Pular para o conteúdo principal

Foguetes ucranianos atingem área controlada pela Rússia

 A Ucrânia relatou nesta terça-feira (12) ter realizado um ataque bem-sucedido com foguetes de longo alcance contra forças russas no sul da Ucrânia, território que planeja retomar em uma contraofensiva usando centenas de milhares de soldados.

Segundo a Ucrânia, o ataque atingiu um depósito de munição na cidade de Nova Kakhovka, na região de Kherson, e matou 52 russos. O bombardeio ocorreu depois que Washington forneceu à Ucrânia o sistema de artilharia móvel Himars, que Kiev diz estar começando a usar com eficácia cada vez maior.

Uma autoridade russa instalada em Kherson deu uma versão diferente - disse que pelo menos sete pessoas foram mortas no ataque ucraniano e que civis e infraestrutura civil foram atingidos.

A Reuters não pôde verificar independentemente os relatos do campo de batalha.

A área atingida pela Ucrânia é a mesma que as forças russas apreenderam após o lançamento, em 24 de fevereiro, do que Moscou chamou de "operação militar especial" e é considerada de importância estratégica: tem acesso ao Mar Negro, onde antes funcionava um próspero setor agrícola e um local ao norte da Crimeia, anexada pela Rússia.

Autoridades do governo ucraniano citam esforços para reunir até 1 milhão de soldados e falam do objetivo de recapturar partes do sul do país sob controle russo, que disseram ser importantes por razões econômicas e políticas.

"Com base nos resultados de nossas unidades de foguetes e artilharia, o inimigo perdeu 5️2, um obus Msta-B, um morteiro, sete veículos blindados e outros, bem como um depósito de munição em Nova Kakhovka", disse o comando militar do sul da Ucrânia em comunicado.

Vídeos não verificados publicados nas mídias sociais mostraram fumaça e faíscas, seguidas por uma imensa bola de fogo em erupção no céu noturno. Imagens mostravam também escombros espalhados pelas ruas e prédios queimados.

Já imagens divulgadas pela mídia estatal russa mostraram um terreno baldio coberto de escombros e restos de edifícios.

O Ministério da Defesa ucraniano não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o tipo de arma usada.

Vladimir Leontyev, chefe da administração civil-militar do distrito de Kakhovka, instalado na Rússia, disse, segundo a agência de notícias russa Tass, que pelo menos sete pessoas foram mortas no ataque e cerca de 60 ficaram feridas.

"Ainda há muitas pessoas sob os escombros. Os feridos estão sendo levados para o hospital, mas muitas pessoas estão sitiadas em seus apartamentos e casas", declarou Leontyev.

Segundo ele, depósitos, lojas, uma farmácia, postos de gasolina e uma igreja foram atingidos. Relatos não verificados nas mídias sociais dão conta de que o ataque matou vários comandantes militares russos.

A Rússia acusou a Ucrânia de bombardear seu próprio povo em território do qual perdeu o controle. A Ucrânia diz que retira o maior número possível de pessoas de áreas tomadas por forças russas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que