Pular para o conteúdo principal

CNH Especial: O sonho de dirigir que pode ser realizado



_De acordo com a Lei Nº 8.989/95, são 52 patologias incluídas na CNH especial. Os veículos utilizados para as aulas práticas de direção são automáticos, com adaptação de embreagem e comandos para as mãos.O sonho da professora Rocileide Ferreira, 58 anos, é tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 


Porém, não é algo tão simples de ser realizado. Contaminada com o vírus da poliomielite (paralisia infantil) ainda bebê, ela ficou paraplégica nos membros inferiores e anda com a ajuda de muletas. “Não tenho mobilidade para muitas coisas. Sempre tive que usar táxi, Uber e até já precisei contratar uma pessoa para me levar ao trabalho”. Rocileide teve que enfrentar barreiras e superar limites. Com muito esforço e dedicação, a professora está perto de conquistar a tão sonhada habilitação. 


“Em 2005 fiz o meu primeiro processo. Fiz quatro exames no Detran sem êxito e desanimei. No ano passado fiz minha matrícula em uma nova autoescola e estou gostando desse recomeço. O instrutor é muito competente, paciente e está me ajudando bastante. Estou nas últimas aulas de direção prática e depois fico no aguardo o Detran marcar a prova de rua”, conta. Quando passar no exame, Rocileide diz que pretende comprar um carro automático adaptado e começar a dirigir.


Qualquer pessoa com deficiência, mobilidade reduzida ou que possua doença que afeta as funções cognitivas e motoras não só pode, como têm o direito de dirigir por meio da CNH especial. O presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará, Eliardo Martins, explica que o processo é bem semelhante ao processo para tirar uma carteira de habilitação comum. A única diferença é que o processo médico é mais detalhista. 


Veículo adaptado


O instrutor Germano Silva atende alunos com variados tipos de deficiência. “Cadeirantes, pessoas com braço ou mão amputada e até surdos. Para ensinar a esses alunos, tive que fazer um curso diferenciado”, declara. O veículo utilizado nas aulas práticas é adaptado à necessidade do aluno. “Temos carros automáticos, com adaptação de embreagem e comandos para as mãos. Todos os meses tenho aluno matriculado e fico muito feliz em poder ajudá-los a realizar o sonho da CNH. Eles já passam por tantas limitações na vida diária deles que poder dirigir gera uma grande independência”, afirma Germano. 


Eliardo Martins destaca que, ao tirar a CNH especial, “a pessoa automaticamente garante o direito e a facilidade de comprar um carro com isenção de vários impostos, dentre eles o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)”.


Quem tem direito?


De acordo com a Lei Nº 8.989/95, 52 patologias estão incluídas na CNH especial. Entres estão: a amputação de algum membros, artrite reumatoide, artrose, ausência de membros, AVC, AVE, alguns tipos de câncer, cardiopatia, doenças degenerativas, doenças neurológicas, encurtamento de membros, esclerose múltipla, escoliose acentuada, falta de força, falta de sensibilidade, formigamento, hemiparesia, Lesão por Esforço Repetitivo (LER), linfomas, manguito rotator, mastectomia, membros com deformidades, monoparesia, monoplegia, nanismo, ostomia, paralisia, paralisia cerebral, paraparesia, paraplegia, parkinson, poliomielite, síndrome do túnel do carpo, tendinite crônica, tetraparesia e tetraplegia.


Dificuldades


Entre as dificuldades apontadas por Rocileide Ferreira está a de comprar um veículo adaptado para a sua necessidade. “Nem todas as montadoras fazem adaptação, mesmo se comprar o carro já automático. Fora isso, algumas já não dão mais os descontos e o Governo Federal deu um limite no teto do preço, o que dificulta para o PCD. Estou há duas semanas procurando um que caiba no bolso e não encontro”, reclama.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340