AGOSTO LILÁS Maternidade Escola Assis Chateaubriand realiza acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência Desde 2016 unidade hospitalar conta com ambulatório de sexualidade com equipe multidisciplinar
A cada quatro horas uma brasileira é vítima de violência no país. O Agosto Lilás trata desse tema, sendo o mês dedicado ao enfrentamento dos mais diversos tipos de violência contra a mulher. Para garantir e defender o acolhimento humanizado e o direito a assistência, hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) oferecem atendimento e orientação, a exemplo do que acontece na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh (CH-UFC).
A MEAC é pioneira dentre unidades de saúde públicas do estado no oferecimento de serviços de atenção e cuidados relacionados à sexualidade feminina, contando desde 2016 com ambulatório que atende pacientes encaminhadas por postos de saúde onde são inicialmente atendidas. As usuárias são recebidas e atendidas por equipe multidisciplinar que inclui ginecologistas, psiquiatras, fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros. O ambulatório também oferta serviço de psicoeducação sexual, onde grupos de mulheres partilham dúvidas e experiências frente a realidade que vivenciam no dia a dia.
Para Débora Brito, médica sexóloga da unidade hospitalar, o Agosto Lilás chama a atenção para necessidades de apoio e atenção em favor de mulheres que cotidianamente buscam atendimento. “A campanha clareia as necessidades de tantas mulheres com as quais temos tido, ao longo destes últimos oito anos, o compromisso com o cuidado integral, continuado e qualificado”, ressalta.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.