Pular para o conteúdo principal

Novas instalações do Complexo Hospitalar são inauguradas; investimentos vão beneficiar ensino e pesquisa

 O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, inaugurou, na manhã desta terça-feira (22), as novas enfermarias das unidades de transplantes de rim, fígado e pâncreas e as novas instalações dos ambulatórios de Geriatria, Reumatologia e Pneumologia, além do equipamento de raios X vascular, conhecido como angiógrafo. 

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque (à esquerda) descerra placa das instalações inauguradas com Gen. Oswaldo Ferreira (presidente da EBSERH), Prof. Carlos Augusto Alencar (superintendente do Complexo Hospitalar), Giuseppe Gatto (EBSERH), Prof. Rômulo Rebouças (geriatra do HUWC), Profª Ana Karina Bezerra (diretora da FFOE) e Prof. Jailton Vieira (gerente do HUWC). (Foto: Ribamar Neto)
Reitor Cândido Albuquerque (à esquerda) descerra placa das instalações inauguradas com Gen. Oswaldo Ferreira (presidente da EBSERH), Prof. Carlos Augusto Alencar (superintendente do Complexo Hospitalar), Giuseppe Gatto (EBSERH), Prof. Rômulo Rebouças (geriatra do HUWC), Profª Ana Karina Bezerra (diretora da FFOE) e Prof. Jailton Vieira (gerente do HUWC). (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, "a parceria entre UFC e EBSERH tem funcionado satisfatoriamente". O gestor ressaltou que os investimentos na infraestrutura vão representar melhorias nas condições de ensino e pesquisa na unidade hospitalar. "Então é um momento extremamente significativo para o nosso Complexo Hospitalar e para a nossa Faculdade de Medicina", avaliou.

O vice-reitor Glauco Lobo lembrou que a cerimônia, cuja programação foi conduzida pelo Cerimonial do Gabinete da Reitoria da UFC, também remonta à história do transplante de órgãos no Ceará.  "Isso começou com o desenvolvimento de uma unidade de pesquisa, coordenada pelo professor Lacerda Machado, onde nasceu toda a estruturação básica do transplante renal. E propiciou evidentemente o aparecimento dos outros transplantes de órgãos", lembrou o docente, que coordenou a equipe do primeiro transplante cardíaco no Ceará em 1993.

Na avaliação do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), general Oswaldo Ferreira, a nova estrutura vai contribuir para a formação dos futuros profissionais da área da saúde. "A tecnologia teve um avanço muito grande em todas as áreas [...] Então é importante investir para podermos ter profissionais que estejam capacitados para lidar com ela pelo Brasil afora e até pelo mundo", comentou. Ele ainda parabenizou o papel desempenhado pelos trabalhadores da saúde durante a pandemia de covid-19.

Confira a matéria da UFCTV:

O superintendente do Complexo Hospitalar (CH-HUWC-EBSERH), Carlos Augusto Alencar Júnior, afirmou que o objetivo é tornar o Hospital Universitário "a melhor sala de aula [da formação em saúde] do Norte e do Nordeste".  E acrescentou: "Por isso precisamos ter aparelhos de última geração como nosso angiógrafo; enfermarias que sejam adequadas não só para os pacientes, mas especialmente para o ensino; e também ambulatórios preparados para que os alunos e os nossos residentes tenham condições de aprendizado".

De acordo com o chefe da Unidade de Transplante de Fígado do HUWC, Huygens Garcia, as novas enfermarias da área de transplante vão permitir um melhor controle de ambiente aos pacientes. "O transplantado vai correr menos risco do que ficar em áreas comuns com outros pacientes", ressaltou. 

Imagem: Foto da solenidade de inauguração das novas enfermarias e ambulatórios mostra a mesa de autoridades vista a partir do público. (Foto: Ribamar Neto)
Solenidade de inauguração das novas enfermarias e ambulatórios reuniu equipes da UFC, da EBSERH e da Secretaria de Saúde de Fortaleza. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

Após as falas, os presentes conheceram as unidades entregues, onde foram  descerradas as placas de inauguração. Foram convidados para a mesa de abertura da solenidade a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite; o diretor de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da EBSERH, Giuseppe Gatto; a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará, Ricristhi Gonçalves; e o diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. João Macedo. 

Acompanharam ainda o evento os médicos que participaram do primeiro transplante renal no Ceará, Roberto Barreto Marques e Antônio Lacerda Machado; a vice-diretora em exercício da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC, Profª Ana Karina Bezerra Pinheiro; a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará, Eliana Régia Barbosa de Almeida; o superintendente do Patrimônio da União no Ceará, coronel Vandesvaldo Carvalho Moura; e o presidente do Centro de Pesquisas em Doenças Renais do Ceará, Prof. João Batista Evangelista Júnior. 

Pelo Complexo Hospital participaram o chefe da Divisão Médica, Samir Câmara Magalhães; a gerente administrativa Eugenie Desirèe Rabelo Neri Viana; o gerente de Ensino e Pesquisa, Renan Magalhães Montenegro Júnior; o gerente de Atenção à Saúde, Jailton Vieira Silva; o gerente de Atenção à Saúde da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Francisco Edson de Lucena Feitosa; o chefe da Unidade de Radiologia, Diego Mansano; a chefe da Divisão de Enfermagem, Rita Paiva Pereira Honório; a chefe da Divisão de Apoio Terapêutico, Maria Ozilene Rodrigues Batista; a coordenadora clínica da Unidade de Transplante Renal, Cláudia Oliveira; a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Maria Airtes Vieira Vitoriano; a chefe da Unidade do Sistema Urinário, Paula Franssinetti; e a coordenadora da unidade de Transplante de Pâncreas, Ivelise Regina Canito Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.