Pular para o conteúdo principal

TCE Ceará disponibiliza relatório de sua Prestação de Contas – Exercício 2023

  TCE Ceará disponibiliza relatório de sua Prestação de Contas – Exercício 2023 O Tribunal de Contas do Ceará disponibilizou sua  Prestação de Contas Anual , relativa ao exercício de 2023, no portal institucional. O documento também foi encaminhado à Assembleia Legislativa, em cumprimento ao § 4º do art. 76 da Constituição do Estado. O Relatório mostra os avanços obtidos durante o ano passado, entre eles a implantação do novo Portal de Serviços (Resolução Administrativa nº 23/2023). Atualmente, o TCE Ceará possui 4.275 jurisdicionados, dentre unidades gestoras, consórcios públicos e órgãos previdenciários. Em 2023, foram julgados 10.093 processos, em 155 sessões realizadas, tendo alcançado média de quase 65 processos julgados por sessão. Esses processos foram julgados em sessões presenciais e virtuais, sendo que 9.899 foram apreciados de forma virtual, cerca de 98% dos processos. No exercício de 2023, a Corte aplicou R$ 15.211.397,69 em multas nos seus julgamentos, e imputou o total de

Bombeiros Militares do Ceará resgatam réptil jacaretinga na cidade de Varjota

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou, nessa quarta-feira (27), um réptil conhecido como jacaré-de-óculos. O animal carnívoro foi localizado quando trafegava próximo a um açude no município de Varjota – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado.

Os bombeiros militares da Companhia do 3º Batalhão do CBMCE (2a Cia/ 3o BBM), lotados no posto avançado de Ipueiras, foram acionados para a ocorrência no na manhã de ontem. O subtenente do CBMCE, Luís Carlos, falou sobre o resgate do réptil. “Chegando ao local, verificamos que a jacaretinga teria sido imobilizada por populares, mas sem ferimentos aparentes”.

O animal silvestre, de cerca de um metro, foi resgatado e devolvido a uma região de mata fechada, próxima a uma fonte d’água e compatível com seu habitat natural. Conforme ocorrências recentes registradas pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, essa espécie de réptil tem sido encontrada com bastante frequência nas cidades cearenses de Caucaia, Crateús, Ipueiras, Independência e Trairi, sendo a primeira vez em Varjota.

Espécie

Conhecido também como jacaré-de-óculos, esse réptil carnívoro habita em diferentes rios e lagos. No Brasil, recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso de cor branca. Os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento. Já as fêmeas, medem cerca de 1,4 m. Eles se alimentam de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, outros répteis, aves e pequenos mamíferos.

Legislação e Prevenção

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998 de Crimes Ambientais. Portanto, o CBMCE alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha-se sempre distante do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucar o animal. Em seguida, acione imediatamente uma equipe dos Bombeiros para fazer o resgate. O contato pode ser feito para o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia. Inclusive, em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduzam a velocidade ou parem os veículos. Desta forma, acidentes com esses animais podem ser evitados.

(com informações da Ascom do CBMCE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.