Pular para o conteúdo principal

No Dia do Idoso (27/9), SESI Ceará orienta sobre prevenção de doenças

 


Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, fica cada vez mais evidente que a prevenção de doenças é importante para as pessoas que se encontram na terceira idade. No Dia do Idoso (27/9), o SESI Ceará reforça sua preocupação em oferecer serviços e estruturas de qualidade com foco com as necessidades e peculiaridades deste público. Além de ressaltar a importância de adquirir hábitos saudáveis precocemente, para ter uma velhice mais feliz e produtiva.


De acordo com Laurinda Melo, médica clínica e examinadora do Sesi Ceará, em Sobral, com o envelhecimento, diversos processos fisiológicos sofrem importantes alterações, como o aumento da fragilidade óssea, enfraquecimento do sistema imunológico, anormalidades cardíacas, vasculares e neurológicas. 

Assim, entre as principais doenças que afetam os idosos, destacam-se: osteoporose, hipertensão arterial, diabetes, infarto, insuficiência cardíaca, AVC, câncer, quadros demenciais, como Alzheimer, e infecções em geral, que nesta faixa etária costumam exigir mais atenção. “Além destas, é importante também mencionar o aumento dos riscos de quedas com fraturas graves, que podem causar um grande impacto na qualidade e expectativa de vida desta população”, aponta a médica.


O SESI Ceará oferta consultas e teleconsultas com médicos clínicos, psiquiatras, oftalmologistas e, outras especialidades, além de nutricionistas, psicólogos. Disponibiliza, ainda, diversos exames a preços acessíveis, como laboratoriais, mamografia, radiografias, eletrocardiograma, audiometria e muitos outros. “Destaco também a equipe de educadores físicos, com atividades esportivas adequadas ao público idoso”, declara Laurinda.


Cuidado em foco


Aos 73 anos, o aluno do SESI Ceará, Altamiro de Souza Gomes, conta que sempre fez atividade física, mas há dez anos se dedica de forma mais regular. Já praticou várias atividades, porém a que mais gosta é a musculação. “Não sei dizer exatamente o porquê, mas me sinto bem e com uma firmeza maior nos braços e pernas. Já estou há um bom tempo no SESI e gosto de tudo por lá. Ambiente arborizado, espaço grande e confortável, mas o que eu gosto mesmo é o atendimento das pessoas. Isso engloba instrutor, recepcionista, enfim todas as pessoas em geral. Sem contar que considero os maquinários, piscina tudo muito bom. Limpo e conservado”, detalha o idoso.

O aposentado Necy Alves, 79 anos, também conta que sempre praticou atividades e, atualmente, está há cinco anos na hidroginástica no SESI Ceará. “Acho o atendimento espetacular”, relata, destacando que além da atividade aquática gosta muito de leitura e fazer churrasco.

Dicas da médica clínica e examinadora do Sesi Ceará Laurinda Melo para prevenir doenças na 3ª idade:

- Procurar ter hábitos alimentares saudáveis

- Praticar atividade física regularmente 

- Manter-se social e intelectualmente ativo

- Combater o tabagismo

- Caso consuma bebida alcoólica, que sua ingestão seja moderada

- Realizar avaliações médicas regularmente para detectar precocemente as doenças, acompanhar e fazer ajustes necessários no tratamento

- Manter as vacinas em dia

- Prevenir a ocorrência de quedas, seja com uso de calçados antiderrapantes, ajustes no mobiliário, instalação de corrimão etc.

- Cuidar da saúde bucal


Serviço

SESI Ceará

www.sesi-ce.org.br

(85) 4009-6300



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!