Dia Mundial da Acreditação: unidades de saúde destacam-se por qualidade e segurança na assistência em saúde
Promover e fortalecer padrões de qualidade e segurança na assistência em saúde são alguns requisitos fundamentais para a acreditação hospitalar, iniciativa global estabelecida em conjunto com o Fórum Internacional de Acreditação (IAF) e a Cooperativa Internacional de Acreditação de Laboratórios (Ilac). O processo, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua dos serviços, ganha destaque nesta quinta-feira (9), quando celebra-se o Dia Mundial da Acreditação.
Na rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os hospitais Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, e os regionais Norte (HRN), em Sobral, e do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, são certificados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Já o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, é reconhecido internacionalmente. Todas as unidades são administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).
“A acreditação é o processo voluntário, independente, de avaliação da qualidade dos serviços de saúde no qual as organizações são reconhecidas publicamente por atenderem aos padrões e requisitos estabelecidos, contribuindo para a melhoria do desempenho dos processos. Ser acreditado significa que os pacientes/clientes sabem que a instituição está comprometida em fornecer serviços de excelência”, explica Camila Peixoto, gerente de Qualidade e Segurança do ISGH.
O HRN é acreditado Nível 3 – com Excelência pela ONA na qualidade de serviços de saúde prestados, incluindo protocolos de segurança para pacientes e gestão integrada. O reconhecimento destaca a cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O hospital é o único da região a ter esse tipo de acreditação e, neste mês de junho, passará por um processo de recertificação. “Nosso objetivo é ampliar a assistência à população, oferecendo mais serviços”, pontua a diretora de Processos Assistenciais, Aline Valeriano Moura.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.