Pular para o conteúdo principal

Atlas do Capital Humano de Fortaleza será lançado dia 23 na FIEC



 O Atlas do Capital Humano de Fortaleza apresenta dados de qualidade sobre a formação de capital humano em visualizações dinâmicas e amigáveis. 


O Atlas do Capital Humano de Fortaleza 2022, que será lançado nesta quarta-feira (23/3), às 9h da manhã, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), é um projeto que apresenta um panorama sobre a formação profissional em Fortaleza. 


Produzido em formato de relatório anual e de painel dinâmico e interativo de indicadores, o Atlas é uma plataforma analítica com dados descritivos sobre os profissionais da cidade, que demonstra um elevado potencial explicativo, uma vez que sua base de dados permite realizar um grande número de cruzamentos de indicadores. 


O objetivo do Atlas é gerar informações sobre educação básica, educação profissional de nível médio e superior e a formação profissional de curta duração, para compreender como a construção e o investimento em capital humano estão relacionados ao desenvolvimento econômico de Fortaleza. 


Operando com um volume grande de dados, o painel de indicadores do Atlas permitirá a gestores da educação pública e particular, a entidades do terceiro setor, ao poder público e ao público em geral, acessar informações atuais e séries históricas, além de conjuntos de dados e análises. Todos os relatórios, dados, scripts e materiais gerados de pesquisa também estarão disponíveis ao público, no site do Atlas, fomentando assim a cultura de produções abertas, acessíveis, transparentes e replicáveis. 


A produção de relatórios curtos e periódicos passará a ser muito útil para todos os que quiserem conhecer mais detalhadamente a realidade das formações profissionais de Fortaleza. 


Plataformas analíticas 


Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento (IPLANFOR), o Atlas é um produto específico de uma das metas da instituição, que é a organização de plataformas analíticas de dados. 


A Prefeitura de Fortaleza está cada vez mais interessada em realizar uma gestão célere, baseada em evidências, uma vez que agregar diferentes dados sobre a cidade norteia a tomada de decisões da gestão municipal. Trata-se do primeiro atlas a vir a público, antecedendo o Atlas da Economia, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2022. 


O Atlas é um produto sobre o capital humano, mas é mais do que isso, inaugura um passo importante para a realização de estudos e pesquisas sobre a cidade, pois está baseado em valores como a política de dados abertos, o compartilhamento de tecnologia, o uso de softwares livres e o aperfeiçoamento de servidores municipais no uso das técnicas e ferramentas mais atuais de análises estatísticas. Quanto mais ampla for a capacidade analítica da prefeitura, mais rapidamente Fortaleza estabelecerá uma base sólida para o desenvolvimento sustentável. 


Para além das análises numéricas, o Atlas do Capital Humano de Fortaleza 2022 vai fomentar uma discussão na cidade com o objetivo de reorientar currículos, formações e didáticas, que podem se tornar mais voltadas para a resolução de problemas. A formação profissional é um importante momento na vida dos indivíduos. Estudantes de diferentes níveis de formação profissional, bem orientados, podem participar ativa e criticamente da dinâmica contínua de (re)construção e orientação da cidade em que desejam habitar. 


O Atlas traz um recorte para Fortaleza baseado em dados de cursos de curta duração (menos de 800 horas) fornecidos ao IPLANFOR, assim como em dados do censo escolar e da educação superior (para cursos com mais de 800 horas). Os censos nacionais são realizados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). 


Lançamento 


No lançamento, haverá a palestra da Neca Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal (SP). A Fundação Tide Setubal é uma organização não governamental, de origem familiar, criada em 2006 e que atua nas periferias urbanas.


A missão da Fundação Tide Setubal é fomentar iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e contribuam para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais das grandes cidades, em articulação com diversos agentes da sociedade civil, de instituições de pesquisa, do Estado e do mercado. 


Após a apresentação do Atlas pela diretora do Observatório de Fortaleza, a Prof. Elisângela Teixeira, e pelo superintendente do IPLANFOR e vice-prefeito, Élcio Batista, haverá ainda uma breve fala do presidente da FUNCAP, Tarcísio Pequeno. 


No encerramento, ocorrerá a cerimônia de assinatura dos Acordos de Cooperação Técnico-Científica entre as instituições de ensino e fomento e o IPLANFOR. 


Serviço: 

Lançamento do Atlas do Capital Humano de Fortaleza 

Dia: 23/03/2022 Horário: 09h00 

Local: Auditório Waldyr Diogo (Federação das Indústrias do Estado do Ceará-FIEC). 

Endereço: Avenida Barão de Studart, 1980 (térreo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.