Pular para o conteúdo principal

Ex-diretor do BNB e de seguradora é processado por fraude nos Estados Unidos

 Da Agência Globo:

O ex-executivo do IRB Brasil Resseguros SA Fernando Passos é processado nos Estados Unidos por tentar aumentar o preço das ações da empresa com base em rumores falsos envolvendo a empresa de investimentos do bilionário Warren Buffett, informou o Departamento de Justiça americano nesta segunda-feira.

*** ***

Foto de Viviane Pinheiro (Diário do Nordeste, 2013)

Fernando Passos (foto acima) é paulista e foi diretor Financeiro e de Mercado do BNB, banco estatal que tem sede em Fortaleza. O cargo teve indicação do então vice-presidente, Michel Temer (MDB), de quem o pai de Fernando foi padrinho de casamento. Em 2021, já fora da instituição, o executivo foi citado num escândalo com operações de microcrédito. Segue a Agência Globo:

Em março de 2020, Passos, ex-vice-presidente de finanças e relações com investidores do IRB Brasil Resseguros, teria dito que a Berkshire Hathaway, empresa de participações do megainvestidor Warren Buffett, havia aproveitado a desvalorização dos papéis do IRB, após denúncias levantadas pela gestora Squadra, para comprar uma fatia significativa da resseguradora, fazendo um aporte significativo.

Buffett, porém, logo depois negou ser sócio da resseguradora.

Em uma queixa civil apresentada em um tribunal federal em Manhattan, a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA alega que o executivo fabricou a história para sustentar o preço das ações do IRB.

Para isso, teria usado uma lista falsa de acionistas que mostrava que a Berkshire havia comprado 28 milhões de ações da resseguradora, avaliadas, na época, em cerca de US$ 800 milhões.

Após a informação chegar aos ouvidos dos investidores, as ações do IRB subiram 6,7%. Depois que a verdade veio à tona, entretanto, os papéis caíram 43% em dois dias.

Em 4 de março de 2020, Passos e o presidente-executivo José Carlos Cardoso renunciaram. Em junho do mesmo ano, o IRB reajustou suas finanças de 2019 para tratar de irregularidades contábeis, reduzindo o lucro líquido em 31%.

Agora, Fernando Passos enfrenta uma acusação de fraude de valores mobiliários e três de fraude eletrônica. Se condenado, pode pegar até 20 anos de prisão por cada uma delas. O Departamento de Justiça americano diz que ele está foragido.

O regulador de valores mobiliários do Brasil, a CVM, disse em novembro passado que apresentaria acusações civis para culpar Passos por manipulação de mercado e Cardoso por divulgar informações falsas.

Portal InvestNE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.