Pular para o conteúdo principal

Bombeiros Militares apagam incêndio de veículo em Maracanaú

  1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar Quartel de Maracanaú A princípio, um veículo, que transportava uma carga de 7500 frangos, faltou freios em uma curva, tombando. O sinistro ocorreu por volta das 21h07 desta segunda-feira, 22 de abril de 2024, na Avenida Wilson Camurça, no Distrito Industrial de Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). Contudo, o acidente provocou um incêndio e deixou o condutor e o passageiro feridos. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares que imediatamente se deslocaram até o local. Em resumo, para o combate e o rescaldo, se utilizou cerca de 3 mil litros de água com LGE (Líquido Gerador de Espuma). Ainda assim, as vítimas, ambos do sexo masculino, com idades de 27 e 38 anos. A vítima de 27 anos estava consciente, orientada, deambulando com escoriações nos membros inferiores. Enquanto a vítima de 38 anos estava consciente, orientada, deambulando com escoriações no joelho direito e dor n

Decisão judicial exige que empresa responsável pela barragem Granjeiro, em Ubajara (CE), abra paredão da estrutura para evitar seu rompimento

 


Decisão da Justiça Federal em Sobral determinou que a Agrosserra Companhia Agro Industrial Serra da Ibiapaba abra o maciço da barragem para evitar acidentes para a população e a infraestrutura abaixo de Granjeiro 

O prazo para a Agrosserra Companhia Agro Industrial Serra da Ibiapaba, empresa responsável pela barragem Granjeiro, concluir a abertura do maciço (paredão) da estrutura se encerou em 9 de março. Tal medida foi determinada pelo juiz federal da Justiça Federal em Sobral (CE), Sérgio de Norões Milfont Júnior, a partir da ação judicial da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para evitar a acumulação de água na barragem Granjeiro, em Ubajara (CE), prevenindo o rompimento da estrutura e eventuais danos às famílias que vivem abaixo do barramento.

 

A empresa recebeu a intimação e pela decisão judicial do TRF-5 o prazo improrrogável para início das obras teve início em 7 de março e com limite para terminar no último dia 9. Em caso de descumprimento, a Agrosserra terá que pagar multa de R$ 200 mil.

 

Além disso, o juiz federal determinou que a empresa interrompa imediatamente as obras irregulares de reconstrução da barragem Granjeiro, açude que represa o riacho Pituba para finalidade de uso agrícola da água pela Agrosserra. Se o prazo para a abertura do paredão após a intimação for descumprido, caberá à ANA –  com apoio operacional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH/CE) e da Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Ubajara – abrir o maciço da barragem e mantê-lo aberto, o que demandará mobilização de outros órgãos federais em cumprimento à ordem judicial. Nesse caso os custos deverão ser contabilizados e ressarcidos ao erário pela Agrosserra.

 

Como órgão fiscalizador da segurança da barragem, a ANA ingressou com a ação judicial em caráter de urgência por conta da iminência do período chuvoso na região de Granjeiro. Por isso, solicitou a interrupção imediata da reconstrução da barragem, que já havia sido embargada em definitivo em 2020, para minimizar riscos de rompimento da estrutura, pois, segundo a Defesa Civil do Ceará, há pelo menos 2196 pessoas residentes que podem ser afetadas no vale a jusante (abaixo) da barragem, que tem um estado precário de conservação.

 

Desde 2017, a ANA vem autuando a empresa, empreendedora responsável pela barragem Granjeiro para sua regularização em atendimento à Política Nacional de Recursos Hídricos e à Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Devido à situação de abandono da estrutura e da falta de medidas da Agrosserra para regularizar o barramento, a ANA embargou a barragem provisoriamente em março de 2019, quando foi necessário retirar 520 famílias, cerca de 2 mil pessoas, da área abaixo de Granjeiro em função do risco de rompimento da estrutura. Além disso, a pedido da ANA, a COGERH/CE apoiou a abertura emergencial de um canal na barragem para esvaziar o reservatório e evitar o seu rompimento da estrutura.

 

Posteriormente, mesmo após prazo concedido pela ANA, o empreendedor não fez o pedido de outorga da barragem, nem apresentou o seu plano de segurança e plano de ação de emergência, requisitos exigidos pela Política Nacional de Segurança de Barragens, a Lei nº 12.334/2010. Isso resultou no embargo definitivo do empreendimento. Contudo, a empresa iniciou a reconstrução da barragem, sem qualquer autorização e, em 1º de fevereiro de 2020, durante o período de chuvas, aconteceu o incidente do rompimento da ensecadeira construída pela Agrosserra – estrutura que deixa seca uma região molhada que está em obras – utilizada em ações de recuperação do barramento.

 

Com o rompimento, a barragem ficou aberta e o reservatório vazio até o segundo semestre de 2021, quando as obras irregulares de recuperação foram novamente iniciadas. Em vistoria realizada por empresa contratada pela ANA em janeiro de 2021, constatou-se que a barragem foi novamente fechada, voltando a acumular água e a colocar em risco a população e a infraestrutura abaixo do barramento.

 

Veja abaixo um exemplo de maciço, que pode ser construído com diferente técnicas e materiais para retenção da água, como: terra (é o caso de Granjeiro), rochas, rejeitos, concreto, alvenaria, entre outros. 

ANA e segurança de barragens

 

Segundo a Política Nacional de Segurança de Barragens, a fiscalização dos barramentos de geração hidrelétrica é feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Já as barragens de rejeitos de minério são fiscalizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), enquanto a fiscalização das barragens de usos múltiplos da água em corpos hídricos de domínio da União (interestaduais e transfronteiriços) é feita pela ANA.

 

Além disso, os órgãos estaduais são responsáveis pela fiscalização de barragens de usos múltiplos da água em rios estaduais, para os quais o órgão estadual emitiu a outorga de direito de uso de recursos hídricos, ou de rejeitos industriais, para as quais emitiu a licença ambiental.

 

Compete à ANA a consolidação anual dos dados sobre a segurança de barramentos encaminhados pelos 43 agentes fiscalizadores do País (incluindo a própria Agência, entre órgãos federais e estaduais). Com os dados que recebe, a ANA consolida anualmente o Relatório de Segurança de Barragens (RSB), que é um instrumento de transparência quanto à situação dos barramentos no Brasil.

 

Segundo o Relatório de Segurança de Barragens 2020, lançado no último ano, o Brasil tem 21.953 barragens cadastradas, sendo que 12.452 não têm outorga, ou seja, 57% estão irregulares quanto à Política Nacional de Recursos Hídricos. Sobre o atendimento à Lei nº 12.334/2010, a PNSB, 1553 barragens têm Planos de Segurança, mas 80% delas são barragens de rejeitos ou hidrelétricas. Conforme o último RSB, 1.250 barragens têm plano de ação de emergência e 1.033 foram submetidas a inspeção de segurança em 2020. Excluindo as hidrelétricas e barragens de rejeitos, há 4.211 barragens submetidas à Política Nacional de Segurança de Barragens e 92% delas estão irregulares por não terem planos de segurança, já que apenas 304 barragens possuem esses planos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.