Pular para o conteúdo principal

Morre em Brasília o poeta e compositor Vicente Sá Artista era da primeira geração de criadores da capital

  “A morte é para os outros, não para os poetas”, assevera o poeta Nicholas Behr, cuiabano de nascimento e brasiliense de verso. Ele sabe, no entanto, que “a morte é incontornável, está mais adiante esperando.” A certeza da morte faz o poeta criar, “na ilusão, na esperança, de que alguns versos deles vão sobreviver”. Na noite desta sexta-feira (24), morreu em Brasília (DF), o poeta Vicente Sá, aos 68 anos, mas a sua poesia, não. Além de poeta, Vicente Tadeu Maranhão Gomes de Sá era compositor, cronista, romancista, roteirista e jornalista. Natural de Pedreiras (MA), viveu de amores pela capital federal, em especial pelo bairro da Asa Norte.  “Estamos perdendo uma alma genuinamente brasiliense. Ele assumiu Brasília como a sua cidade, como sua musa, como sua fonte de inspiração, como personagem, digamos”, avalia Nicolas Behr. Segundo Behr, Vicente Sá é da geração que “humanizou a maquete”, o Plano Piloto projetado pelo urbanista Lúcio Costa e adornada pelos edifícios e monumento...

Prefeitura de Fortaleza amplia realização de ultrassonografias e tomografias em convênio com Sopai

 grupo de pessoas posa para a foto

Solenidade ocorreu nesta quarta-feira (01/12) na sede da Sopai (Foto: Marcos Moura)
A Prefeitura de Fortaleza fechou convênio, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com a Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai), nesta quarta-feira (01/12), para ampliar a oferta de exames de imagens (ultrassonografia e tomografia) de média complexidade. O atendimento à população por meio do convênio já foi iniciado. O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite, e representantes do Sopai participaram do evento de divulgação da parceria na instituição.

Serão disponibilizados, mensalmente, cerca de 1,1 mil exames para pacientes regulados na Central de Regulação do Município, chegando a mais de 13 mil por ano. Os pacientes entram na regulação após consulta nas unidades básicas de saúde de Fortaleza e encaminhamento médico para realização destes exames. Através do convênio, poderão ser realizados sete tipos de ultrassonografias e 10 tipos de tomografias.

Élcio Batista ressaltou que Fortaleza tem a maior rede hospitalar municipal do país. Segundo ele, o que significa não só que há um compromisso da gestão com a Saúde, mas também uma necessidade de melhorar a eficiência cada vez mais.

“É um grande desafio, por conta dos recursos. Como a secretária Ana Estela pontuou, o SUS está com uma defasagem em relação à remuneração dos procedimentos. Mas nosso sistema de saúde e a sua articulação com o setor privado vai dar uma garantia para a população de que a gente vai ter mais qualidade. Se a gente não tiver cooperação entre setor privado, setor público e a sociedade civil organizada, não vai conseguir superar as dificuldades desse momento que estamos vivendo. É preciso estabelecer parcerias para se desenvolver”, enfatizou.

Agilização dos exames

De acordo com a secretária da Saúde, Ana Estela Leite, o convênio entre Prefeitura e Sopai vai ajudar a desafogar a fila de espera dos usuários do SUS por exames, represada devido à pandemia.

“Com esse convênio, a gente amplia também a faixa etária de assistência desse hospital, que passa a atender o público acima de 18 anos. A demanda do SUS é infinita, a gente está num momento pós-pandemia em que muita gente aguardou quase dois anos para fazer seus exames, destacou a secretária.

O Sopai possui dois equipamentos para a realização destes exames, sendo um tomógrafo computadorizado e um ultrassom doppler. Além disso, serão disponibilizados cinco profissionais para realização dos procedimentos, sendo três médicos e dois profissionais de nível técnico de radiologia.

“Serão mais de 9 mil tomografias computadorizadas e mais de 4 mil ultrassonografias, exames de imagem essenciais para o diagnóstico. Com essa parceria, a gente vai conseguir atender a população de Fortaleza que depende do SUS de uma forma muito qualificada”, declarou o diretor técnico do Sopai, Fabrício César.

O convênio, no valor de R$ 1.999.996,35, tem recursos provenientes de emenda parlamentar e possui vigência de 12 meses.

Também participaram do evento os diretores administrativos do Sopai, Luís Eugênio França Pequeno e João Luís França.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.