Pular para o conteúdo principal

Célio recebe entidades da enfermagem para articular votação do piso salarial

 


_Deputado é presidente da frente parlamentar em defesa da categoria, que soma mais de 2,5 milhões de profissionais em todo o país_


Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, o deputado federal Célio Studart  (PV-CE) recebeu nesta quarta-feira (27) representantes de entidades nacionais da categoria para tratar das negociações em torno do projeto de 2564/2020, que estabelece o piso salarial nacional e a jornada semanal de 30 horas, bandeiras históricas da categoria. 


A reunião ocorreu no gabinete do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das 30 horas da Enfermagem. Ao longo do ano, o PL vem sendo objeto de intensas articulações no Senado para que seja, efetivamente, colocado em votação no Plenário.


Inicialmente o valor definido no projeto do senador Fabiano Contarato era de R$ 7.315 para os enfermeiros. Após negociações com as entidades da categoria, a senadora Eliziane Gama apresentou no último dia 21 uma emenda que reduz o valor para R$ 4.750 e a desvinculação da jornada de 30 horas, com vistas a reduzir a resistência entre os senadores e viabilizar a votação. A carga horária já havia sido aprovada no Senado em outro projeto e tramita na Câmara há mais de 20 anos. Célio já cobrou oficialmente da Presidência da Câmara que este PL (2295/2000) seja pautado. 


Para Célio, o caminho que está sendo construído é válido. “Seria um grande avanço se o Senado aprovasse o piso, assim como já fez lá atrás com as 30 horas. Se isso ocorrer, reforçaremos a luta pela aprovação dos dois temas na Câmara”, destacou. As entidades que integram o Fórum Nacional da Enfermagem vêm se articulando internamente 

em busca de um texto de consenso, passo importante para que seja marcada a votação no Senado. 


Durante a reunião, Célio destacou as várias tentativas de dar andamento ao projeto. Em 1° de setembro o deputado participou de reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e representantes das entidades para cobrar um posicionamento e apoio às bandeiras da Enfermagem. Também vem pedindo ao presidente do Senado Federal a inclusão urgente do PL na pauta, como fez em ofício encaminhado no último dia 20.


“Seria negativo para o Congresso olhar para uma classe que passou a pandemia toda trabalhando, submetendo-se a um risco enorme, muitos morrendo, e dizer que não fizeram nada por eles. Tenho certeza de que eu, Mauro Nazif e outros parlamentares que militam pela Enfermagem vamos dizer que buscamos até o final. E aqueles que não moveram um dedo vão poder olhar com que cara para um enfermeiro?”, questionou Célio.  


As duas frentes parlamentares cobrarão do Ministério da Saúde um posicionamento sobre o assunto e o envio do estudo de impacto financeiro que a pasta ficou de produzir, conforme acertado na reunião ocorrida em setembro. 

Participaram da reunião a nova coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, que integra a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde, Federação Nacional dos Enfermeiros e Associação Brasileira de Enfermagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340