Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Professor da Uece auxilia Governo do Ceará na defesa do território do Estado em disputa com o Piauí

 Perda de arrecadação, de investimentos em infraestrutura e de regiões com forte potencial econômico nas áreas de turismo, agroindústria e mineração são apenas algumas das consequências que podem ser enfrentadas pelo Ceará caso o estado perca a disputa territorial secular com o Piauí, que recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 2011, para discutir a questão. A avaliação é do professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Sílvio Moraes, que integra a comissão formada pelo Governo do Ceará para discutir a disputa no STF e defender a manutenção dos atuais limites territoriais do Ceará.


Conforme o professor, a disputa envolve 21 municípios – sendo 13 do Ceará, na Serra da Ibiapaba –, uma área de 13 mil quilômetros quadrados e cerca de 245 mil pessoas. "O Ceará está na parte das tratativas desse processo. A governadora Izolda Cela criou essa comissão, da qual eu faço parte, para embasar a resposta ao STF. Estamos analisando os dados, os números e transformando tudo em informações para colocá-las dentro desse processo e subsidiar a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE) na elaboração da resposta ao STF", afirma Sílvio Moraes, que possui vasta experiência na resolução de conflitos sobre limites entre municípios e, agora, compartilha seus conhecimentos para ajudar o Ceará a solucionar a questão da divisa com o Piauí.

O professor reforça que a disputa envolve importantes questões econômicas e sociais, incluindo projetos de mineração no Ceará, com mais de 100 minas de minerais como ferro e cobre, estabelecimentos agroindustriais, empreendimentos de energia eólica, mais de 80 escolas e creches construídas ao longo dos últimos 100 anos, estradas, poços, unidades de saúde, dentre outros. “Vale ressaltar que a perda dessa área também representaria para o Ceará uma redução significativa na arrecadação por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso sem falar nos impactos socioculturais e mudança de domicílio da população que hoje vive no Ceará, mas que passaria a viver no Piauí”, diz.

População precisa ser ouvida

Pela complexidade da questão, o professor da Uece afirma que, além dos critérios técnicos que estão sendo levantados para serem apresentados ao STF, a população da região envolvida no litígio também precisa ser ouvida no processo para solucionar a disputa territorial. “A população precisa ser escutada. Uma disputa territorial como essa mexe com a vida de todos. É necessário entrar em um consenso e ver o que a maioria da população dará como resposta”, defende Sílvio Moraes.

Origem da disputa

O Piauí alega ter direito à área disputada na Serra da Ibiapaba com base em um documento assinado por Dom Pedro II em 1880. Já o Ceará utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para defender seu atual território. “O Piauí se baseia em uma carta régia do século XIX. Era uma linha que não foi muito bem descrita na lei devido a fatores como as condições técnicas que existiam à época. Por isso, a área hoje está em litígio e, quando o censo é realizado, essa população é contada à parte”, diz o professor, lembrando que, atualmente, existem mais possibilidades técnicas para a verificação das divisas, a exemplo de imagens de satélites e drones.

“Acredito que os levantamentos técnicos que estamos realizando e a perícia que será feita pelo Exército com técnicas modernas disponíveis hoje em dia serão fundamentais para darmos respostas técnicas a essa disputa e chamarmos a população para conversarmos sobre a questão. O bom senso também será necessário para a resolução dessa disputa, que vem se arrastando há bastante tempo e que ainda deverá demorar um pouco para ser solucionada”, finaliza o professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.