Pular para o conteúdo principal

Em formato online, Fórum Harmônicas Brasil começa no próximo sábado e destaca empreendedorismo, música e cultura por meio da gaita


Começa no próximo sábado, 16.7, a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil. O evento é um dos mais importantes do País na área de formação artística e cultural. As abordagens neste ano têm foco no mercado da música a partir da gaita de boca, enfatizando o empreendedorismo. Em 2022, os convidados são Maurício Einhorn (RJ), Marcelo Naves (SP) e Diogo Farias (CE), entrevistados por Roberto Maciel e Jefferson Gonçalves.


O Fórum tem o objetivo de destacar a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais usados, também apoiando iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural. A ideia é alcançar sobretudo setores sociais com demandas de investimentos em desenvolvimento. Na edição que começa dia 16, o evento terá atenção específica para a comunidade de Canoa Quebrada, no Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq) vai estreitar laços com moradores locais.


Paralelamente, o Fórum arrecadará com o público livros didáticos e paradidáticos, que serão doados à ONG Canoa Criança para utilização em ações com crianças e adolescentes.  


CONVIDADOS


MAURÍCIO EINHORN - Filho de imigrantes judeus poloneses, os pais eram gaitistas. Começou a tocar gaita de boca aos cinco anos de idade, apresentando-se no colégio franco-brasileiro do Rio de Janeiro, no qual estudava até os 13 anos de idade. No decorrer da carreira, gravou com grandes astros da MPB, como Elizeth Cardoso, Maria Bethânia, Hermeto Pascoal, Ângela Rô-Rô e Chico Buarque, entre outros. Em 2013, Maurício foi tema de documentário do diretor e músico Rodolfo Novaes. O filme "Maurício Einhorn - Estamos aí" destaca a biografia do artista, acontecimentos da trajetória profissional e seu ponto de vista sobre a música e o instrumento. A produção ainda apresenta depoimentos de amigos. Em 2017, foi homenageado por gaitistas de todo o Brasil com o álbum duplo "Viva Maurício Einhorn!".


MARCELO NAVES - Gaitista há mais de 20 anos, é considerado referência nacional no instrumento. Participou da gravação do CD "Bluseiros do Brasil - Edição Gaitistas" e já se apresentou ao lado de grandes nomes do Blues, como Deacon Jones, Mud Morganfield, Diunna Greenleaf, Willie “Big Eyes” Smith, James Weller, Kenny Brown e Nuno Mindelis. Foi apontado como a grande revelação do VI Festival Internacional de Harmonicas, no SESC Pompéia em 2007. Em 2011, fez 10 shows no México (Salvatierra, Tethiuacan e Cidade do México). Ainda em 2011 foi convidado a representar como endorser a maior marca de harmônicas do mundo, a alemã Honner. Vem realizando trabalhos em diferentes estados e desenvolve atividade didática e de divulgação da gaita em canal próprio no YouTube.


DIOGO FARIAS - Além de médico e músico, em atividade há quase 20 anos com a banda De Blues em Quando, Diogo Farias se tornou customizador e empreendedor. Desenvolveu um microfone para segurar e tocar gaita ao mesmo tempo, projetado para características e demandas frequentes de gaitistas - como peso, posição de botão de volume, material e tamanho. Ele tinha outros microfones e encontrava neles pontos que não o agradavam. Foi um dos criadores do Fórum Harmônicas Brasil e já se apresentou em várias capitais brasileiras e nos Estados Unidos.


O encerramento, que caberá à formação Jefferson Gonçalves e Bitencourt Duo, exibirá trabalho que soma as experiências do gaitista carioca e dos irmãos Júlio (bateria e percussão) e Luciano Bittencourt (guitarra híbrida e violão), de Cruzeiro (SP). O repertório contempla gêneros como Blues, Jazz e MPB, além de expressões da música nordestina.    


APRESENTAÇÃO


Os episódios serão exibidos a partir de 16, 17 e 18 de julho, no canal do Fórum no YouTube (www.youtube.com/forumharmonicas). O encerramento será em 19 de julho, com Jefferson Gonçalves & Bitencourt Duo. O acesso aos os conteúdos será gratuito e livre para todas as idades e todos os públicos.


O Fórum Harmônicas 2022 tem patrocínio do Sebrae, Cantina Pet e Portal InvestNordeste. O apoio é da Asdecq. Mais informações no site www.forumharmonicas.com.  


Inscrições e notificações podem ser feitas em www.youtube.com/forumharmonicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que