Pular para o conteúdo principal

PF combate tráfico de drogas interestadual no Piauí e no Ceará Mandados estão sendo cumpridos em Teresina e Fortaleza

  Teresina/PI.  A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 16/4, a Operação Carga Oculta com o objetivo de combater crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas interestadual praticados por um grupo criminoso atuante nos estados do Piauí e Ceará. Policiais Federais foram mobilizados para o cumprimento de oito mandados judiciais, sendo cinco de prisão preventiva e três de busca e apreensão, expedidos pela Central de Inquéritos de Teresina. A investigação teve início após a prisão de um homem na capital piauiense, flagrado transportando, em um ônibus comercial, 77 tabletes de maconha distribuídos e acondicionados em malas de viagem com destino à cidade de Fortaleza. A continuidade do trabalho investigativo evidenciou a existência de outros envolvidos na ação e uma possível associação criminosa atuando no tráfico de drogas pelo modal rodoviário entre os dois estados. Os investigados devem responder pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas interestadual

Técnica de reconstrução vaginal com pele de tilápia aplicada na UFC é utilizada pela primeira vez em hospital da UFMG

 A técnica que usa pele de tilápia em cirurgias de reconstrução vaginal, desenvolvida e aplicada na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), que integra o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/EBSERH, foi utilizada pela primeira vez em Minas Gerais na última sexta-feira (26). O procedimento foi realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/EBSERH) pelo Prof. Leonardo Bezerra, do Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da UFC.

Em parceria com a equipe do hospital, Bezerra conduziu duas cirurgias em pacientes diagnosticadas com a síndrome Rokitansky, doença rara que provoca alterações no útero e na vagina, fazendo com que estes órgãos se encontrem pouco desenvolvidos ou ausentes.

Imagem: O Prof. Leonardo Bezerra, da UFC (o quarto da esquerda para a direita, entre os que estão de pé), é o idealizador da técnica e realizou a cirurgia juntamente com a equipe do Hospital das Clínicas da UFMG (Foto: Divulgação)
O Prof. Leonardo Bezerra, da UFC (o quarto da esquerda para a direita, entre os que estão de pé), é o idealizador da técnica e realizou a cirurgia juntamente com a equipe do Hospital das Clínicas da UFMG (Foto: Divulgação)

As cirurgias fazem parte de uma pesquisa que está sendo feita na UFMG. No caso, os pesquisadores estão trabalhando em uma tese de doutorado que consiste em um estudo comparativo, no âmbito ginecológico, entre a pele de tilápia e uma prótese biológica já existente no mercado.

"A perspectiva é que a pele de tilápia consiga ter ao menos similaridade em relação a essa prótese que já existe. Como ela [pele de tilápia] tem um custo muito menor e uma produção muito mais simples e acessível, se o resultado for semelhante isso vai ser uma conquista a mais na pesquisa, na popularização e no uso sistemático da pele de tilápia nas cirurgias vaginais", explica Bezerra.

Segundo ele, as cirurgias realizadas no hospital da UFMG foram consideradas um sucesso, tendo ocorrido de forma rápida e adequada. As pacientes evoluíram de forma satisfatória e estão com alta prevista para o fim desta semana.

O docente ‒ que é o idealizador do uso ginecológico da pele de tilápia e há anos se dedica ao desenvolvimento da técnica ‒ também proferiu uma palestra sobre o tema para a equipe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da instituição mineira. Além da UFMG, a UFC tem parcerias semelhantes nas pesquisas sobre o tema com a Universidade de São Paulo (USP) e com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, a realização do procedimento está em fase clínica, ou seja, sem uso comercial.

O projeto conta também com acompanhamento e orientação do médico Edmar Maciel, presidente do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ) e coordenador-geral das pesquisas com pele de tilápia.

Além da utilização em pacientes com síndrome Rokitansky, o método desenvolvido na UFC é aplicado também em casos de pessoas com câncer de vagina e na reconstrução vaginal pós-cirurgia de redesignação sexual.

A pele da tilápia contém uma grande quantidade de colágeno tipo 1, que a torna tão forte e resistente quanto a pele humana. Para ser utilizado, o material passa primeiramente por um tratamento especial de limpeza e esterilização, feito nos laboratórios da UFC.

Os estudos com pele de tilápia foram iniciados em 2015 nos laboratórios do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM/UFC) e desde então geraram várias aplicações na área da saúde, resultando em diversas parcerias e premiações.

UFC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.