Câmara, que executou o projeto junto com o UI/UX designer Matheus Sales, conta que este é o início de um processo de mudanças que serão constantes.

A marca do O POVO não foi alterada, mas recebeu modificações nas cores – com um tom de azul específico, mais forte. A página inicial do portal, com a disposição das chamadas de forma dinâmica, ganha mais movimento. A seção de notícias mais lidas muda de local, e a barra dos colunistas tem novo desenho, destacando os artigos.

Não há mais diferença de cores entre as editorias. Assim, o realce vai para a paleta de azul, para reforçar a cor do O POVO. O player da Rádio O POVO CBN está disponível também na home; assim, o usuário pode acompanhar a rádio enquanto consome as notícias do portal.

Brenda Câmara, que participou do projeto anterior do portal, há cinco anos, avalia que este é um marco para a página. “O POVO permanece responsivo no mobile (no acesso pelos dispositivos móveis), com uma diferença de layout e tipografia própria. Outras grandes mudanças serão sentidas depois. O mais importante é a nova experiência de conteúdo para o leitor. Estamos todos muito felizes com o resultado”, diz Brenda, que é bacharel em Design.


Mudança no nome
O editor de Cotidiano, o jornalista Érico Firmo, reforça a simplicidade e a organização das matérias sobre o mesmo assunto. De acordo com ele, está mais fácil e intuitivo navegar entre conteúdos do mesmo tema. “Nosso objetivo é tornar o portal mais simples, organizado, com visual mais limpo e bonito. O objetivo final é apresentar e organizar melhor a informação para quem nos acessa e deixar mais fácil e prazeroso encontrar as informações”, frisa o jornalista.

Outra mudança lançada agora é o nome, que deixa de ser portal “O POVO Online” e passa a adotar o nome da marca, portal O POVO. Érico Firmo explica que já não fazia mais sentido usar o “online” como uma nova mídia – no caso do O POVO, há duas décadas.

O portal O POVO não é uma mídia, como impresso, rádio, revista ou TV. “É um porta-aviões onde estão todas as mídias e linguagens. E tudo isso é O POVO. O público assim já nos reconhece há muito tempo. É O POVO, independentemente do formato e da plataforma. Estamos materializando algo que já é realidade para quem nos acessa. Já somos e sempre seremos O POVO, e o leitor sabe disso. Na perspectiva de simplificar, o portal é apenas O POVO. Isso já é muita coisa”, constata Érico.

 

SERVIÇO
Confira o portal O POVO renovado, mais rápido e moderno:
https://www.opovo.com.br/


O POVO é História
Há 20 anos, no dia 29 de julho de 2001, o Grupo lançava o portal NoOlhar.com:

NoOlhar.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!