Pular para o conteúdo principal

Elinaudo Barbosa expõe no Shopping Benfica




Artista Plástico participa de mostra coletiva com obras da série “Sertão Colorido”


Uma exposição sobre viver o Ceará. Essa é a proposta de “Um lugar espelhado na arte”, mostra da qual o artista plástico Elinaudo Barbosa participa com 2 obras, na Galeria Benficarte do Shopping Benfica, de 14 de Outubro a 14 de Novembro, na Galeria do centro comercial. A abertura ocorrerá nesta quinta-feira, 14, às 19h, sendo aberta ao público.


Sob a curadoria de Andréa Dall’Olio, artista plástica e artista têxtil, arquiteta e urbanista, a exposição pretende a valorização e a difusão de obras de arte com um recorte da produção cearense. “Também desejamos incentivar a criação e o intercâmbio artístico-cultural, garantindo o acesso da população à arte e à cultura”, reforça a curadora. 


As duas obras expostas por Elinaudo Barbosa fazem parte da Série “Sertão Colorido”, que tem a ver com a infância do autor no interior do Estado: memórias visuais, auditivas, narrativas. “Ao lado de tudo isso, o imaginário cultural do Nordeste, esse ‘nosso país’ tão bem inventado, no senso comum, na cultura popular e no próprio imaginário de quem viveu/ vive no sertão”, afirma Elinaudo.


As Obras 

Acrílicas sobre tela

80cm X 60cm

Uma paleta específica foi criada para as obras da série Sertão Colorido, à qual as obras pertencem: “As cores, vibrantes, refletem a força e a beleza da nossa terra, do nosso povo”, assinala Elinaudo Barbosa. 


Mulher Rendeira 


Uma das figuras que caracteriza o imaginário sobre o sertão do Ceará é a mulher rendeira. O quadro é inspirado na música homônima, cuja autoria é atribuída por muitos a Lampião, mas é uma composição de domínio público. A outra referência imagética que compõe a obra, o Cajueiro, é uma forte ligação afetiva entre a infância de Elinaudo e toda a relação com  a natureza, simbolizada por essa árvore que é um dos símbolos do Nordeste, perpassando questões naturais e econômicas para o Estado.


Galo Cantando 

O ‘despertador do sertão’ também marcou a infância e se faz presente na vida adulta do artista: morador do Grande Bonja, ele convive com esses animais até hoje em casa. Eles representam, para o artista, a força do amanhecer a cada dia no Nordeste. 


O Artista 

Elinaudo Barbosa é artista plástico, desenhista, ilustrador editorial, designer de marcas e autor de histórias em quadrinhos. Natural de Fortaleza-CE, autodidata, desenha desde a infância e atua como ilustrador profissional há 28 anos. Em 2018 participou da 12ª edição da Cowparade no Brasil (edição Fortaleza). O artista possui um estilo próprio de arte contemporânea caracterizado por figuras multicoloridas, presentes em telas e gravuras digitais. 


Atualmente, se dedica à série “Sertão Colorido”, inspirada na cultura e vivências do interior cearense. Partes desta série comporão a exposição da “Mostra Turismo Ceará no Rio”, que ocorrerá em Fevereiro, e a exposição coletiva do Shopping Benfica, “Um Lugar Espelhado na Arte”.


SERVIÇO

Abertura da Exposição “Um Lugar Espelhado na Arte” com obras de Elinaudo Barbosa, entre outros artistas

Quando : 14 de Outubro, quinta-feira, às 19h

Onde : Galeria Benficarte -  Shopping Benfica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que