Pular para o conteúdo principal

Espetáculo com Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho é a nova atração do CENA

  Espetáculo com Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho é a nova atração do CENA Gostava mais dos pais” traz homenagens a Chico Anysio e Lucio Mauro e propõe reflexões sobre a era digital, preservação da identidade e herança paterna O Circuito CENA segue promovendo grandes espetáculos no Ceará e agora é a vez de “Gostava mais dos pais” desembarcar na capital com Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho para apresentações nos dias 26 e 27 de abril, no Cineteatro São Luiz. A peça conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e apoio cultural da Enel. Embora o humor corra nas veias de Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho, carregar o DNA de dois ícones do gênero no país e ainda seguir a mesma profissão não é algo trivial. No espetáculo “Gostava mais dos pais” os atores celebram a amizade de berço e as dores e delícias de sucederem a Chico Anysio (1931 – 2012) e Lucio Mauro (1927 – 2019), uma das duplas mais emblemáticas da comédia brasileira. Os atores interpretam cerca de de

Nesta terça (26/04): Tony Bellotto conversa sobre segurança e violência policial na literatura brasileira

 

A conferência acontece no projeto literário Diálogos Contemporâneos, às 19h, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, com mediação de Élcio Batista. Na quarta (27) a convidada é a escritora Preta Ferreira. Acesso gratuito.

(Fotos dos conferencistas e mediadores)

 

A tradição da literatura policial no Brasil guarda conexões com a realidade do país, saturada de violência e de crimes sem solução. O desejo ético de que o bem precisa vencer o mal e a justiça precisa triunfar pode entrar em choque com uma existência onde a justiça e a verdade nem sempre prevalecem. O assunto vai nortear a conferência “Segurança e violência policial na literatura brasileira”, com o músico e escritor Tony Bellotto, no projeto literário Diálogos Contemporâneos, que acontece nesta terça-feira, dia 26 de abril, às 19 horas, no Cineteatro São Luiz. O acesso é gratuito, por ordem de chegada.


Membro da banda Titãs, Tony Bellotto estreou na literatura em 1995 com “Bellini e a Esfinge”, primeiro de uma série de livros policiais que inclui “Bellini e o Demônio” (1997), “Bellini e os Espíritos” (2005) e “Bellini e o Labirinto” (2014). Escreveu também “BR163: Duas Histórias na Estrada” (2001), “O Livro do Guitarrista” (2001), “Os Insones” (2007), “No Buraco” (2010), “Machu Picchu” (2013), “Famílias” (2015), “” (2018) e “Dom” (2020). 


A conferência será mediada por Élcio Batista, cientista social, mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  É vice-prefeito eleito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor). Foi chefe de gabinete no governo de Camilo Santana e secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará nos anos de 2015 a 2020. Exerceu também a função de secretário executivo da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Na primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio ocupou o cargo de secretário municipal da Juventude. Foi assessor de Planejamento do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). Em março lançou seu primeiro livro, “Para pensar”, onde reúne pequenos textos e insights para pensar o século XXI.


Na quarta, dia 27, o assunto no projeto Diálogos Contemporâneos é “Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na história”, na conferência da escritora Preta Ferreira, defensora dos Direitos Humanos, ativista por moradia, multiartista. É autora de “Minha Carne: diário de uma prisão”, obra que reúne memórias dos 108 dias em que passou presa, em 2019, por conta de seu ativismo na luta pelo direito à moradia em São Paulo. A conversa será mediada por Nina Rizzi. 


Depois de Tony Bellotto e Preta Ferreira, os convidados são: Viviane Mosé (dia 03/05), em conversa sobre “O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver”; Sérgio Vaz (09/05), que discorre sobre “Literatura e realidade”; Fabrício Carpinejar (dia 16/05), que traz o tema “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens”; e Ailton Krenak (dia 17/05), sobre “A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade”. Todas as conferências serão transmitidas ao vivo no canal da AACIC no YouTube: https://www.youtube.com/aacic.


NAS ESCOLAS - Como uma ação de formação de leitores do projeto Diálogos Contemporâneos, grupos de alunos de oito escolas públicas estão estudando um livro de um dos oito escritores convidados do projeto em Fortaleza. São 30 alunos de cada escola. Juntos, conhecem a obra do escritor e se aprofundam em um de seus livros. Alunos da EEFM Luiza Távora Promorar se aprofundaram no livro “Bellini e a Esfinge”, de Tony Bellotto, e o grupo da EEFM Paróquia da Paz mergulhou na obra “Minha carne: Diário de uma prisão”, de Preta Ferreira. 


O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura com recursos de Emenda Parlamentar de execução obrigatória destacada à Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.  Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE). 


PRÓXIMAS CONFERÊNCIAS 


26/04 (terça), 19h - Com Tony Bellotto e mediação de Élcio Batista

Tema: Segurança e violência policial na literatura brasileira 


27/04 (quarta), 19h - Com Preta Ferreira e mediação de Nina Rizzi

Tema: Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na história


03/05 (terça), 19h - Com Viviane Mosé e mediação de Lia Sanders

Tema: O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver


09/05 (segunda), 19h - Com Sérgio Vaz e mediação de Tuyra Andrade

Tema: Literatura e realidade 


16/05 (segunda), 19h - Com Fabrício Carpinejar e mediação de Anna K. Lima

Tema: O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens 

 

17/05 (terça), 19h - Com Ailton Krenak e mediação de Talles Azigon

Tema: A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade 

 

PROTOCOLO DE ACESSO - Para ter acesso à programação presencial no Cineteatro São Luiz será exigida a apresentação do passaporte vacinal com as três doses ou dose de reforço (até 6 meses da aplicação da vacina de dose única) para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, acompanhado de documento oficial com foto. 

 

SERVIÇO

Projeto Literário Diálogos Contemporâneos - Entre 18 de abril e 17 de maio de 2022, às 19h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza/CE). Acesso gratuito, por ordem de chegada (sem retirada de ingresso). Informações: 

Site: https://aacic.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/amigoscult/

Twitter: https://twitter.com/amigoscult/

YouTube: https://www.youtube.com/aacic

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.