Pular para o conteúdo principal

Maracanaú: MPCE cobra melhorias para residentes e estrutura física da Colônia Antônio Justa

 A atual situação dos residentes do Centro de Convivência Antônio Justa, localizado em Maracanaú, foi tema de reunião virtual realizada nesta quarta-feira (06/10) pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O equipamento, gerido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para o tratamento e acolhimento de pessoas com hanseníase, apresenta falta de insumos e condições físicas precárias. 

Participaram da videoconferência para discutir o tema os promotores de Justiça Hugo Frota Magalhães Porto Neto, coordenador do CAOCidadania, e Horário Augusto de Abreu Tranca, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Maracanaú; o assessor da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Ernani Ximenes Rodrigues; o superintendente da Secretaria Regional do Município de Fortaleza, Alex Mont’Alverne; a coordenadora do Instituto Antônio Justa, Jacqueline de Aquino Silva; o voluntário da Associação Colônia Antônio Justa, Jacinto Araújo; e a advogada do Escritório Frei Tito de Alencar, Cecília Paiva. 

Durante a reunião, o promotor de Justiça Hugo Porto destacou as limitações e dificuldades pelas quais o equipamento passa, especialmente em relação à falta de insumos e à deterioração do prédio, que tem valor histórico para a cidade e para a saúde pública local. “A retirada dos residentes para outro local seria algo delicado, tendo em vista que são idosos que residem naquele espaço há bastante tempo. O Estado tem uma dívida com essas pessoas, um resgate e respeito que devem ser preservados, diante de todo o histórico que essa população sofreu ao longo de décadas de negativas de direitos, o que deve ser observado por agentes públicos e pela sociedade”, analisou o coordenador do CAOCidadania. 

Conforme o promotor Horário Tranca, o tratamento para os moradores da Colônia Antônio Justa e da Colônia Antônio Diogo, localizada em Redenção, deve ser equivalente, pois os residentes dos dois equipamentos requerem atenção e proteção social de maneira igualitária. Segundo o membro do MPCE, é visível que a Colônia Antônio Diogo recebe mais atenção do Estado, por isso é necessário propiciar melhores condições às pessoas da Colônia Antônio Justa, em virtude das condições precárias em que se encontra o espaço. 

De acordo com a assistente social Jacqueline de Aquino, a preocupação maior é com a vida dos idosos, tendo em vista que faltam insumos básicos e que a estrutura do prédio está comprometida. Para o representante da Sesa, Ernani Ximenes, a transferência dos idosos do equipamento de Maracanaú para o de Redenção é viável, desde que realizada com amparo de equipe multidiciplinar. Além disso, ele informa que a falta de insumos não é corriqueira. Segundo Ximenes, as Colônias Antônio Justa e Antônio Diogo têm orçamento estadual de R$ 1.000.000,00. 

Como resultado da reunião, ficou definido que Sesa e Município de Maracanaú articularão a melhor solução para garantir a segurança dos residentes da Colônia Antônio Justa. Diante do exposto, a Sesa será oficiada sobre a falta de insumos no equipamento. No próximo dia 20 de outubro, às 9 horas, haverá outra reunião para que seja apresentada a proposta sobre o que deve ser feito com os residentes. No dia 15 de dezembro deste ano, a fundação da Colônia Antônio Justa completará 79 anos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!