Pular para o conteúdo principal

Ucrânia diz que tropas resistem em Sievierodonetsk e avançam no sul

 Tropas ucranianas informaram hoje (9) que avançaram em intensos combates de rua na cidade de Sievierodonetsk, acrescentando que sua única esperança de virar o jogo é mais artilharia para compensar o enorme poder de fogo da Rússia.

No sul, o Ministério da Defesa da Ucrânia disse que capturou novos terrenos em um contra-ataque na província de Kherson, visando a maior faixa de território que a Rússia conquistou desde sua invasão em fevereiro.

A batalha em meio às ruínas de Sievierodonetsk, uma pequena cidade industrial, tornou-se uma das mais sangrentas da guerra, com a Rússia concentrando ali sua força de invasão. Ambos os lados afirmam ter infligido baixas em massa ao inimigo.

Sievierodonetsk e sua cidade gêmea Lysychansk, na margem oposta do Rio Siverskyi Donets, são as últimas partes da província de Luhansk sob controle ucraniano, que Moscou pretende tomar como um um dos principais objetivos de guerra.

Em rara atualização de Sievierodonetsk, o comandante do Batalhão da Guarda Nacional Svoboda, da Ucrânia, Petro Kusyk, disse que os ucranianos estão atraindo os russos para os combates de rua a fim de neutralizar a vantagem da artilharia russa.

"Ontem foi um sucesso para nós - lançamos uma contraofensiva e, em algumas áreas, conseguimos empurrá-los para trás um ou dois quarteirões. Em outros, eles nos empurraram, mas apenas por um prédio ou dois", disse Kusyk em entrevista na televisão.

"Ontem, os ocupantes sofreram sérias perdas - se todos os dias fossem como ontem, tudo isso acabaria em breve."

Para o comandante, as forças estão sofrendo com falta "catastrófica" de fogo de contrabateria para disparar contra as armas russas.

Obter essas armas transformaria o campo de batalha, permitindo que os ucranianos se defendessem da artilharia russa, afirmou.

"Mesmo sem esses sistemas, estamos aguentando bem. Há uma ordem para manter nossas posições e estamos mantendo. É inacreditável o que os cirurgiões estão fazendo sem o equipamento adequado para salvar a vida dos soldados."

O prefeito de Sievierodonetsk, Oleksandr Stryuk, disse que cerca de 10 mil civis ainda estavam presos dentro da cidade - cerca de um décimo de sua população antes da guerra.

Em discurso à noite, em vídeo, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmou que o destino da região de Donbas estava sendo decidido em Sievierodonetsk, "uma batalha muito brutal, muito dura, talvez uma das mais difíceis ao longo desta guerra".

A oeste de Sievierodonetsk, a Rússia avança do norte e do sul, tentando prender as forças ucranianas na região de Donbas, que compreende Luhansk e a província vizinha de Donetsk, explodindo com artilharia cidades controladas pela Ucrânia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que