Pular para o conteúdo principal

Tecidos de fardamentos são doados para reuso sustentável e ação social

 

A iniciativa faz parte das ações socioambientais do RioMar Fortaleza com a destinação correta pelo empreendimento e irá transformar os tecidos em cobertores para doação em comunidades e pessoas em situação de rua.

 

Entre os resíduos que mais degradam a natureza estão os têxteis que podem levar em média 200 anos para decomposição, no caso de poliéster, impactando o meio ambiente desde o processo de fabricação até a destinação finalUma das maneiras de contribuir com a redução do impacto desse ciclo é a reutilização desses tecidos. Nesse sentido, o RioMar Fortaleza destinou cerca de 200kg de fardamentos usados para a Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (REMES). A associação transformará os tecidos em retalhos para confecção de cobertores a serem doados para comunidade do Parque Lebron e pessoas em situação de rua. Até o final do mês de junho, o empreendimento realizará nova doação de outros 200kg de resíduos.

 

A REMES já desenvolve um trabalho em rede em 14 bairros de Fortaleza com mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou violência doméstica, que através da qualificação e do desenvolvimento de trabalhos artesanais com materiais recicláveis gera renda e independência financeira para as participantes. Para esta ação, as costureiras voluntárias da célula do Parque Leblon buscam dar continuidade à cadeia de solidariedade e sustentabilidade, ajudando às pessoas vulneráveis e em situação de rua que também precisam de apoio.  A previsão é de que as confecções e doações dos cobertores aconteçam ao longo do mês de julho.

 

“As parcerias são muito importantes para as ações sociais. Os fardamentos doados pelo shopping RioMar serão transformados em lençóis e destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social  e em situação de rua. Assim, a gente vai minimizando essas angústias sociais e também ajudando o meio ambiente, impactando na diminuição dos lixões, transformando resíduos para uma ação sustentável.”, enfatiza, Geni Sobreira – coordenadora social da REMES.

 

A iniciativa faz parte da atuação socioambiental do shopping do Grupo JCPM, que entre as ações de sustentabilidade mantem em sua estrutura uma Central de Reciclagem, responsável pela destinação correta de todo o resíduo com potencial de reciclagem gerado pelos lojistas, funcionários e clientes dos empreendimentos. Só no ano de 2020, foram reciclados quase 270 toneladas, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio.  O espaço contribui também para geração de emprego e renda de recicladores e suas famílias, moradores do entorno, que administram as Centrais, ficando com os valores arrecadados com a venda do material reciclado.

 

Mais sobre a REMES

Nascida no bairro Serrinha, a Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (REMES) atua em 14 bairros de Fortaleza e 17 cidades do Ceará, chegando a quatro estados brasileiros: Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O movimento social agrega mulheres, em geral que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou violência doméstica, desenvolvendo suas habilidades artesanais, baseadas em práticas sustentáveis, para geração de renda e, com isso, conquistarem a emancipação financeira. Entre as ações desenvolvidas, estão as trocas de vivências, hortas comunitárias, Turismo de Base Comunitária e com o talento de cada participante, a transformação de materiais recicláveis em novos produtos artesanais a serem comercializados. O sabão ecológico REMES, feito de óleo de cozinha saturado é uma das principais fontes de renda das participantes, que já contabilizam mais de 30 mil litros do resíduo que poderiam contaminar rios e mares, mas que agora têm novo uso reduzindo em até 75% o impacto no meio ambiente.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.